É possível que a demanda por um bem aumente quando seu preço se eleva?

Por Hotel Tech Report

Ultima atualização Janeiro 26, 2022

5 min de leitura

Os proprietários de imóveis geralmente confiam em sua ferramenta de gerenciamento de receita para “fazer o trabalho” para eles, usando seu RMS para encontrar a combinação ideal de tarifas e ocupação. É fácil cair na armadilha de usar sua ferramenta de gerenciamento de receita às cegas sem entender como ela funciona. Como resultado, no entanto, você pode estar perdendo uma estratégia que gerará o maior valor absoluto para o seu hotel.

Sistemas de gestão de receitas como o BEONPRICE automatizam muitas das tarefas de gestão de receitas que anteriormente ocupavam muito do seu tempo. Esses sistemas fazem a maior parte do trabalho manual, mas param de fornecer gerenciamento estratégico de receita. É aqui que os gerentes de receita precisam concentrar seus esforços: e retornar ao básico da curva de demanda pode ajudar sua equipe a ser mais estratégica para maximizar o potencial de receita de sua propriedade.

Compreender a curva de demanda oferece aos tomadores de decisão uma maneira de antecipar como a demanda afeta o preço de seus quartos de hotel. A curva de demanda permite que você modele as decisões dos viajantes e precifique seus quartos de acordo para obter a maior receita possível de quem procura acomodação a qualquer momento. Revisitar os fundamentos da curva de demanda pode ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de receita mais inteligente para conquistar mais clientes e superar a concorrência.

O que é uma curva de demanda?

A curva de demanda é uma ilustração gráfica da lei da demanda. Representa a relação entre o preço de um bem ou serviço e a quantidade (quantidade) demandada em um determinado período de tempo. O eixo x representa a quantidade demandada; o eixo y traça o preço. A curva de demanda permite prever a quantidade demandada quando você precifica seus quartos em um valor específico em dólares.

Existem dois tipos principais de curvas de demanda: a curva de demanda elástica e a curva de demanda inelástica. Elasticidade refere-se ao grau em que um aumento no preço resulta em uma diminuição na demanda. Quando uma curva de demanda é elástica, uma queda de preço causa um aumento significativo nas quantidades compradas. Por exemplo, quando o preço da toalha de papel cai 15%, um comprador pode comprar um extra sabendo que o usará eventualmente. Uma curva de demanda perfeitamente elástica parece uma linha plana e horizontal.

As curvas de demanda inelásticas mapeiam o que acontece quando uma queda de preço não aumenta a quantidade comprada. Frutas, por exemplo, têm uma curva de demanda relativamente inelástica; porque a fruta estraga em grande quantidade, um comprador não pode comprar mais só porque o preço cai 15%. Uma curva de demanda perfeitamente inelástica parece uma linha reta vertical.

São muitas as variáveis que impactam a elasticidade da demanda, principalmente no setor hoteleiro. Antes de nos aprofundarmos nisso, abordaremos um entendimento básico da lei da demanda para fornecer informações básicas que seu hotel pode usar junto com uma ferramenta de gerenciamento de receita para melhorar a lucratividade.

O que é a Lei da Demanda?

Na macroeconomia, oA lei da demanda é um princípio que afirma que, à medida que o preço de um bem diminui, a quantidade demandada desse bem aumentará (e vice-versa). A frase “quantidade demandada” é uma parte importante desta definição. A quantidade demandada refere-se à quantidade discreta de um produto ou serviço – por exemplo, quartos de hotel disponíveis ou horas de trabalho. A maioria das pessoas apenas se refere a isso como “demanda”, mas na macroeconomia, a demanda se refere a toda a curva de demanda.

A lei da demanda é válida enquanto quatro fatores-chave que influenciam a demanda não mudam. Esses fatores incluem:

  1. Os preços de bens ou serviços relacionados (por exemplo, passagens aéreas)

  2. A renda do comprador

  3. Os gostos ou preferências do comprador

  4. As expectativas do comprador (por exemplo, sobre preços futuros)

Esses fatores, entre outras coisas, como o estado da economia e as mudanças regulatórias, podem alterar toda a curva de demanda à medida que a relação entre preço e quantidade muda.

Deslocadores de curva de demanda

Quando toda a curva de demanda de um produto se desloca para a direita, isso indica que o produto se tornou comercialmente mais desejável e que uma quantidade maior será vendida a um determinado preço. Se toda a curva de demanda se deslocar para a esquerda, o oposto é verdadeiro: o bem ou serviço é menos desejável e menos itens serão vendidos a um determinado preço.

O que faz com que uma curva de demanda se desloque? O gráfico da curva de demanda pode se deslocar para a esquerda ou para a direita, dependendo das mudanças na renda, na população e nas preferências do consumidor. Aqui estão alguns exemplos de como isso funciona.

  • Renda: quando a renda aumenta, a demanda também aumenta. Os consumidores que têm mais renda disponível são mais propensos a gastá-la. Quando a economia se expande e os salários sobem, os consumidores tendem a gastar mais em bens desejáveis, levando a um deslocamento da curva de demanda geral para a direita.

  • População: se a população aumenta, a demanda também aumenta – deslocando a curva para a direita. Há mais pessoas que querem um item a qualquer preço, então a curva se move.

  • Preferências do consumidor: há todos os tipos de coisas que podem influenciar as preferências do consumidor. Avaliações consistentemente negativas de uma propriedade de hotel, por exemplo, podem fazer com que a demanda caia. Os movimentos no paladar alteram a quantidade de um bem em cada faixa de preço.

Lembre-se, quando a curva de demanda se desloca, indica uma mudança na demanda geral – não apenas na demanda em quantidade. Um deslocamento para a esquerda ou para a direita não significa que a quantidade demandada por cada comprador individual mude na mesma quantidade. Por exemplo, nem todo mundo que tem uma renda maior comprará, portanto, um carro adicional. UMAdeslocamento em uma curva de demanda mostra um padrão para o mercado como um todo.

Curvas de Demanda Hoteleira

O que a lei da demanda significa para os preços do seu hotel?

Existem muitas variáveis que aumentam ou diminuem a demanda, ou seja, o setor hoteleiro é bastante elástico . Essas variáveis independentes incluem taxa diária média (ADR), renda, mudança no emprego, tendências sazonais (ou seja, demanda durante as férias de primavera ou períodos de viagens de férias) e quartos vendidos. O ADR tem uma relação negativa com a demanda, enquanto o restante pode deslocar positivamente a curva para a direita. “Por exemplo, à medida que os ADRs aumentam, os consumidores compram menos quartos de hotel, daí o sinal negativo. À medida que a renda e o emprego aumentam, os consumidores têm maior capacidade de comprar quartos de hotel, daí a direção positiva dessas relações”, relatouuma análise .

No entanto, diferentes tipos de propriedades também têm diferentes graus de elasticidade. Os dados gerais de elasticidade de preços mostram que os quartos de luxo e as propriedades de alto padrão são, de longe, os mais elásticos. Como esses quartos são considerados um bem de luxo, os viajantes são mais sensíveis ao preço para gastar em férias caras; eles buscarão “valor” quando a renda estiver em baixa, o desemprego estiver em alta ou as manchetes de notícias prenunciam uma recessão. A tabela a seguir indica a elasticidade das curvas de demanda para cada tipo de propriedade.

É possível que a demanda por um bem aumente quando seu preço se eleva?

O que significam os números desta tabela? Se a quantidade demandada aumenta em 7% quando o preço diminui em 10%, a elasticidade-preço da demanda é -7/10 ou -0,7. Nesse caso, espere que os gastos diminuam em 3%.

Ao entender como a renda dos hóspedes, o emprego, as tendências sazonais e a ADR podem alterar sua curva de demanda, os gerentes de receita podem precificar os quartos de forma eficaz para capturar a maior quantidade demandada possível. É aqui que entra em jogo uma plataforma de software de gestão de receitas.

O software de gestão de receita é a chave para otimizar a demanda

Um software de gestão de receita como o BEONPRICE pode ajudar a coletar os pontos de dados necessários para precificar adequadamente seus quartos de hotel. O software de gestão de receita ajuda sua equipe a vender o quarto certo para o cliente certo pelo preço certo, incorporando variáveis da curva de demanda junto com o canal e o tempo para maximizar a lucratividade. A BEONPRICE considerará dados históricos e de mercado com previsão e análise preditiva para recomendar tarifas para cada segmento de cliente e tipo de quarto.

Os algoritmos em um RMS ajudam os hotéis a definir um ADR dependendo das informações de oferta e demanda em tempo real. Precificar com precisão os quartos com melhores dados leva a um aumento no RevPAR e Net RevPAR (RevPAR após a dedução dos custos operacionais), bem como no Índice RevPAR (uma medida de receita em comparação com concorrentes no mercado). Quando um aumento na demanda é previsto para um período sazonal, como as férias de primavera da universidade, o BEONPRICE pode ajudar a definir os preços que representam o deslocamento certo na curva de demanda.

Os hotéis que usam sistemas de gestão de receita economizam entre 20 e 40 horas por mês ao simplificar os fluxos de trabalho manuais. A IA incorporada ao BEONPRICE e plataformas semelhantes pode liberar sua equipe para um pensamento mais estratégico. Deixe a análise de oferta e demanda para os robôs – e coloque seus preços no caminho certo, retornando ao básico da curva de demanda.

É possível que a demanda por um bem aumenta quando seu preço se eleva?

O número total de unidades compradas a esse preço é chamado de quantidade demandada. Um aumento no preço de um bem ou serviço, quase sempre, diminui a quantidade demandada desse bem ou serviço. Inversamente, uma queda nos preços aumentará a quantidade demandada.

O que aumenta a demanda?

Um produto cuja demanda aumenta quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de bem normal. São poucas as exceções a essa regra. À medida que a renda aumenta, muitas pessoas passam a comprar menos produtos de marcas genéricas e mais produtos de marcas famosas.

São fatores que podem aumentar a demanda de um bem normal?

Um bem normal é aquele cuja demanda aumenta conforme a renda das pessoas aumenta. Ou seja, há uma relação diretamente proporcional entre a renda e o consumo deste bem. Como o próprio nome indica, estes bens são a maioria na economia, e seguem a lógica básica de que, quanto maior a renda, maior será o consumo.

Quanto maior o preço do bem maior a quantidade demandada?

Demanda: a lei da demanda afirma que, permanecendo todas as outras variáveis iguais, à medida que o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada por esse bem tende a diminuir.