Explique detalhadamente os três fatores que alteram o equilíbrio químico

O químico francês Henry Louis Le Chatelier (1850-1936) era também engenheiro químico e metalúrgico, e divulgava a relação da química com a indústria. Em 1884, ele enunciou uma generalização (sobre o comportamento de sistemas em equilíbrio ao serem perturbados) que era simples, porém de grande alcance. Ela foi chamada de Princípio de Le Chatelier e pode ser descrita assim:

Explique detalhadamente os três fatores que alteram o equilíbrio químico

Esse princípio mostra que quando alteramos um sistema em equilíbrio, ele buscará adquirir um novo estado que anule essa perturbação. Dessa forma, há um deslocamento do equilíbrio, ou seja, uma busca por uma nova situação de equilíbrio, favorecendo um dos sentidos da reação. Se favorecer a reação direta, com formação de mais produto, dizemos que o equilíbrio se deslocou para a direita. Entretanto, é dito que se deslocou para a esquerda se foi favorecida a reação inversa, com formação de reagentes.

Existem três fatores que provocam essas alterações, eles são: concentração, pressão e temperatura. Examinemos resumidamente cada um deles:

1. Concentração:

Se, em uma reação em equilíbrio, com temperatura constante, aumentarmos a concentração de um, ou de todos os reagentes, a reação será deslocada no sentido direto, pois para entrar em um novo equilíbrio o sistema terá que gerar mais produtos. O contrário também ocorre: se aumentarmos a concentração dos produtos a reação se deslocará no sentido inverso, fornecendo mais reagentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Pressão:

Se aumentarmos a pressão de uma reação gasosa em equilíbrio, sem alterarmos a temperatura, ocorrerá uma contração do volume. Portanto, o equilíbrio se deslocará no sentido do menor volume, ou seja, que possui menos quantidade de matéria em mol. Já se diminuirmos a pressão, o volume dos gases se expandirá, deslocando o equilíbrio no sentido da reação com maior volume (maior número de mol).

3. Temperatura:

      Aumento da temperatura: o equilíbrio será deslocado no sentido da reação endotérmica (reação que absorve calor).

      Diminuição da temperatura: o equilíbrio será deslocado no sentido da reação exotérmica (reação que libera calor).

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química.

Explique detalhadamente os três fatores que alteram o equilíbrio químico

Quais são os fatores que alteram o equilíbrio?

Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.

Como atingir o equilíbrio químico?

O equilíbrio químico é um estado que ocorre em reações reversíveis, em que a velocidade da reação direta é igual à da inversa, sob temperatura constante. Algumas reações químicas cessam quando todos os reagentes são transformados nos produtos.

Quando uma reação química entra em equilíbrio?

O equilíbrio químico ocorre quando em uma reação reversível (ocorre paralelamente nos dois sentidos), a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Quando esse equilíbrio é alcançado, as quantidades de reagentes e produtos envolvidas na reação permanecem estáveis.

São condições para um sistema reação atingir o equilíbrio químico?

O equilíbrio químico ocorre quando, em uma reação reversível, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Uma vez atingido o estado de equilíbrio, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes.

Quais os fatores que alteram a constante de equilíbrio?

A temperatura é o único fator que pode alterar o valor da constante de equilíbrio.

O que altera o KC?

Influência da temperatura É a única alteração que pode modificar o valor da KC. O aumento da temperatura beneficia a reação endotérmica. A diminuição da temperatura beneficia a reação exotérmica.

Quais os fatores que deslocam o equilíbrio químico?

Química. O deslocamento de um equilíbrio químico é a mudança na pressão do ambiente, na concentração de um participante ou na temperatura do sistema para restabelecer um equilíbrio. ... Essas ocorrências foram reportadas pelo químico francês Henri Louis Le Chatelier.

O que é equilíbrio químico no cotidiano?

Um exemplo de equilíbrio químico aplicado ao cotidiano é o de uma garrafa de refrigerante. ... Quando a garrafa é aberta, a pressão interna na garrafa diminui de forma que a diminuição da pressão favorece a decomposição do ácido carbônico, fazendo que a garrafa libere o gás.

O que significa dizer que temos uma reação em equilíbrio?

O equilíbrio químico ocorre quando as velocidades de vaporização e condensação de uma reação se igualam. Algumas reações ocorrem por completo, ou seja, os reagentes se misturam e não voltam mais ao estado inicial, mas em outras a reação pode ser reversível, é nestes casos que o Equilíbrio químico se manifesta.

Como saber se o sistema está em equilíbrio?

Principais pontos. Uma reação reversível pode dar-se em ambas as direções, na direção direta ou inversa. O Equilíbrio ocorre quando a taxa da reação direta é igual à taxa da reação inversa. Todas as concentrações de reagentes e produtos são constantes no estado de equilíbrio.

Quando ocorrerá um equilíbrio químico?

  • Conforme exposto, um equilíbrio químico só ocorrerá: 1 Se a reação for reversível; 2 Quando a velocidade da reação direta for igual à da reação inversa; 3 Se a reação ocorrer em ambiente fechado (no caso de gases). More ...

Por que pode ser perturbado o equilíbrio químico?

  • O equilíbrio químico, em algum momento, pode ser perturbado. Esse acontecimento é chamado de deslocamento ou perturbação do equilíbrio onde, segundo o princípio de Le Chatelier, qualquer desequilíbrio na concentração, temperatura, e/ou pressão faz com que o sistema reaja buscando restabelecer o equilíbrio químico.

Quando o equilíbrio químico é atingido?

  • A concentração dos produtos cresce à medida que estão sendo produzidos pela reação. Quando o equilíbrio químico é atingido, a concentração de reagentes e produtos na reação é constante, entretanto, esse valores não são necessariamente iguais. O equilíbrio químico, em algum momento, pode ser perturbado.

Como ocorre a adição de substância em um equilíbrio?

  • A adição de uma substância (reagente ou produto) em um equilíbrio, de modo geral, favorece o sentido de consumo dessa substância. Analogamente, a remoção de uma substância em um equilíbrio, de modo geral, favorece o sentido da formação dessa substância.

Quais são os fatores que alteram o equilíbrio químico?

Os principais fatores que causam esse deslocamento no equilíbrio químico são: concentração dos reagentes ou produtos participantes da reação, pressão e temperatura.

Quais são os tipos de equilíbrios químicos?

Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos.

Quais os fatores que podem alterar o equilíbrio químico e explique cada um deles Baseando

Existem três fatores que provocam essas alterações, eles são: concentração, pressão e temperatura.

Como os fatores de velocidade de reação influenciam o equilíbrio químico?

Uma reação química atinge o equilíbrio quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam, e as concentrações dos reagentes e produtos permanecem inalteradas.