Foto do dono da pousada de brumadinho

Foram enterrados em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (30), os corpos do dono da pousada levada pela lama da barragem de Brumadinho e do filho dele, mortos na tragédia. Dezenas de amigos e familiares acompanharam o sepultamento que aconteceu no Cemitério do Bonfim, na região Noroeste da capital mineira.

A hospedagem da família era procurada, principalmente, por turistas que iam visitar o Instituto Inhotim – o maior museu a céu aberto do mundo. O espaço, que ficava em meio à natureza, já recebeu celebridades como o cantor Caetano Veloso. Além de ter a pousada, Márcio Mascarenhas, de 74 anos, foi o fundador de uma rede de escolas de inglês.

Fechamento de barragens da Vale reduz em 30% arrecadação em MG

Élvio Carlos Moreira, amigo do empreendedor, lembra que o colega era conhecido pela generosidade que tinha com todas as pessoas.

— Ele tinha uma visão humanística que raramente estamos encontrando no brasileiro hoje.

Os corpos do empresário e do filho dele, Márcio Coelho Mascarenhas, de 43, foram identificados na noite desta terça-feira (30). A mulher dele, Cleosane Mascarenhas, também vítima da tragédia, foi enterrada no mesmo cemitério na tarde anterior.

Veja também

  • Vídeo flagra desespero de trabalhadores após rompimento de barragem. Veja a íntegra!
  • Saulo e Gabi Brandt são criticados por ação para ajudar Brumadinho
  • Funcionária desaparecida cumpria aviso prévio em pousada destruída

Bruna Reis, amiga do filho do casal há 15 anos, lamentou a tragédia e afirmou que todos os conhecidos estão desolados.

— Até cair a ficha, foi muito pesado. Agora é aprender a viver sem ele e com as boas lembrança.

O professor e empresário Márcio Mascarenhas, fundador da rede Number One e dono da pousada Nova Estância, em Brumadinho, na região metropolitana, que foi destruída pela onda de rejeitos que atingiu a região depois do rompimento da barragem I da mina Córrego do Feijão, no início da tarde da última sexta-feira (25), é uma das vítimas da tragédia.

Em comunicado feito no fim da noite de sexta, em uma rede social, o Number One Itapoã lamentou o falecimento de Mascarenhas. "Com muita tristeza, comunicamos o falecimento do nosso amigo e fundador da Rede Number One, Márcio Mascarenhas. Sua pousada foi soterrada hoje na tragédia de Brumadinho. Márcio gozava de sua recente aposentadoria e faleceu ao lado de sua esposa Cleo e de seu filho Márcio. Neste momento difícil, nossa equipe solidariza-se com seus familiares".

A pousada é uma das mais luxuosas da região e já recebeu vários famosos nos últimos anos, como músico Caetano Veloso e ator Marcos Veras, da Rede Globo. O local era favorito dos astros devido às instalações e à proximidade ao Museu do Inhotim.

No total, ao menos nove pessoas morreram e 300 ainda continuam desaparecidas depois do rompimento da  barragem I da mina Córrego do Feijão A informação foi divulgada na manhã deste sábado (26) pelo Corpo de Bombeiros. Até agora, 189 pessoas foram resgatadas.

Foto do dono da pousada de brumadinho

Moradores de Brumadinho observam a lama que atingiu a cidade. 

Um vídeo em que um homem faz uma reflexão sobre desapego de bens materiais tem circulado nas redes sociais com a legenda "olha o dono da pousada em Brumadinho". Na verdade, a gravação mostra Sérgio Cursino, que em seu site pessoal se apresenta como jornalista, radialista e publicitário.

O dono da pousada atingida pelo rompimento da barragem em Brumadino se chamava Márcio Mascarenhas, conforme informou reportagem do Estado. O corpo dele foi identificado nesta quarta-feira, 30. No Facebook, Cursino desmentiu o boato, brincando: "Sou o morto mais saudável do Brasil. E vivo".

A Defesa Civil também encontrou o corpo do filho e da mulher de Márcio, Marcio Coelho Barbosa Mascarenhas e Cleosane Coelho Mascarenhas. A Pousada Nova Estância ficava emuma área de mata perto da mineradora, e o estabelecimento foi destroçado pela lama.

Uma das versões do boato no Facebook teve 1 milhão de visualizações desde a quinta-feira, 31, com 85 mil compartilhamentos. O site Boatos.Org também fez checagem sobre o assunto.

Leia outros desmentidos sobre Brumadinho.