Eu sou o caminho a verdade ea vida

”Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

Talvez não exista nos Evangelhos uma definição mais elevada e mais completa definição de Jesus do que esta, que Ele Jesus dá de si mesmo. É uma síntese da sua missão e da sua identidade. E ela é comunicada a nós, para que possamos encontrar nele o caminho mais seguro, o único que leva ao Pai. Com efeito, o versículo se conclui com as palavras: “Ninguém vai ao Pai senão por mim”. Com as suas palavras Jesus nos revela aquilo que ele é em si mesmo, e o que ele é para cada homem e mulher desta terra. ”Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

De que modo Jesus nos revela que ele é a verdade? Dando testemunho da verdade com a sua vida e o seu ensinamento. “Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade” (Jo 18,37).

Nós vivemos de acordo com a verdade, nós somos verdade, na medida em que somos a Palavra de Jesus. Mas, se Jesus é o caminho enquanto é a verdade, também é o caminho enquanto é vida para nós. “Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Quando nos nutrimos dele feito pão na Eucaristia, bem como quando nos nutrimos de sua Palavra, Cristo cresce em nós. E para que esta vida que existe em nós não se apague, nós, por nossa vez, devemos comunicá-la do único modo que Jesus nos ensinou: oferecendo-a como um dom aos nossos próximos. ”Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

“Preparai o caminho do Senhor” (Lc 3,4), gritava o Batista no deserto de Judá, fazendo eco ao profeta Isaías. E aí está aquele que se apresenta como o Senhor-Caminho, como Deus feito homem para que tenhamos acesso ao Pai por meio de sua humanidade.

Mas, qual foi o caminho usado por Jesus? Sendo Filho de Deus, que é Amor, Jesus veio a esta terra por amor, viveu por amor, irradiando amor, doando amor, trazendo a lei do amor, e morreu por amor. Depois, ressuscitou e subiu ao Céu, realizando o seu plano de amor. Pode-se dizer que o caminho percorrido por Jesus tem um só nome: amor. E que nós, para segui-lo, devemos caminhar por esse caminho: o caminho do amor.

Mas, o amor que Jesus viveu e que ele trouxe é um amor especial, único. Não é filantropia, nem simplesmente solidariedade ou benevolência, nem mesmo apenas amizade ou afeto; nem sequer é somente não-violência. É algo de excepcional, de divino: é o próprio amor que arde em Deus. Jesus nos deu uma chama daquele infinito incêndio, um raio daquele imenso sol: amor divino aceso no nosso coração pelo batismo e pela fé, alimentado pelos outros sacramentos, que é um dom de Deus mas que pede toda a nossa parte, a nossa correspondência.

Devemos fazer frutificar esse amor. De que modo? Amando. Não somos plenamente cristãos sem esta nossa contribuição segura. Amando, seguiremos Jesus Caminho e seremos, como ele, caminho até o Pai, para muitos de nossos irmãos e irmãs.
E seremos cristãos mais convincentes se vivermos juntos este mandamento do amor que Jesus nos deu.

Embora ainda não exista a plena unidade entre nós, entre todos os seguidores de Jesus, podemos demonstrar o amor recíproco com a vida. Com isto temos a possibilidade de ver realizada uma promessa de Jesus: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome – que alguns Padres da Igreja interpretam “no meu amor” – ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20).

Nós, cristãos, podemos gozar desde já deste dom da presença de Jesus, por exemplo entre um católico e um anglicano, entre uma ortodoxa e uma metodista, entre um valdense e um armênio. Jesus no meio dos seus! Desse modo será ele a dizer ao mundo que ainda não o conhece: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

Neste mês, sejamos também mais conscientes de que, acima de tudo, a unidade dos cristãos é uma graça e que, portanto, é preciso pedir esse dom. Contemos com a oração feita em conjunto, porque Jesus disse: “Se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus” (Mt 18,19).

Jesus disse “eu sou o caminho, a verdade e a vida” ao responder uma pergunta de seus discípulos na noite em foi traído. Essa frase faz parte do último discurso de Jesus com instruções aos seus discípulos antes de ser crucificado (João 14).

A frase “eu sou o caminho, a verdade e a vida” também é um dos chamados sete grandes “Eu sou” do Evangelho de João. Isso significa que ela é uma sete expressões em que Jesus diz “Eu sou…” (João 6:48; 8:12; 10:9; 10:11; 11:25; 14:6; 15:1). Saiba também quem é Jesus Cristo na Bíblia.

Por que Jesus disse “eu sou o caminho, a verdade e a vida”?

Jesus disse “eu sou o caminho a verdade e a vida” enquanto estava confortando seus discípulos acerca de sua partida iminente. Os discípulos estavam tristes, preocupados e perplexos com a informação de que Jesus estava de partida para um lugar que, naquele momento, eles não poderiam acompanhá-lo.

Jesus então lhes disse que deixassem de estar preocupados e turbados de coração. Ele estava indo para a casa do Pai, e aquela separação não seria definitiva. Na verdade era exatamente o contrário disso. Sua partida seria necessária para que em breve eles também pudessem estar na casa do Pai juntamente com Ele. Saiba mais sobre o significado de “na casa de meu Pai há muitas moradas”.

Após dizer que haveria lugar na casa do Pai para eles também, Jesus disse: “E vocês conhecem o caminho para onde eu estou indo” (João 14:4). Jesus disse isto pois anteriormente, durante três anos, Ele já havia se revelado como sendo o caminho para o Pai (João 8:19; 10:1-38; 12:26-50).

No entanto, o apóstolo Tomé, talvez representando também os demais discípulos, diz a Jesus que eles não sabiam nem para onde Ele estava indo e, muito menos, qual era o caminho para lá (João 14:5).

Essa pergunta de Tomé se harmoniza com o fato de que frequentemente os discípulos demoravam a entender o ensino de Jesus. Muitas vezes eles interpretavam mal as palavras do Mestre. Todavia, Jesus responde a pergunta de Tomé de forma bastante clara e direta: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Ao dizer “eu sou o caminho, a verdade, e a vida”, Jesus não apenas indica qual é o caminho para a casa do Pai, mas se revela explicitamente como sendo Ele próprio esse caminho. A expressão “eu sou o caminho” significa que Ele, Cristo, é o único Mediador entre Deus e o seu povo.

Jesus é tanto o caminho do homem para Deus, como fica claro nesse próprio texto de João 14, como também é o caminho de Deus para o homem. Isso significa que as bênçãos que procedem do Pai alcançam os redimidos por meio do Filho (cf. Mateus 11:27,28).

Eu sou a verdade

Jesus não é apenas o caminho, mas é também a verdade. Ele é a verdade em pessoa, no sentido de que Ele é o único que revela o Pai. Ele é a perfeita revelação da obra redentora de Deus para o homem caído em seus pecados (Mateus 11:27). Jesus é a verdade que liberta, santifica e conduz os santos a casa do Pai (João 8:32; 17:17).

Eu sou o caminho a verdade ea vida

Eu sou a vida

Ao dizer “eu sou a vida”, Jesus se coloca como sendo a fonte da vida que se opõe à morte. Ele tem a vida em si mesmo. Por isso, somente Ele pode ser o doador da vida para os que são seus (cf. João 3:16; 5:26; 6:33; 10:28; 11:25).

Quando Jesus diz ser a vida, Ele indica que somente nele o homem, morto em delitos e pecados, poderá encontrar verdadeira vida. Nesse contexto, em quanto a morte significa a separação de Deus, a vida significa comunhão com Ele. Isso significa que somente em Jesus o homem pode ser reconciliado com Deus e desfrutar da bem-aventurança da vida eterna ao seu lado.

Ninguém vem ao Pai senão por mim

Após dizer “eu sou o caminho a verdade e a vida”, Jesus conclui dizendo: “ninguém vem ao Pai senão por mim”. Essa declaração é o resultado natural da frase anterior. Ela indica o quão os homens são absolutamente dependentes de Cristo com relação à comunhão com Deus.

Em outras palavras, não existe nenhuma verdade redentora a parte de Cristo. Não há nenhuma esperança de vida eterna longe dele, e nenhum caminho capaz de levar o homem à casa do Pai. Não há outro Cordeiro de Deus que tira o pecado, não há outro sacrifício que apazígua a santa ira de Deus, e também não há outro nome pelo qual importa que sejamos salvos. Jesus é, absolutamente, o caminho, e a verdade, e a vida, e definitivamente ninguém chegará ao Pai senão através dele.

Explicando o significado da frase “eu sou o caminho, a verdade, e a vida”, W. Hendriksen diz que o caminho leva a Deus; a verdade torna o homem livre; e a vida produz comunhão. Assim, quando Jesus revela a verdade redentora de Deus que liberta os homens da escravidão do pecado, e quando concede a vida que produz comunhão com o Pai, então, sendo o caminho, Ele próprio é quem leva os redimidos para junto do Pai.

O que significa Eu sou o caminho a verdade ea vida?

Jesus nos disse que Ele é o Caminho e que, se a Ele recorrermos, ele nos conduzirá ao Pai. A Deus Pai, para ressaltar assim a sua paternidade e ao mesmo tempo nossa filiação. Jesus é o caminho verdadeiro que nos leva à felicidade eterna.

O que está escrito em João 8 32?

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

O que Jesus falou sobre a vida?

Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11.25). Essa esperança não apenas vai tocar a eternidade, mas você já pode desfrutar o melhor dela hoje e agora.

Qual capítulo fala Eu sou o caminho a verdade e a vida?

Disse Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6a).