É possível definir a cultura helenística como sinônimo de cultura grega justifique

O MUNDO GREGO

1-O que foi a colonização grega na Antiguidade?

Resposta: A colonização grega foi uma tentativa de amenizar os problemas sociais da pólis. Ela pode ser dividida em dois tipos: no primeiro, de caráter agrário, os colonos (camponeses pobres), liderados por um fundador oficial e com recursos do Estado, partiam de suas cidades de origem em direção ao sul da Península Itálica e à Sicília (Magna Grécia), onde fundavam novas cidades- Estado e reproduziam os modos de vida de sua terra natal. O segundo tipo possuía caráter comercial, uma vez que a colônia, situada em uma região que poderia fornecer mercadorias importantes para os gregos, era utilizada como entreposto comercial.

2- (Unifesp-2007) “Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante… entre uma e outra facção, a nenhuma permiti vencer injustamente.”
(Sólon, século VI a.C.)
No governo de Atenas, o autor procurou:
a) Restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
b) Impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
c) Permitir a participação política dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
d) Abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
e) Disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.

Resposta: C

3- Defina a importância das reformas implementadas por Clístenes na construção da democracia ateniense.

Resposta: Clístenes avançou nas reformas implementadas por Sólon. Dividiu os cidadãos em demos e tribos e reformulou o acesso à Bulé e à Eclésia, com a participação de todos os cidadãos (democracia direta). Assim, as decisões políticas cabiam diretamente aos denominados cidadãos, embora os mais favorecidos fossem os que possuíam maiores recursos econômicos. Além disso, ao estabelecer um sistema político que levava em conta as diferenças regionais da pólis por meio do conceito de demos, Clístenes suavizava as disputas entre facções, o que permitiu maior estabilidade ao novo sistema político.

4- (PUC/SP-2007) “No caso da Grécia, a evolução intelectual que vai de Hesíodo (séc. VIII a.C.) a Aristóteles (séc. IV a.C.) pareceu-nos seguir, no essencial, duas orientações: em primeiro lugar, estabelece-se uma distinção clara entre o mundo da natureza, o mundo humano, o mundo das forças sagradas, sempre mais ou menos mesclados ou aproximados pela imaginação mítica, que às vezes confunde esses diversos domínios” (…)
(Jean-Pierre Vernant. Mito e pensamento entre os gregos, 1990)
A partir da citação acima e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no período indicado, os gregos:
a) Separavam completamente a razão do mito, diferenciando a experiência humana de suas crenças irracionais .
b) Acreditavam em seus mitos, relacionando-os com acontecimentos reais e usando-os para entender o mundo humano.
c) Definiram o caráter irracional do ser humano, garantindo plena liberdade de culto e crença religiosa.
d) Privilegiavam o mundo sagrado em relação ao humano e natural, recusando-se a misturar um ao outro.
e) Defendiam a natureza como um reino intocável, tomando o homem como um risco para o bem-estar do mundo.

Resposta: B

5- Cite dois exemplos da cultura ateniense, no chamado “século de Péricles”, relacionados à filosofia e ao teatro.

Resposta: Dois exemplos da produção cultural ateniense desse período são a tragédia Édipo Rei, de Sófocles, escrita em torno de 427 a.C., e a denominada “revolução filosófica” de Sócrates, o criador da maiêutica, um método que pode ser resumido na frase “Conhece-te a ti mesmo”.

6- (Fuvest/SP- 2007) “Num processo em que era acusado e a multidão ateniense atuava como juiz, Demóstenes (orador político, 384-322 a.C.) jogou na cara do adversário (também um orador político) as seguintes críticas: ‘Sou melhor que Ésquines e mais bem nascido; não gostaria de dar a impressão de insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinhão foi, quando criança, freqüentar boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade não me obrigasse a trabalhos vergonhosos. Tu, Ésquines, foi teu destino, quando criança, varrer como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava’. Demóstenes ganhou triunfalmente o processo.”
(Paul Veyne, História da vida privada, I, 1992.)

A fala de Demóstenes expressa a:
a) Transformação política que fez Atenas retornar ao regime aristocrático depois de derrotar Esparta na Guerra do Peloponeso.
b) Continuidade dos mesmos valores sociais igualitários que marcaram Atenas a partir do momento em que se tornou uma democracia.
c) Valorização da independência econômica e do ócio, imperante não só em Atenas, mas em todo o mundo grego antigo.
d) Decadência moral de Atenas, depois que o poder político na cidade passou a ser exercido pelo partido conservador.
e) Crítica ao princípio da igualdade entre os cidadãos, mesmo quando a democracia era a forma de governo dominante em Atenas.

Resposta: E

7- Qual a importância da Guerra do Peloponeso na história política das cidades gregas?

Resposta: A Guerra do Peloponeso, ocorrida entre 431 a.C. e 404 a.C., marcou a ascensão de Esparta e o fim da hegemonia ateniense. Tal confronto envolveu duas coligações: de um lado, a Liga do Peloponeso, formada por Esparta, Corinto e Tebas; de outro, a Liga de Delos, liderada por Atenas. Com a vitória da Liga do Peloponeso, Atenas teve de se render aos espartanos e seus aliados, entregando-lhes a sua frota. Essa derrota ateniense reconfigurou a hierarquia de poder das cidades- Estado gregas.

8- (PUC/SP-2007) A partir do século V a.C., na Grécia antiga, ocorreu um grande desenvolvimento nos campos da arte, da filosofia e da democracia ateniense. Sobre a democracia de Atenas, é correto afirmar que:
a) A palavra “demos”, que significa genericamente “povo”, se referia a todos os habitantes de Atenas.
b) A palavra “demos” relaciona-se somente aos homens livres e filhos de atenienses..
c) Participavam do espaço público grego, os escravos, os estrangeiros e as mulheres casadas com cidadãos gregos.
d) A participação da mulher ocorria de forma efetiva nas assembleias.
e) A sociedade grega estava fundada no ideal de democracia, sem diferenças de classes, e todos votavam livremente nas assembleias.

Resposta: B

9- É possível definir a cultura helenística como sinônimo de cultura grega? Justifique.

Resposta: Não. A cultura helenística é o resultado de uma mistura (fusão) de culturas, uma síntese entre a cultura grega clássica e as tradições orientais de persas, egípcios e mesopotâmicos. Ela se estendeu do Mediterrâneo ao Oriente Próximo.

10- (UFRGS-2005) Na Antiguidade Clássica, a Grécia não existia enquanto entidade política. Antes, configurava uma comunidade lingüística (onde se falava o grego, com variantes e dialetos) que compartilhava santuários e crenças, costumes e hábitos, formando uma civilização. Em termos geográficos, porém, era dividida em um grande número de cidades, de tamanho e importância variados, independentes umas das outras e frequentemente rivais.
A propósito das características dessas cidades, considere aas seguintes afirmações:
I- Cada cidade, por constituir um verdadeiro pequeno Estado, possuía um regime político que lhe era próprio e instituições que variavam consideravelmente de uma localidade para outra.
II- Atenas foi, sobretudo, na época clássica, a mais destacada das cidades. Seu modelo democrático baseava-se no princípio de isonomia, isto é, de igualdade de direitos extensiva ao conjunto de seus cidadãos.
III- Em nome da excelência militar e da ação bélica contínua, o regime monárquico espartano concedia a todos os seus habitantes o estatuto de cidadão, pelo qual os grupos sociais exerciam em igualdade de condições os direitos e deveres nos assuntos da cidade.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.

Resposta: D

É possível definir cultura helenística como sinônimo de cultura grega justifique?

Uma fusão entre a tradição grega e a cultura ocidental A cultura helenística também conhecida por helenismo foi um período cultural e histórico no qual os elementos da cultura grega (helênica) foram difundidos pelo mundo, sendo agregados por componentes da cultura ocidental, europeia, asiática e oriental.

Como vc define a cultura Helenistica?

A Cultura Helenística ou Helenismo foi o resultado da fusão dos elementos da cultura helênica grega com a cultura ocidental, destacando-se com elementos originais e marcantes, que caracterizou as regiões conquistadas pelo Império de Alexandre Magno.

Qual a relação entre o período helenístico e a Grécia Antiga?

O Período Helenístico é considerado como um dos períodos de maior esplendor da cultura grega porque, embora a Grécia estivesse politicamente enfraquecida, sua cultura estava em um momento de expansão pelo mundo antigo. Assim, regiões do Oriente, o Egito e regiões da Europa estavam sob a crescente influência dela.

Como o helenismo espalhou a cultura grega?

A Civilização Helenística O movimento expansionista promovido por Alexandre foi responsável pela difusão da cultura grega pelo Oriente, fundando cidades (várias vezes batizadas com o nome de Alexandria) que se tornaram verdadeiros centros de difusão da cultura grega no Oriente.