Identifique características comuns entre a civilização cretense e as civilizações do antigo Oriente

As características comuns das civilizações antigas incluem aspectos relacionados à política, estrutura social, economia e cultura.

A palavra civilização refere-se a sociedades humanas com uma estrutura complexa, agrupada em cidades.

Identifique características comuns entre a civilização cretense e as civilizações do antigo Oriente

A Grécia foi uma das civilizações mais influentes da Idade Antiga.

A maioria das primeiras civilizações, ou civilizações antigas, se estabeleceu perto de fontes fluviais ou marítimas.

Por serem terras férteis, permitiram o desenvolvimento da agricultura e facilitaram o transporte e a troca de mercadorias.

O vale do Nilo no Egito antigo, a ilha de Creta no mar Egeu e os rios Eufrates e Tigre na Mesopotâmia foram o berço de algumas dessas civilizações.

Características comuns nos sistemas políticos e sociais das civilizações antigas

Apesar de não ter sistemas políticos formais, as civilizações antigas compartilharam algumas idéias que determinavam sua organização social.

Poder e riqueza obedeciam às estruturas das pirâmides. A cúspide foi ocupada por uma elite minoritária. A base compreendia a maior parte da população.

Assim, no topo da pirâmide estava o rei e a família real. Depois, havia os artesãos, comerciantes e gerentes da administração estadual. O maior grupo foi representado por agricultores.

Por outro lado, eram governos teocráticos. Ou seja, os presidentes eram considerados líderes religiosos que representavam ou eram guiados por deidades.

A necessidade de conquistar outros territórios e proteger suas próprias terras levou à criação de forças militares armadas.

Características comuns em sistemas econômicos

Na Era Antiga, o crescente estilo de vida sedentário levou ao desenvolvimento da agricultura e pecuária. Em muitos casos, os excedentes alimentares, por sua vez, favoreceram o comércio e alguma estabilidade econômica.

O excedente de alimentos também permitiu que as pessoas se especializassem em outras áreas além da agricultura. Muitos foram dedicados a cerâmica, jóias, atividades têxteis, entre outros.

Eles também desenvolveram metalurgia. Muitos dos metais para criar objetos diferentes incluíam bronze, prata, ouro, ferro, estanho e cobre.

Por outro lado, nas civilizações antigas funcionava um sistema de impostos e tributos. Os impostos eram um tipo de transferência de riqueza de indivíduos para o estado.

Os impostos deveriam ser pagos pelos governos mais fracos aos mais poderosos.

Características comuns em aspectos culturais

As civilizações antigas tinham sistemas de escrita, alguns muito rudimentares. Estes serviam principalmente para se comunicar a longas distâncias e para manter registros.

No entanto, apenas grupos de elite dominavam a arte de escrever.

Outra característica distintiva dessas civilizações antigas é sua arquitetura. Destaca especificamente a construção de grandes monumentos, feitos de pedra ou argila.

Muitos desses edifícios foram construídos para fins religiosos. Embora outros tenham servido como ponto de encontro, instalações esportivas, instituições governamentais, palácios e outros propósitos.

Das observações às estrelas, eles criaram calendários lunares ou solares. Isso lhes permitiu um melhor controle sobre as culturas.

Como sua cultura foi altamente influenciada pela religião, eles também usaram essas observações como um sistema para adivinhar o futuro e governar as práticas religiosas.

Referências

  1. Civilização (23 de fevereiro de 2017). Enciclopédia do Novo Mundo. Recuperado de newworldencyclopedia.org.
  2. Civilização (21 de fevereiro de 2011). Enciclopédia Geoghaphic nacional. Recuperado de nationalgeographic.org
  3. Hirst, K. (2017, 02 de julho). Arquitetura Monumental Antiga – Tipos e Características
  4. A natureza pública de enormes edifícios. Recuperado de thoughtco.com.
  5. Hirst, K. (2017, 12 de julho). Principais Características das Civilizações Antigas – Complexidade em seu Pior. Recuperado de thoughtco.com.
  6. Huddleston, L. (2001, fevereiro). O surgimento da civilização no antigo Oriente Próximo. Recuperado de history.unt.edu.
  7. Olson, R. (2009). Tecnologia e Ciência nas Civilizações Antigas. Califórnia: ABC-CLIO
  8. O’Neil D. (2006, 10 de julho). Chefes e Estados. Recuperado de anthro.palomar.edu.
  9. Teocracia (04 de novembro de 2014). Encyclopædia Britannica. Recuperado de britannica.com
  10. Trigger, B. (2005). Entendendo as Civilizações Antigas: Um Estudo Comparativo. Cambridge: Cambridge University Press.

As civilizações cretense e micênica precederam o apogeu das cidades-estado gregas, como Atenas e Esparta.

Identifique características comuns entre a civilização cretense e as civilizações do antigo Oriente
Ruínas do palácio de Cnossos

Por Me. Cláudio Fernandes

As civilizações cretense e micênica, ou minoica e micênica, desenvolveram-se por volta de 2000 a. C., na região que compreende o extremo sul da Grécia, tendo assim precedido as cidades-estado da civilização grega, como Tebas, Atenas e Esparta. A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização. Já a civilização micênica estruturou-se na parte continental, em torno da cidade de Micenas, localizada próxima a Atenas.

A cidade-estado que comportou o centro da civilização cretense foi Cnossos. Nessa cidade, o palácio do rei constituía o ponto central de onde partia toda a organização da cidade. Além de ser uma construção monumental, o palácio cretense era uma complexa obra de engenharia. Sua estrutura contava com aquedutos construídos com terracota que irrigavam água a quilômetros de distância. Seu interior foi especialmente projetado para comportar toda a família real e todos os subalternos que gestavam a administração da cidade. Além disso, as paredes dos recintos interiores do palácio eram cuidadosamente ornamentadas e pintadas com a técnica do afresco.

Arqueólogos e historiadores especulam que o fim da civilização cretense remonta ao ano de 1450 a. C. Por volta desse ano, a cidade de Cnossos teria sido destruída ou por um vulcão ou pela pilhagem da civilização micênica. Essa última, a civilização micênica, começou a formar-se por volta de 1600 a.C., tendo atingido o seu apogeu entre 1400 e 1230 a.C. Os micênicos descendiam das tribos invasoras indo-europeias que alimentaram ondas migratórias para o sul da Europa a partir do ano 2.000 a.C, tal como os dórios, jônios, eólios e aqueus, que viriam a construir as outras civilizações da antiga Grécia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Toda estrutura administrativa, econômica e cultural dos micênicos, que acabaram conquistados pelas tribos dórias, foi herdada dos cretenses — civilização à qual submeteram seu jugo. A característica da centralidade do palácio do rei também esteve presente entre os micênicos, cuja importância foi registrada pelo estudioso do pensamento grego, Jean-Pierre Vernant, como pode ser visto no trecho a seguir:

“Quando no século XII, antes de nossa era, o poder micênico desaba sob o ímpeto das tribos dóricas que irrompem na Grécia continental, não é uma simples dinastia a sucumbir no incêndio que assola alternadamente Pilos e Micenas, é um tipo de realeza que se encontra para sempre destruída, todo uma forma de vida social, centralizada em torno do palácio, que é definitivamente abolida, um personagem, o Rei divino, que desaparece do horizonte grego. A derrocada do sistema micênico ultrapassa largamente, em suas consequências, o domínio da história política e social.” (VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. São Paulo: Difel, 1984, p.6).

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Cláudio Fernandes

Quais são as principais características da civilização cretense?

A civilização cretense ficou marcada pela construção de grandes palácios reais, como o Palácio de Cnossos, Palácio de Festos e Palácio de Máfia. Era um povo politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses e deusas. Podemos destacar como principais divindades, figuras femininas ligadas à fertilidade.

O que são civilizações cretenses?

Os cretenses foram um povo que habitou a ilha de Creta, atual Grécia, e formou uma das grandes civilizações da Antiguidade, a chamada civilização cretense ou civilização minoica. Seus primeiros vestígios foram encontrados por um arqueólogo no começo do século XX, e diversos estudos desenvolveram-se a partir de então.

Quais os principais destaques da civilização cretense e Fenícia?

A astronomia e a matemática foram áreas nas quais os fenícios também produziram importantes conhecimentos, principalmente em decorrência das necessidades da navegação. Porém, o maior legado fenício foi, sem dúvida, a criação de um sistema de escrita, formado por 22 letras, que ficou conhecido como alfabeto.

Por que a antiga civilização cretense também é chamada de Civilização Minoica?

A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização.