Guião do filme O nome da rosa

Grátis

12 pág.

Guião do filme O nome da rosa

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 3

�PAGE \* MERGEFORMAT�12�
SUMÁRIO 
1 INTRODUÇÃO ......……………………………………………….…………………...4 
2DESENVOLVIMENTO ……………………………………………………………..…5 2.1 ROTEIRO DE ANÁLISE ……………………………………………….…….…5,6,7,8 2.2 ANÁLISE DO FILME………………….……………………………………….……9,10 
3 CONCLUSÃO ……………………………………………………………………….11 
REFERÊNCIAS ………………………………………………………………………..12
1 INTRODUÇÃO
O Nome Da Rosa é um filme de 1986 dirigido por Jean-Jacques Annaud, baseado no livro, de mesmo nome, do autor italiano Umberto Eco. O filme conta à história de um mosteiro na Baixa Idade Média, onde mortes misteriosas assombram o lugar. Em meio a esse cenário um monge franciscano, William de Baskerville, é chamado para solucionar os assassinatos ocorridos. Conciliando fé e razão, William, auxiliado de seu aprendiz, Adso de Melk, começa suas investigações, mas quando está prestes a desvendar o mistério, se vê em uma antiga situação de seu passado envolvendo a Santa Inquisição. O filme é estrelado por Sean Connery (William de Baskerville), Christian Slater (Adso de Melk) e F. Murray Abraham (Bernardo Gui) e recebeu vários prêmios e indicações, tendo, tanto o livro como o filme, um grande público de leitores e espectadores respectivamente.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. ROTEIRO DE ANÁLISE DO FILME O NOME DA ROSA
1 .FICHA TÉCNICA DO FILME:
Título do filme: O Nome da Rosa
Direção: Jean-Jacques Annaud
Elenco: Sean Connery, Christian Slater, Michael Lonsdale, Ron Perlman, F. Murray Abraham, entre outros.
Gênero: Drama/Suspense
Ano da Produção: 1986 Duração: 126 min.
2. GÊNERO DO FILME:
(X) Histórico ( ) comédia (X) ficção (X) romance ( ) animação
( ) documentário (X) drama (X) suspense ( ) ação ( ) outros
3. A LINGUAGEM PREDOMINANTE É: (X) formal ( ) informal
4. GRAU DE ENTENDIMENTO: ( ) fácil (X) razoável ( ) difícil
5. ENREDO (SÍNTESE) :
A história discorre no século XIV dentro de uma abadia beneditina italiana. Em meio a tantas paredes que reflete a paz e a taciturnidade dos beneditinos exite ali um barulho misterioso que inquieta os ouvidos e os corações dos monges. Neste sentido, a clausura perde seu sentido mais pleno e mais nobre, o silencio. Contudo, por outro lado o sentido do “ora et labora” é bem observado neste filme. Em cenas distintas pode-se observar, hora os monges rezando e hora os monges trabalhando. O trabalho por sua vez, aparece em locais diversos, seja numa biblioteca, no campo, cozinha, celeiro e etc. Mas a trama se volta basicamente no trabalho da biblioteca. Nesta os monges copista trabalhavam na transliteração dos livros gregos para a língua vernácula. Contudo, um desses livros guarda um grande mistério responsável pelas mortes que vem atormentando aquela abadia. O livro como deixa claro o filme é o segundo livro da Poética de Aristóteles que causava riso e uma nova forma de conhecer o mundo. O tal misterioso livro tinha suas páginas um veneno mortal impedindo de que muitos tivessem acesso a ele, quem procedesse lendo o livro com hábito de passar as páginas e depois levar os dedos a língua morreria envenenado. Esse mistério contudo, foi desvendado por dois grandes sábios franciscanos: Guilherme de Baskeville e seu companheiro Adson, estes tiveram a coragem de expulsar o suposto “demônio” que morava ali. Descobriram que naquela abadia existia a maior biblioteca da cristandade, dentro dela estavam livros sagrados e profanos que tratava de Filosofia, Teologia, Ciências e de diversas áreas saber. Ao desvendar quem estava por trás daquelas mortes apocalíptica um velho monge que tentava esconder seu segredo acidentalmente põe fogo nos livros e coloca a vida dos franciscanos em perigo. Contudo, Guilherme de Baskeville salvou o que podia e principalmente sua vida. Fora da abadia o aspecto da pobreza era visivelmente manifestado no filme. Podia-se como surge da Idade Média, um aspecto do feudalismo que era, os mosteiros no alto da colina e em baixo as casa representando um classe inferior. Homens e mulheres que eram tratados como escravos, eram explorados pela falta de conhecimento sobre as verdades divinas e terrenas. No filme, pôde-se observar a troca de comida pela satisfação do prazer carnal. Neste sentido, a pobreza, a necessidade não deixava enxergar a moral. A heresia do Dolciano também marca no filme um lado politico por parte do tribunal da Inquisição, esta acreditava na pobreza divina e material de Jesus Cristo.
6. IDÉIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME: 
Papel da inquisição e sobre a guarda exclusiva do conhecimento pela Igreja Católica durante a Idade Média.
7. A QUE MOMENTO HISTÓRICO O FILME FAZ REFERÊNCIA?
Trata-se do ano 1327, ou seja, na baixa Idade Média.
8. COMO ESTÁ SENDO RETRATADO ESTE MOMENTO HISTÓRICO? QUE REPRESENTAÇÃO DESTE MOMENTO HISTÓRICO PODE SER PERCEBIDA?
A Baixa Idade Média (século XI ao XV) é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse período, transformações na esfera econômica (crescimento do comércio monetário), social (projeção da burguesia e sua aliança com o rei), política (formação das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas) e até religiosas, que culminarão com o cisma do ocidente, através do protestantismo iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517.
Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florença no século XIV e se propagou pela Itália e Europa, entre os séculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural, resgatou da antigüidade greco-romana os valores antropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja.
9. QUAL A RELAÇÃO ENTRE O MOMENTO HISTÓRICO EM QUE O FILME FOI PRODUZIDO E A FORMA COMO O MOMENTO HISTÓRICO TRATADO FOI REPRESENTADO? FAZER UMA CONTEXTUALIZAÇÃO.
Discussão dos elementos formadores da cultura moderna, o surgimento do pensamento moderno, no período da transição da Idade Média para a Modernidade.
É possível observar aspectos relacionados: com o filme “O nome da rosa” e a baixa idade média, um período em que foi caracterizado pelas grandes transformações, seja ela de âmbitos econômicos, políticos, sociais, culturais, e até mesmo religiosos. Uma época que foi marcada pela desintegração do feudalismo e da formação do capitalismo, principalmente na Europa Ocidental.
10. HÁ ANACRONISMOS OU IDEIAS ERRADAS SOBRE O PERÍODO HISTÓRICO APRESENTADO? QUAIS?
Seria um anacronismo do diretor ter utilizado o barroco como composição plástica, sendo que o gótico era o estilo vigente do período histórico retratado? A resposta que proponho é que um filme é antes de tudo uma obra de arte. Portanto deve ter-se liberdade de criação e mesmo de reprodução de uma outra obra, nesse caso, de um romance literário. Não podemos também cobrar fidelidade histórica em um filme, pois poderíamos cair no positivismo; além do mais de qualquer forma nunca chegaríamos a uma reprodução fiel de um determinado período, pois, em cada época, cada historiografia, tem uma visão diferente do que foi um período histórico.
A direção do filme utilizou o barroco para a iluminação, as cenas, e até mesmo na própria adaptação do roteiro. A questão que levanto aqui é uma pergunta, relacionada ao fato do diretor ter se utilizado do barroco como peça principal e estilística tanto do roteiro, dos personagens, das imagens, dos quadros, etc. Como se sabe o barroco é uma expressão surgida em Roma, o centro da Igreja para combater a Reforma Protestante, mas esse evento só tem seu advento no século XVI. Minha pergunta é o porque do diretor ter utilizado o barroco para caracterizar um período em que este ainda não havia surgido. No século XIV a corrente estilística vigente em toda a Cristandade ocidental era o gótico, e, portanto poderíamos

Página123

Quem era Bernardo Gui no filme O Nome da Rosa?

Em seu livro O Nome da Rosa, Umberto Eco inclui Bernardo Gui como um dos personagens da história, adaptada para o cinema em 1986 e para a TV em 2019, tendo o personagem sido interpretado respectivamente pelos atores F. Murray Abraham e Rupert Everett.

Qual foi o método adotado pelo monge franciscano Guilherme para condução de sua investigação?

E Guilherme de Bascerville, o frade fransciscano detetive, é também o filósofo, que investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu método empírico e analítico, desvenda o mistério, ainda que para isso seja pago um alto preço.

Quem eram Guilherme de Baskerville e o jovem Adso de Melk?

Quando o monge franciscano Guilherme de Baskerville chega a um monastério beneditino no norte da Itália, em 1327, ele não imaginava o que iria viver nos próximos dias. Guilherme leva consigo o noviço Adso de Melk, um jovem vindo de uma família da elite que está sob sua tutoria.

Qual a moral do filme O Nome da Rosa?

“O nome da Rosa sugere um ambiente no qual as contradições, oposições, querelas e inquisições, no início do século XIV, justificam ações humanas, as virtudes e os crimes dos personagens, monges copistas de uma abadia cuja maior riqueza é o conhecimento de sua biblioteca.