Iniciativas que promovem benefícios associados ao turismo para pequenas comunidades

O Turismo, desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para os municípios e estados. É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento das cidades por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local.

Os setores de passeios, hospedagem em geral, bares, restaurantes e comércio também se beneficiam grandemente com o fluxo de turistas que amam viajar.

Turismo acelerado: todos saem ganhando!

Os pontos turísticos tornam-se motivo de orgulho para seus habitantes que aproveitam as oportunidades de descanso, lazer e opções de trabalho mais perto de suas casas. Todas as atividades turísticas são importantes para o desenvolvimento social e econômico das cidades e da população.

No Brasil, o Turismo é fundamental e contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Diversas cidades brasileiras que vivem da agricultura, pecuária, indústria e comércio apostam também no Turismo.

Os municípios que ainda não são explorados turisticamente podem também aproveitar seus potenciais naturais, como rios, lagos, morros, serras, mar e cachoeiras. Sem falar na gastronomia, prédios tombados pelo Patrimônio Históricos, igrejas, manifestações culturais e parques que atraem o interesse de muitos.

Desenvolvimento e revitalização

Atrativos artificiais como trilhas, congressos, festas religiosas tradicionais, shows de grande porte e eventos em geral também têm boas chances de serem concretizados visando o desenvolvimento do Turismo.

As parcerias públicas e privadas são fundamentais para o avanço do Turismo. A população se envolve e a revitalização de espaços antes mal aproveitados passam a oferecer entretenimento.

No longo prazo, os benefícios sociais e econômicos trazidos pelo Turismo beneficiam a comunidade trazendo senso de preservação. E impactando positivamente os índices de empregabilidade e de renda per capita.

Especificamente, no setor hoteleiro, o Turismo aumenta a geração de empregos e alavanca a produção de produtos que hotéis, pousadas e afins demandam.

O comércio local ganha fôlego já que turista adora circular pela cidade e comprar lembrancinhas, presentes, geleias e outros doces artesanais, bem como vinhos, licores e bebidas típicas regionais.

Santa Catarina explora o Turismo e atrai visitantes de todos os cantos

Uma das regiões brasileiras que explora bem o Turismo é Santa Catarina, na Região Sul. O estado é um centro turístico com uma infra-estrutura hoteleira invejável e pronto pra recepcionar turistas nacionais e de diversos países do mundo.

A gastronomia local também é um atrativo. Suas belezas naturais ganham destaque aos olhos de quem busca sossego, esportes ou só diversão. O setor turístico de Santa Catarina é beneficiado porque reúne atratividades variadas, seja na serra ou no Litoral.

O clima também é favorável, tanto quem gosta de frio, quanto aquele que preferem o calor.

As praias, fazendas, cachoeiras, lagos, rios, hotéis-fazendas e reservas naturais de Santa Catarina dão espaço para o Turismo Rural, Ecoturismo e Turismo de Aventura.

A cultura da região, fortemente influenciada pelos imigrantes alemães, italianos e suíços, promove festas típicas. E a Rota da Amizade com suas vinícolas são um capítulo à parte entre as muitas atrações.

Fraiburgo: Se você ainda não conhece, não espere mais!

Localizada no meio oeste catarinense, Fraiburgo tem pontos turísticos bem interessantes. Tem até um castelinho que fica em cima de um morro e oferece uma bela vista pros visitantes. Ele foi inaugurado em 1966 e teve sua construção baseada no estilo francês e presente nas casas da Normandia.

O local é apenas um dos que você pode visitar em Fraiburgo. Estando por lá, hospede-se no Hotel Renar. Dali, você pode avistar o Lago das Araucárias. Ele foi construído na década de 40 para abastecer a primeira serraria da cidade e hoje é um ponto de encontro entre habitantes locais e turistas.

Depende da época que você for à cidade, será possível admirar as plantações de maçã e comer a fruta diretamente do pé. No restaurante do Hotel Renar, muitos dos pratos e doces do cardápio são feitos à base desta fruta.

Quer aproveitar ao máximo o que o estado oferece? Então, leia também nosso artigo sobre as vistas e paisagens deslumbrantes do meio oeste catarinense!

#321

Como a Disney virou um farol para os negócios

Como a Disney virou um farol para os negócios

Alexandre Espíndola, professor e palestrante de excelência em serviços, explica por que toda empresa do mundo precisa olhar para a Disney e copiar sua receita de sucesso, que se resume em três palavras: centralidade no cliente.

Ver todos os episódios

No Brasil e em vários países pelo mundo o turismo de base comunitária tem ganhado espaço entre a preferência dos viajantes. Mais do que simplesmente visitar comunidades, o turismo comunitário valoriza a cultura local, e traz emprego e renda para os moradores da comunidade. Os turistas se conectam de verdade com outras pessoas e saem mais próximos de uma nova cultura.

Diversas iniciativas de turismo de base comunitária têm surgido e se fortalecido pelo Brasil, apresentando culturas únicas e trazendo novas oportunidades para os comunitários, que se beneficiam da atividade turística. Além disso, essas experiências de turismo são tão profundas e singulares, que costumam transformar positivamente os viajantes.

Confira 6 destinos no Brasil onde você pode viver verdadeiras experiências de turismo comunitário:

Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais

Em uma das regiões economicamente mais pobres do Brasil, vivem mulheres artesãs e empreendedoras que descobriram na arte sua paixão e autonomia. Já há alguns anos elas recebem visitantes para apresentar sua história, tradições e dia-a-dia. Durante o roteiro, os visitantes aprendem todo o processo de confecção da cerâmica e se hospedam nas casas das ceramistas, com direito ao melhor da hospitalidade e culinária mineiras.

Clique e conheça o roteiro Jequitinhonha, do barro à arte. 

Iniciativas que promovem benefícios associados ao turismo para pequenas comunidades

Artesã do Jequitinhonha ensinando sua arte.

Alter do Chão, Pará

Um destino encantador. Famoso mundo à fora como o Caribe da Amazônia, quem recebe os viajantes são os moradores das comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional do Tapajós. Além de trilhas pela mata e deliciosos banhos de rio, os visitantes conhecem o artesanato, a gastronomia e as tradições dessas comunidades.

Clique no link e conheça o roteiro de navegação no Rio Tapajós.

Iniciativas que promovem benefícios associados ao turismo para pequenas comunidades

Ilhabela, São Paulo

Na Baía dos Castelhanos, onde ficam as mais bonitas e bem preservadas praias de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, vivem comunidades tradicionais caiçaras que estão por lá há anos se orgulham de sua cultura. Recentemente, elas se organizaram em um núcleo de turismo e lançaram o projeto Turismo Comunitário nos Castelhanos, que oferece trilhas guiadas, oficinas de artesanato e conversa, passeios de barco e canoa, visitas ao cerco, além de hospedagem e culinária local.

Como ir: https://www.castelhanos.org/ | [email protected]

Iniciativas que promovem benefícios associados ao turismo para pequenas comunidades

Foto: Alex Damico

Ilha de Cotijuba, Pará

Uma comunidade de mulheres fortes e independentes movimenta a Ilha de Cotijuba, uma das ilhas do arquipélago de Belém, com produção de alimentos, artesanato e culinária tradicional amazônica. A partir do Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém, elas também se envolveram com o turismo comunitário e ali recebem viajantes para apresentar seus saberes e trocar experiências. O roteiro inclui oficinas de gastronomia e artesanato, lual, carimbó e trilhas pela floresta. 

Conheça todos os detalhes da viagem Cotijuba, segredos e temperos da Amazônia

Iniciativas que promovem benefícios associados ao turismo para pequenas comunidades

Foto: Diego Arelano

Vale do Paraíba do Sul, São Paulo

Os passos dos negros africanos no estado de São Paulo são o pano de fundo para os sete roteiros que formam a Rota da Liberdade, um desdobramento da Rota do Escravo, programa mundial de mapeamento da diáspora Africana, desenvolvido em conformidade com as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além de visitas a fazendas escravagistas ou que pertenceram a negros libertos, os turistas têm a oportunidade de visitar comunidades quilombolas que ainda preservam tradições, experimentar sabores da culinária afro-brasileira ou conhecer iniciativas culturais e de ecoturismo. Os roteiros da Rota da Liberdade se espalham por diversas cidades da região do Vale do Paraíba.

Como ir: https://www.facebook.com/rota.liberdade/ | [email protected]

Iniciativas que promovem benefícios associados ao turismo para pequenas comunidades

Parelheiros, São Paulo

A descoberta de uma outra São Paulo acontece nesta visita de um dia aos bairros de Grajaú e Ilha do Bororé, na região de Parelheiros, no extremo sul da capital paulistana. Projetos sociais desenvolvidos por moradores locais, como o projeto Ecoativa e os Meninos da Billings, são a base para um roteiro que propõe um mergulho em um mosaico diferente de iniciativas de cultura, sustentabilidade, ecoturismo e lazer.

Clique no link para saber mais sobre este roteiro de um dia para o Grajaú e Ilha do Bororé.

Iniciativas que promovem benefícios associados ao turismo para pequenas comunidades

Foto: Meninos da Billings

Depois de tantas dicas de destinos para fazer turismo de base comunitária, é só escolher a data e planejar sua próxima viagem!

Se precisar de alguma ajuda ou quiser ainda mais sugestões, entre em contato com a Vivejar, operadora de turismo especialista em oferecer experiências transformadoras! Acesse o nosso site e entre em contato conosco! 

Quais benefícios o turismo pode trazer para uma comunidade local?

O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda.

Quais são as iniciativas que promovem benefícios associados ao turismo para pequenas comunidades?

O desenvolvimento do turismo nessa comunidade também tem sido associado à captação de recursos de terceiros por meio de projetos que viabilizam a manutenção das atividades na aldeia. Em relação aos benefícios gerados pelo turismo na comunidade, a atividade turística levou novas oportunidades para os jovens da tribo.

Como o turismo contribui para o desenvolvimento das comunidades locais?

A população se envolve e a revitalização de espaços antes mal aproveitados passam a oferecer entretenimento. No longo prazo, os benefícios sociais e econômicos trazidos pelo Turismo beneficiam a comunidade trazendo senso de preservação. E impactando positivamente os índices de empregabilidade e de renda per capita.

Quais são os principais benefícios do turismo?

5 benefícios do turismo.
Ajuda a descansar. Um problema recorrente e que afeta praticamente toda a nossa sociedade é a rotina; ainda mais quando falamos em trabalho. ... .
Aumenta a criatividade. ... .
Diminui o estresse e contribui com a saúde cardíaca. ... .
Melhora a concentração. ... .
Traz felicidade..