Horario da premiação da bola de ouro 2022

A France Football, prestigiosa revista francesa sobre futebol mundial, anunciou quatro mudanças nos critérios de votação da maior premiação da modalidade, a Bola de Ouro. A partir deste ano, a avaliação irá focar no presente, não no passado. Além disso, o desempenho individual terá maior valorização do que conquistas coletivas. Estas mudanças acontecem, segundo a revista, “para deixar o prêmio mais justo”.

Antes disso, o troféu, criado em 1956, já havia tido algumas mudanças significativas. Em 1995, o prêmio, que era restrito aos europeus, passou a colocar todas as nacionalidades na disputa, porém só aqueles que atuavam no velho continente. A partir da edição de 2007, acabou com as restrições e começou a abranger jogadores de qualquer lugar do mundo. Já em 2018, criaram a Bola de Ouro feminina, para dar mais visibilidade e o devido reconhecimento ao futebol feminino.

O que muda no prêmio para 2022?

O período de avaliação

Devido às críticas recebidas em 2021, ao eleger Lionel Messi como melhor jogador do mundo, a France Football decidiu alterar o modelo de escolha. Agora, a avaliação será feita pela temporada da FIFA (de agosto a julho), não mais pelo ano (de janeiro a dezembro). Essa mudança era necessária, porém, foi feita na hora errada. Como a próxima edição do prêmio será atribuída ao melhor jogador da temporada 2021/22, o principal torneio do futebol, a Copa do Mundo, só valerá para a avaliação de 2023. Algo gravíssimo, que vai deixar a nítida sensação de perder o prazo de validade.

Os responsáveis pela lista prévia

A lista prévia da Bola de Ouro serve para os votantes escolherem os candidatos para o prêmio, com nomes pré-determinados. Até então, essa lista era feita pelos próprios jornalistas da France Football, mas isso irá mudar com a inclusão de especialistas. Agora, os responsáveis por isso serão nomes que apareceram em votação anteriores, e até o embaixador da Bola de Ouro, Didier Drogba.

O número de eleitores

A France Football decidiu reduzir o número de eleitores no prêmio. Somente os primeiros 100 países do ranking da FIFA poderão votar no masculino e os 50 principais no feminino.

“Uma redução que reforça o nível de especialização e limita os votos fantasiosos. O que será perdido em pitoresco será ganho em legitimidade e confiabilidade”, diz a revista.

O desempenho individual e coletivo

A quarta e última mudança anunciada foi o critério de avaliação usado para votação. Agora, o foco será no desempenho individual do jogador, tirando um pouco o peso das conquistas coletivas. Esta é uma forma de oferecer a chance de jogadores com uma temporada brilhante conquistarem o prêmio, mesmo que na carreira não tenham conseguido ser melhores que outros rivais.

  • Leia também: O “renascimento” de Phillipe Coutinho pelo Aston Villa

“Como as regras não evoluíram muito desde a sua origem e os critérios frequentemente suscitam debates, achamos oportuno atualizar a hierarquia dos elementos constitutivos na votação para maior consistência e clareza. E evite qualquer ambiguidade. A Bola de Ouro é um prêmio individual. Por isso, logicamente, o critério número 1 se concentrará principalmente no desempenho individual e no caráter decisivo e impressionante dos concorrentes”, diz a France Football.

Esperamos que essas mudanças influenciem, de fato, na forma como o prêmio é feito. Que isso não fique só na teoria, e que seja colocado em prática tudo o que foi alterado. Só assim, poderemos ter uma votação mais justa ao tamanho que é a premiação da Bola de Ouro.


Este texto faz parte da coluna mensal do projeto Meros Boleiros. Para ler mais textos do MB, clique aqui para conferir textos especiais sobre futebol e basquete.

A premiação da Bola de Ouro 2022 já tem data para acontecer. A revista France Football anunciou nesta terça-feira (24) que a data do evento será 17 de outubro. Ele será realizado no Teatro de Châtelet, em Paris.

A lista de indicados às categorias do prêmio será revelada no dia 12 de agosto.

Leia mais: Ginasta que perdeu vaga para Tóquio dias antes dos Jogos suaviza situação: "Não pensei que ia acabar"

O último vencedor da Bola de Ouro foi Lionel Messi. O argentino faturou seu sétimo prêmio. A espanhola Alexia Putellas foi eleita em 2021 como a melhor entre as mulheres, Gianluigi Donnarumma venceu o prêmio entre os goleiros e o espanhol Pedri foi escolhido o melhor jovem.

A 66ª edição da Bola de Ouro levará em consideração a temporada europeia (2021/22), não o calendário anual. Essa foi uma das mudanças anunciadas em março deste ano. Lembrando que a Copa do Mundo deste ano, que será disputada no Catar a partir de 21 de novembro, só entrará na avaliação da Bola de Ouro de 2023.

— Ballon d'Or #ballondor (@francefootball) May 24, 2022

Não perca a data da cerimonia de premiação: 

Quando: 17/10/2022

Onde: Teatro de Châtelet, Paris. 

Prêmios: Melhor jogador (Masculino e Feminino); Melhor goleiro (Masculino); Melhor jogador jovem

Leia também: Saiba quem é Tsonga, tenista que encerra sua carreira profissional nesta terça-feira (24)

Quando vai ser a premiação da Bola de Ouro 2022?

A temporada europeia de 2021/2022 chegou ao fim deixando pistas claras sobre quem deve brilhar na cerimônia da Bola de Ouro 2022, marcada para 18 de outubro, em Paris.

Que horas começa a Bola de Ouro?

O Fifa The Best 2021, prêmio dado pela Fifa ao melhor jogador da temporada, será entregue em uma cerimônia nesta segunda-feira, 17, a partir das 15h (de Brasília), em Zurique, na Suíça e contará com a presença de grandes personalidades do futebol mundial.

Quem ganhou o prêmio Bola de Ouro 2022?

Artilheiro e campeão, Benzema é favorito ao prêmio de melhor mundo em 2022 - 28/05/2022 - UOL Esporte.

Que horas sai o prêmio de melhor do mundo?

Que horas é o The Best 2022? A cerimônia do Fifa The Best, que coroará o melhor jogador do mundo, acontece nesta segunda-feira (17), e começa às 15h (de Brasília).