Em que consistiu o experimento de Miller sobre a origem da vida na Terra e que resultados ele teve?

Ao responder aos exercícios sobre a experiência de Miller, tenha em mente que a atmosfera primitiva por ele considerada não é atualmente aceita. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Miller ficou conhecido por seu experimento sobre a origem da vida que procurava simular as condições da Terra primitiva. Para esse experimento, Miller considerou que a nossa atmosfera era, a princípio, constituída por:

a) metano, amônia e hidrogênio.

b) oxigênio, nitrogênio e hidrogênio.

c) gás carbônico, metano e nitrogênio.

d) amônia, nitrogênio e oxigênio.

e) oxigênio, gás carbônico e nitrogênio.

Miller ficou conhecido pela criação de um simulador, em 1953, que tentava reproduzir as condições do planeta há milhares de anos. O objetivo era entender a origem da vida. O pesquisador colocou uma mistura de gases e vapor-d'água no simulador e disparou fortes descargas elétricas que simulavam raios das possíveis tempestades que existiam no planeta. No simulador havia ainda um condensador e um aquecedor, que permitia que a água se condensasse e, posteriormente, evaporasse para retornar ao sistema. Após uma semana de funcionamento, Miller analisou o líquido no simulador e percebeu a presença de:

a) vitaminas.

b) aminoácidos.

c) carboidratos.

d) lipídios.

e) ácidos nucleicos.

(FESP) A essência da atual hipótese sobre a origem da vida foi formulada pelo cientista russo _______ na década de 20. Em 1953 _______ utilizou o aparelho abaixo obtendo entre outras substâncias orgânicas ________, a partir de metano, amônia, vapor d’água, hidrogênio e descargas elétricas.

Preencha as lacunas utilizando uma das alternativas abaixo:

a) Fox, Oparin proteínas.

b) Darwin, Oparin, carboidratos.

c) Lamarck, Fox, aminoácidos.

d) Miller, Oparin, proteínas.

e) Oparin, Miller, aminoácidos.

(UFPA) Em 1953, Miller submeteu à ação de descargas elétricas de alta voltagem uma mistura de vapor de água, amônia (NH3), metano (CH4) e hidrogênio. Obteve como resultado, entre outros compostos, os aminoácidos: glicina, alanina, ácido aspártico e ácido aminobutírico. Com base nesse experimento, pode-se afirmar que:

a) Ficou demonstrada a hipótese da geração espontânea.

b) Não se podem produzir proteínas artificialmente; elas provêm necessariamente dos seres vivos.

c) Formam-se moléculas orgânicas complexas em condições semelhantes às da atmosfera primitiva.

d) A vida tem origem sobrenatural, que não pode ser descrita em termos físicos nem químicos.

respostas

Alternativa “a”. Miller, em seu experimento, considerou que a atmosfera primitiva era composta por hidrogênio, amônia, metano e vapor de água. Vale destacar, no entanto, que dados recentes sugerem que na atmosfera primitiva havia dióxido de carbono, metano, monóxido de carbono e nitrogênio.

Voltar a questão

Alternativa “b”. Com o seu experimento, Miller conseguiu provar que, caso a Terra primitiva possuísse aqueles componentes, era possível formar aminoácidos, componentes básicos das proteínas.

Voltar a questão

Alternativa “e”. Atualmente, considera-se como a teoria mais aceita para a origem da vida a teoria da evolução química proposta por Oparin e Haldane. Em 1953, Miller realizou experimentos simulando a atmosfera primitiva e descobriu que era possível o surgimento de aminoácidos naquelas condições.

Voltar a questão

Alternativa “c”. O experimento de Miller demonstrou que era possível a síntese de aminoácidos nas condições da Terra primitiva por ele proposta.

Voltar a questão

Em que consistiu o experimento de Miller sobre a origem da vida na Terra e que resultados ele teve?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Em que consistiu o experimento de Miller sobre a origem da vida na Terra e que resultados ele teve?

Em que consiste o experimento de Miller sobre a origem da vida na Terra e que resultados obteve?

O experimento de Stanley Miller simulou as condições da terra primitiva, como descrito na hipótese de Oparin e Haldane, observou então que houve a formação de moléculas orgânicas como aminoacidos.

Qual foi o resultado do experimento de Miller?

A experiência de Miller e Urey foi uma experiência concebida para testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida. Segundo o experimento, as condições na Terra primitiva favoreciam a ocorrência de reações químicas que transformavam compostos inorgânicos em compostos orgânicos precursores da vida.

Como foi realizado o experimento de Stanley Miller?

O experimento de Miller era formado por tubos e balões de vidro interligados, onde foram adicionados compostos existentes na atmosfera primitiva, segundo Oparin: amônia (NH3), metano (CH4), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O). ... Miller manteve esse sistema por uma semana.

Qual é a teoria de Miller?

Stanley Miller, acreditando que a Terra primitiva era composta de amônia, metano, hidrogênio e vapor de água – segundo o modelo de Oparin - criou, em 1952, um dispositivo no qual tais compostos eram aquecidos e resfriados, além de submetidos a descargas elétricas, sob a supervisão de Harold Urey.

O que Stanley Miller colocou nos tubos experimentais para simular as condições primitivas da Terra?

O resultado foi a formação de moléculas orgânicas a partir de compostos da atmosfera primitiva, como aminoácidos, que agregadas formavam compostos mais complexos (coacervados) que foram a base pra formação pro primeiro ser vivo (comprovou a teoria da Evolução molecular de Oparin).

Qual o objetivo do experimento realizado por Miller O que ele conseguiu provar?

Objetivo – o experimento de Miller-Urey foi idealizado para testar as hipóteses de Oparin & Haldane através de uma simulação do ambiente primitivo da Terra.

Qual foi a importância do experimento de Stanley Miller?

O experimento de Stanley Miller foi muito importante para os estudos sobre a origem da vida. ... O experimento de Miller pretendia explicar como compostos inorgânicos poderiam dar origem a compostos orgânicos por meio de reações químicas.

Como os primeiros seres heterotróficos se alimentavam?

A hipótese heterotrófica afirma que os primeiros organismos vivos apresentavam uma nutrição heterotrófica, ou seja, eles não eram capazes de sintetizar seu próprio alimento. Esses seres, provavelmente, alimentavam-se pela absorção de moléculas orgânicas simples que estavam disponíveis nos oceanos primitivos.

Como funciona o aparelho de Miller?

O laboratório de Miller Os compostos da atmosfera foram inseridos em um balão que recebia descargas elétricas, simulando os relâmpagos das tempestades. O sistema era aquecido, reproduzindo as altas temperaturas ao mesmo tempo que um condensador liberava gotículas de água, representando as chuvas.

Como Oparin e Stanley Miller contribuíram para os estudos da origem da vida?

Em 1953, Stanley Miller e Harold Urey fizeram um experimento para testar as ideias de Oparin e Haldane. Eles descobriram que moléculas orgânicas poderiam ser produzidas espontaneamente sob condições redutoras, que considera-se que se assemelhem às condições da Terra primitiva.

Quais são os aminoácidos encontrados no modelo de Miller?

  • Esses obtiveram como resultado um número maior de aminoácidos do que o encontrado no modelo tradicional de Miller, acreditando que tais condições podiam ser comuns em nosso planeta, antes da formação dos grandes continentes! Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como os cientistas conseguiram produzir a atmosfera primitiva?

  • Em 1953, os cientistas Stanley Miller e Harold Urey conseguiram, por meio da realização de um experimento, que simulava a atmosfera primitiva segundo a hipótese de Oparin e Haldade, produzir artificialmente várias moléculas de aminoácidos.

Qual a teoria mais importante para os estudos sobre a origem da vida?

  • O experimento de Stanley Miller foi muito importante para os estudos sobre a origem da vida. Que teoria Miller pretendia observar ao montar seu experimento? a) Teoria de Redi. b) Teoria de Oparin e Haldane. c) Teoria de Pasteur. d) Teoria de Spallanzani. e) Teoria de Needham.

Qual a teoria mais aceita para o surgimento do universo?

  • A teoria mais aceita para o surgimento do universo é a do Big Bang, que afirma que a matéria estava concentrada em um ponto e, em virtude de uma perturbação, esse material teria expandido-se, dando origem a todo o Universo. A Terra teria surgido graças à aglomeração de poeira, rochas e gases que estavam distribuídos ao redor do Sol.

Em que consistia o experimento de Miller sobre a origem da vida na Terra e que resultados Ele obteve Qual a crítica que se pode fazer hoje ao experimento de Miller?

A experiência de Miller consistiu basicamente em simular as condições da Terra primitiva postuladas por Oparin e Haldane. Para isso, criou um sistema fechado, sem oxigênio gasoso, onde inseriu os principais gases atmosféricos, tais como hidrogênio, amônia, metano, além de vapor d'água.

Qual foi o resultado do experimento de Miller?

Com esse experimento, após uma semana, o jovem cientista conseguiu produzir aminoácidos e bases nitrogenadas, além de cianeto e formaldeído: a sopa prebiótica.

O que foi o experimento de Stanley Miller 1953 sobre a origem da vida?

A experiência de Miller e Urey foi uma experiência concebida para testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida. Segundo o experimento, as condições na Terra primitiva favoreciam a ocorrência de reações químicas que transformavam compostos inorgânicos em compostos orgânicos precursores da vida.

Qual era o objetivo do experimento de Miller?

O experimento de Miller-Urey (1952-3) foi concebido para testar a hipótese de Oparin-Haldane de que os compostos orgânicos percursores da vida teriam sido sintetizados a partir de compostos inorgânicos no ambiente primitivo da Terra.