Em relação as camadas da atmosfera assinale as alternativas corretas

Lista de questões acerca da atmosfera do planeta Terra.
Ler artigo Atmosfera.

Exercício 1: (UDESC 2008)

A atmosfera possui três camadas: a ionosfera, a estratosfera e a troposfera. Sobre a atmosfera, pode-se afirmar:

I - O ozônio encontra-se na estratosfera.

II - A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.

III - O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea.

IV - O ar, ao contrário da terra e da água, não transforma a energia solar em calor. Por isso os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e incidem sobre a superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.

V - Na troposfera os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.

Assinale a alternativa correta.

A)

Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

B)

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

C)

Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

D)

Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

E)

Todas as afirmativas são verdadeiras.


Exercício 2: (UFPB 2008)

“Nunca os seres humanos agrediram tanto o meio ambiente como na atualidade. Isso resulta em problemas que tendem a comprometer a sobrevivência não só da humanidade, mas de todos os seres vivos.” (GARAVELLO e GARCIA, 2005, p.113).

Em relação aos problemas ambientais atmosféricos, é correto afirmar:

A)

As ocorrências de chuvas intensas em algumas áreas, com enchentes e deslizamentos, e, em outras áreas, de secas acentuadas e prolongadas estão entre as mudanças decorrentes do El Niño.

B)

A camada de ozônio caracteriza-se como um escudo protetor artificial da Terra contra o excesso de radiações solares.

C)

O óxido nitroso, emitido pelo uso de fertilizantes, biomassa e combustíveis fósseis, é a principal fonte de emissão do efeito estufa.

D)

O maior exemplo de problemas ambientais, proveniente da destruição das florestas tropicais, é a mudança climática nas áreas devastadas, contribuindo para o aumento da umidade relativa do ar.

E)

A intensificação do efeito estufa, provocado pela vida moderna, é extremamente preocupante, pois causa, nas grandes cidades, o aumento da temperatura e a redução nas imensas áreas rurais cultiváveis.


Exercício 3: (UDESC 2016/2)

Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da atmosfera terrestre.

A)

Os gases majoritários da atmosfera são o hidrogênio e o oxigênio.

B)

Na camada denominada termosfera ocorre a maior concentração do gás ozônio na atmosfera.

C)

A camada denominada troposfera é termicamente instável, fato que provoca fenômenos meteorológicos como a chuva e o vento.

D)

A atmosfera se torna cada vez mais rarefeita conforme diminui a altitude.

E)

A composição da atmosfera manteve-se inalterada desde a formação do planeta, há bilhões de anos, até o advento da Revolução Industrial.


Exercício 4: (UFRGS 2016)

O gráfico abaixo apresenta a variação do nível de oxigênio na atmosfera em função do tempo.

Em relação as camadas da atmosfera assinale as alternativas corretas

Adaptado de: DOTT, R., PROTHERO, D. Evolution of the earth. New York: McGraw-Hill, 1994.

Sobre o gráfico e os eventos nele assinalados, é correto afirmar que:

A)

três bilhões de anos antes do presente não havia vida devido à escassez de oxigênio.

B)

o evento 1 corresponde aos primórdios do surgimento da fotossíntese.

C)

a respiração celular tornou-se possível quando os níveis de O2 na atmosfera atingiram uma concentração próxima à atual.

D)

o evento 2 refere-se à formação da camada de ozônio.

E)

o evento 3 dá início à utilização da água como matéria-prima para a produção de oxigênio.


Exercício 5: (PUC-SP 2018/1)

A palavra atmosfera surgiu da junção de duas palavras gregas Atmós (vapor) e Sphaîra (esfera). É a atmosfera combinada com as dinâmicas da litosfera, hidrosfera e biosfera que permite a existência da vida na Terra. Com relação às características das diferentes camadas que compõem a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:

A)

A Troposfera é a camada onde ocorrem os fenômenos climáticos (formação de nuvens, precipitações de neve ou granizo, relâmpagos). É também nesta camada que os aviões circulam e ocorre a poluição do ar.

B)

A Exosfera é a camada que antecede o espaço sideral. É composta basicamente por nitrogênio e hidrogênio na proporção de 50% cada. Nesta parte da atmosfera, a temperatura pode oscilar até -100 ºC e sua espessura chega a 500 Km.

C)

A Termosfera é a camada mais extensa da atmosfera. Ela possui oxigênio atômico em sua composição, que tem a capacidade de absorver a energia solar em grande quantidade; por isso, ela pode atingir até 1000 ºC

D)

Na Mesosfera, a temperatura varia entre –10 °C até –100 °C. Ela é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Aqui ocorre o fenômeno da aeroluminiscência.


Quais são as camadas na atmosfera?

As camadas da atmosfera constituem divisões da atmosfera terrestre baseadas na variação de temperatura. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Quais são as 4 camadas da atmosfera e suas principais características?

São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Elas não se distribuem de forma igualitária e sua distância varia de acordo com a densidade dos elementos químicos que as compõem, de forma que, à medida que se afastam da superfície da Terra, mais rarefeitas elas se tornam.

Qual das alternativas é a segunda camada da atmosfera?

A estratosfera é a segunda maior camada da atmosfera terrestre, situada entre a troposfera e a mesosfera. Ela encontra-se a 50 km de altitude a partir da superfície e abriga a camada de ozônio.

Qual a importância das 5 camadas da atmosfera?

Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta. A diferença entre cada uma das camadas é, basicamente, de temperatura e altitude.