Em que país o príncipe português Dom Pedro morava quando declarou a independência?

Dom Pedro I ou Pedro I do Brasil foi o primeiro Imperador do Brasil que governou durante o período de 1822 e 1831.

Foi ele quem declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 e outorgou a primeira Constituição em 1824.

Biografia

Em que país o príncipe português Dom Pedro morava quando declarou a independência?
Retrato de Dom Pedro I por Simplício Rodrigues de Sá (1830)

Pedro I nasceu em Queluz (Distrito de Lisboa), Portugal, dia 12 de outubro de 1798. Era filho de Dom João VI de Portugal e da infanta Carlota Joaquina da Espanha.

O nome completo de Dom Pedro I era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Permaneceu em Portugal durante sua infância no Palácio de Queluz. Ali teve uma boa educação com aulas de artes, letras e línguas.

Em 1808, quando tinha apenas 9 anos de idade, ele e sua família mudaram-se para o Brasil e passaram a viver na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

A família Real deixou o país por conta das invasões napoleônicas francesas que ocorreram a partir de 1807.

Em 1817, Dom Pedro I casou-se com Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria, filha do Imperador da Áustria.

Com ela teve seis filhos: Maria da Glória, Miguel, João Carlos, Januária, Paula, Francisca e Pedro de Alcântara.

Em 1820, seu pai volta para Portugal por causa da Revolução Liberal do Porto. Enquanto isso, Pedro permanece no Brasil como príncipe regente, nomeado em 22 de abril de 1821.

A Coroa Portuguesa enviou uma mensagem para que Dom Pedro I retornasse a Portugal; e ainda menciona a intenção de o Brasil voltar a ser uma colônia.

Por se recusar a voltar para a metrópole (Portugal), no dia 9 de janeiro de 1822, ele declara:

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.

Esse momento ficou conhecido na história do Brasil como o “Dia do Fico”. Esse fator deixou a Corte Portuguesa muito incomodada, a qual enviou uma carta de retaliação, ao mesmo tempo que suspendeu o pagamento de seus rendimentos.

Por conseguinte, ele foi o responsável pela independência política do Brasil que ocorreu em 7 de setembro de 1822. Participou da Confederação do Equador e da Guerra da Cisplatina.

O Primeiro Reinado (1822-1831) teve início com a Independência do Brasil. O governo de Dom pedro foi centralizador e autoritário. O Brasil passava por diversas dificuldades e, portanto, o descontentamento da população aumentava cada vez mais.

Em 1826 ficou viúvo da primeira esposa e, em 1829, casou-se novamente com Amélia Augusta Eugênia Napoleão de Leuchtemberg, uma duquesa alemã. Com ela teve uma filha: Maria Amélia.

Teve um relacionamento extraconjugal com Domitila de Castro Canto e Melo (Marquesa de Santos) e com ela teve cinco filhos, sendo que três deles morreram prematuramente.

Faleceu em sua cidade natal dia 24 de setembro de 1834, vítima de tuberculose.

Em 1972, no 150.º aniversário da independência do Brasil, os restos mortais de Dom Pedro I foram trazidos para a cripta do Monumento do Ipiranga, em São Paulo.

Abdicação de Dom Pedro I

Quando seu pai faleceu, em 1826, Dom Pedro I foi nomeado Monarca de Portugal. Mas abdicou da coroa e no seu lugar ficou sua filha mais velha Maria da Glória (que seria a rainha dona Maria II), que tinha apenas 7 anos de idade.

No entanto, Miguel, o irmão mais velho de Dom Pedro I, reivindicou o trono de sua sobrinha.

Com diversos problemas para resolver na colônia e na metrópole, Dom Pedro I abdica do trono de Imperador do Brasil em 7 de abril de 1831.

Em seu lugar permaneceu seu filho mais novo, Pedro de Alcântara, que subiria ao trono como Dom Pedro II, que na época tinha 5 anos de idade.

Após deixar o cargo de Imperador do Brasil, ele retorna a Portugal com o título de Duque de Bragança. Seu objetivo era auxiliar sua filha com a tomada do trono.

O trono que fora usurpado por seu irmão, Dom Miguel, gerou uma guerra civil no país.

Essa guerra durou mais de 2 anos e apresentou uma luta entre defensores do liberalismo e, de outro lado, os que defendiam o absolutismo.

Pouco depois, Dom Pedro contraiu tuberculose, doença fatal na época. Por conta disso, morre no Palácio de Queluz com apenas 36 anos.

Você Sabia?

Dom Pedro I foi o 27.° Rei de Portugal, com o título de Pedro IV.

Visto a importância de Dom Pedro I para a história do Brasil, há diversas avenidas, institutos, escolas e centros comerciais com o nome do Imperador.

Leia também:

Independência do Brasil

Causas da Independência do Brasi

O 1º imperador brasileiro viveu 35 anos, teve dois casamentos, várias amantes e 13 filhos.

O imperador tinha fama de mulherengo e é lembrado por contrariar as ordens do pai (Rei de Portugal) no famoso "Dia do Fico", e ainda declarar a independência do país no mesmo ano.

Em Portugal, Dom Pedro I também é conhecido, mas por outro nome.

  • 1808: aos 9 anos de idade, D. Pedro I veio para o Brasil junto com a família real. Eles estavam fugindo do exército de Napoleão Bonaparte;
  • Em 1817 se casou com a princesa Leopoldina, com quem teve 7 filhos;
  • Era amante da Marquesa de Santos e teve 5 filhos com ela;
  • Tinha fama de mulherengo;
  • Em 1821, com o retorno de Dom João 6º a Portugal, foi nomeado príncipe regente do Brasil;
  • É o autor da famosa frase: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". O motivo é que Portugal mandou que ele retornasse ao país de origem, mas ele decidiu permanecer por aqui;
  • Em 1822 declarou a independência do país, às margens do Rio Ipiranga, e se tornou o 1º imperador do Brasil;
  • Em 1826 ficou viúvo e se casou três anos depois com D. Amélia de Leuchtenburg, princesa da Baviera. Teve uma filha com ela;
  • Renunciou ao trono brasileiro em 1831 e foi pra Portugal, pra lutar na Guerra Civil Portuguesa contra o próprio irmão, Dom Miguel. Dom Pedro I estava defendendo o direito de sua filha (Maria 2ª) governar;
  • Venceu a guerra, mas ficou doente e morreu em 1834, de tuberculose, aos 35 anos de idade.

Em que país o príncipe português Dom Pedro morava quando declarou a independência?

Conheça a história da paulistana Marquesa de Santos, amante de Dom Pedro I

Dom Pedro I é lembrado por outro nome em Portugal

Em Portugal, D. Pedro I é conhecido como D. Pedro 4º e também como "Rei Soldado".

Ele foi declarado Rei de Portugal em 1826, depois da morte do pai, mas ocupou o posto por apenas dois meses, de março a maio daquele ano.

Nessa época, D. Pedro I ainda era imperador no Brasil e decidiu abdicar o trono português em favor da filha, Maria da Glória (Maria 2ª). Para assumir o reinado ela foi obrigada a se casar com o tio, Dom Miguel.

Mas tempos depois, D. Miguel se autoproclamou rei absoluto de Portugal, e começou uma guerra com D. Pedro I.

Por isso, em 1831, o imperador do Brasil deixou o trono para o filho, D. Pedro 2º (então com 5 anos de idade) e voltou a Portugal, para lutar na Guerra Civil Portuguesa.

D. Pedro I venceu a guerra. A filha dele, Maria 2ª, reinou até 1853.

Por que o coração de D. Pedro I fica na cidade do Porto?

Quando o monarca morreu, em 1834, o coração dele foi entregue à cidade portuguesa do Porto, onde o D. Pedro I lutou durante a guerra civil.

Ele liderou o "Exército Libertador" e ficou na cidade durante o Cerco do Porto, quando as tropas liberais de D. Pedro I ficaram cercadas pelo exército de D. Miguel. O cerco durou mais de um ano, de julho de 1832 a agosto de 1833.

No período em que esteve no Porto, D. Pedro I assistia à missa na Igreja da Lapa, local em que fica guardado o coração dele até hoje.

Coração de D. Pedro I. — Foto: Guilherme Costa Oliveira/ Câmara Municipal do Porto

No sábado (20) e domingo (21), a relíquia foi exposta pela primeira vez ao público no salão nobre da igreja e recebeu milhares de visitantes.

Os restos mortais de D. Pedro I foram trazidos de Portugal para o Brasil em 1972, nas comemorações dos 150 anos da Independência do país, e atualmente estão guardados no Monumento do Ipiranga, em São Paulo.

As negociações para a vinda do coração de Dom Pedro I ao Brasil

Em que país o príncipe português Dom Pedro morava quando declarou a independência?

Coração de D. Pedro I está guardado a cinco chaves em mausoléu que fica na cidade do Porto, em Portugal

Qual o local que foi declarada a Independência do Brasil?

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.

Onde Dom Pedro Segundo morava no Brasil?

Localizada no Bairro de São Cristóvão, essa área de 155 mil metros quadrados, por muitos anos, foi propriedade da família Imperial Brasileira. O casarão, que hoje é o Museu da Quinta da Boa Vista, serviu como residência para Dom João VI, Dom Pedro I, Dom Pedro II e vários outros integrantes da coroa brasileira.

Onde Dom Pedro estava quando recebeu a carta de Portugal?

Em seguida, ela escreveu uma mensagem e pediu que entregassem a Pedro com máxima urgência. A partir daí, conta a história oficial que ele recebeu a carta no dia 7 de setembro, quando estava às margens do Rio Ipiranga, localizado na cidade de São Paulo, e que lá deu o grito de “Independência ou morte!”.

Onde Dom Pedro gritou Independência ou Morte?

Pedro até as margens do Ipiranga em 7 de setembro de 1822. Os antecedentes da história da Independência do Brasil têm vários aspectos, mas cabe destacar os fatos que ocorreram em São Paulo e foram determinantes para a vinda do príncipe D. Pedro, culminando com o grito do Ipiranga.