Existem diversos tipos de poluição, dependendo da natureza do agente poluente

 

Estudos Disciplinares VI

Organizações e SociedadeUniversidade Paulista (UniP)

5 pag.

Document shared on www.docsity.com

Downloaded by: camila-guerra-5 (om)

 

07/04/2021 Avaliação Onlinewww.unipvirtual.com.br/avaunip/mod/quiz/attempt.php?attempt=4372605&cmid=67471 1/5

-Minhas disciplinas--

-

 

A poluição de córregos por resíduos tóxicos de fábricas e fazendas é um problema grave na China. No dia 25/01/2012, a agência estatal chinesade notícias Xinhua divulgou a seguinte notícia: “Poluição de rio na China leva população a estocar água. Níveis de cádmio no rio Longjiangchegaram a três vezes o limite oficial. Poluição de córregos por resíduos tóxicos é um problema grave no país”. Sobre o assunto, assinale o quefor correto.Escolha uma:

a. Devido aos despejos dos resíduos tóxicos de fábricas e fazendas nesse rio, com o passar do tempo ocorrerá aumento na quantidade debactérias anaeróbias, o consequente aumento desse tipo de bactérias e da quantidade de oxigênio.b. Do ponto de vista da cadeia alimentar, as espécies de organismos do rio que mais acumularão metais pesados serão os produtores eos consumidores primários.c. O lançamento, no ambiente, de substâncias ou agentes físicos perigosos à saúde humana e de outros organismos é chamado deeutrofização.d. Metais pesados, como o cádmio, são produtos não biodegradáveis e prejudicam o meio ambiente por se acumularem nos tecidos dosorganismos e se concentrarem ao longo das cadeias alimentares, acarretado sérios problemas de saúde.

Analise os dados a seguir do trabalho publicado por Paulo Afonso de André e colaboradores, em 2012, sobre o impacto da poluição em termoseconômicos. Tabela 1. Custo em dólares referentes a internações devido a problemas cardíacos e respiratórios atribuídos à poluição atmosférica. PHS =hospital público, PrHS = hospital privado. Tabela 2. Porcentagem da população com plano de saúde particular. Analisando-se e correlacionando-se os dados das duas tabelas, pode-se concluir que:Escolha uma:

a. Cidades como Curitiba, Porto Alegre e Recife, onde o custo de internação é menor que o de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo,apresentam tais valores devido exclusivamente a políticas de conscientização da população a só optarem por internações em casos maisgraves.b. Quanto maior for o poder aquisitivo da população que possa pagar por um plano de saúde particular, menor será a oneração do poderpúblico com gastos com a saúde.

 

Remover rótulo

Questão 1

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Remover rótulo

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Downloaded by: camila-guerra-5 (camilaguerra@live.com)

Existem diversos tipos de poluição, dependendo da natureza do agente poluente

 

07/04/2021 Avaliação Onlinewww.unipvirtual.com.br/avaunip/mod/quiz/attempt.php?attempt=4372605&cmid=67471 2/5

. , ao cidadão pagar um plano de saúde particular, não dependendo, assim, do hospital público.d. Cidades onde a porcentagem da população com plano de saúde particular é menor apresentam as maiores diferenças em relaçãoaos custos de internações entre hospitais públicos e particulares.

Diversas fontes poluidoras são responsáveis por emissão de material particulado no meio ambiente. De acordo com os dados apresentadospor órgãos reguladores de vigilância, quanto à emissão de material particulado, temos, em ordem decrescente, as principais fontes emissorasrepresentadas na alternativa:Escolha uma:

a. Indústrias, solos e construções.b. Indústrias, solos e pedreiras.c. Veículos, indústrias e construções.d. Solos, construções e veículos.

A ecologia é um dos ramos da biologia que estuda os mais diversos aspectos das interações existentes no meio ambiente. Nessas interações,busca-se entender tanto os aspectos bióticos como os aspectos abióticos envolvidos. Entre os diferentes ramos no qual a ecologia se insere,está a ecologia humana. Diferentemente da ecologia natural, a ecologia humana:Escolha uma:

a. Estuda a ecologia existente dentro do corpo humano.b. Estuda a relação do ser humano com o seu ambiente natural.c. Estuda a natureza humana nos seus mais diversos aspectos.d. Estuda como o ambiente natural modifica as ações humanas.

Indique a alternativa na qual o agente poluente

não

 está diretamente relacionado a um determinado efeito sobre a saúde humana ou aalterações no meio ambiente.Escolha uma:

a. Gás metano (CH4), gás produzido por atividade biológica e envolvida com o efeito estufa.b. Monóxido de carbono (CO), produzido pela combustão de combustíveis fósseis, está relacionado a doenças cardíacas, principalmentedevidoaosseusefeitosnaresiraão.

 

Remover rótulo

Questão 3

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Remover rótulo

Questão 4

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Remover rótulo

Questão 5

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Downloaded by: camila-guerra-5 (camilaguerra@live.com)

Existem diversos tipos de poluição, dependendo da natureza do agente poluente