Lua vermelha e lua azul como ocorrem e por quê

  • Na moda
  • Porque a lua e azul?

    Índice

    • 1 Porque a lua e azul?
    • 2 Que horas vai ser a Lua Azul?
    • 3 Quando a lua está mais brilhante?
    • 4 Quando vai ser a lua vermelha em 2021?

    Porque a lua e azul?

    Lua azul é a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias. Esta é a definição mais difundida, mas já houve outras.

    Quando vai ser a próxima Lua Azul?

    agosto de 2024
    Há também a “Lua Azul Calendárica” ou “Lua Azul do Calendário”, que ocorre quando há duas Luas cheias no mesmo mês. A próxima Lua Azul, que será Sazonal, deve ocorrer somente em agosto de 2024.

    Quando vai ser a Lua Azul em 2021?

    domingo, 22 de agosto de 2021
    Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul. O fenômeno parece simples, mas é resultado de um inverno especialmente cronometrado e relativamente raro.

    Que horas vai ser a Lua Azul?

    A próxima lua azul sazonal aparecerá em 19 de agosto de 2024, de acordo com TimeAndDate.com. A Lua Azul vai aparecer no céu entre os dias 21 e 22 de agosto, sábado e domingo. É a terceira Lua cheia de uma estação com quatro luas cheias. Ao mesmo tempo vai ocorrer a conjunção entre a Lua e Júpiter.

    O que é a Lua Azul 2020?

    Quando é a ‘Lua Azul’ de 2020? A Lua Azul é um fenômeno incomum que ocorre apenas a cada 2,5 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018. Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando muitos países celebram o Halloween.

    Vai ter Lua Azul hoje?

    A lua cheia deste domingo (22), apesar de ter a mesma cor de sempre, será uma “Lua Azul”, ou “Blue Moon”, como é chamada em inglês. O termo se refere à terceira de quatro luas cheias em uma estação — mais precisamente o tempo entre um solstício e um equinócio.

    Quando a lua está mais brilhante?

    Em astronomia, chama-se superlua ou superlua cheia a ocasião na qual a lua cheia ocorre quando a Lua se encontra próxima ao seu perigeu. Sendo a órbita lunar aproximadamente elíptica, quanto mais próximo do perigeu ocorrer o momento da lua cheia, maiores serão seu tamanho e brilho aparentes para um observador da Terra.

    O que pedir na Lua Azul?

    A Lua Azul acontece quando, em um mês de 31 dias, há duas luas cheias – uma no primeiro dia do mês e outra no último. Caso você esteja precisando fazer um pedido à lua, pode-se acender uma vela de acordo com seu desejo. Com uma vela vermelha, você pede por mais coragem. Uma verde representa o pedido por saúde.

    Quantas Super luas teremos em 2021?

    O ano de 2021 nos trouxe três “superluas” incríveis seguidas uma da outra: abril, maio e, agora, em junho.

    Quando vai ser a lua vermelha em 2021?

    Já a “lua de sangue” poderá ser vista em qualquer lugar. A madrugada desta quarta-feira, 26 de maio, será especial. Vai ocorrer o primeiro eclipse lunar de 2021, que também será uma superlua e uma “lua de sangue”.

    Como fazer pedido a Lua Azul?

    Como é uma lua de co-criação, ou seja, de manifestação de pedidos, existe um ritual simples e simbólico para quando a Lua Azul estiver no céu. Na noite do dia 31, em uma folha, escreva tudo o que você deseja em tempo presente. Por exemplo: ” eu já tenho um carro” ou “eu já tenho uma casa própria”.

    Como ver Lua Azul?

    Basta olhar para o leste. Abaixo, e ligeiramente à esquerda, do par, teremos Júpiter. No domingo (22) é a vez de Júpiter ficar próximo da Lua. Ele vai estar diretamente acima dela por volta das 22h, também a leste.

    Lua vermelha e lua azul como ocorrem e por quê

    Qual é a verdade por trás do evento Lua Azul? 


    Existe um ditado em inglês que diz "Once in a Blue Moon", que traduzindo para o português ficaria "Uma vez a cada Lua Azul", e é usado para descrever algum evento raro. Esse ano, mais precisamente no dia 31 de julho, teremos a famosa Lua Azul. Mas você sabe o que isso significa? A Lua realmente vai ficar azul?

    • Eclipse Lunar Total no dia 27 de setembro de 2015 será visível em todo Brasil - confirme sua presença e seja notificado antes do evento!

    A definição da Lua Azul diz o seguinte: que ela acontece uma vez a cada 2 ou 3 anos, e não tem nada a ver com a sua cor. Normalmente temos 12 Luas Cheias em cada ano, uma em cada mês, mas quando acontecem 13 Luas Cheias em um único ano, então temos a famosa Lua Azul. Um artigo da revista Sky and Telescope, publicado em março de 1946, cometeu um erro, dizendo que a Lua Azul era a segunda Lua Cheia do mesmo mês. Não estava tecnicamente correto, mas foi uma forma eficaz de explicar esse fenômeno, e assim nasceu o termo Lua Azul que se utiliza atualmente.

    Lua vermelha e lua azul como ocorrem e por quê

    Edição de Março de 1946 da revista Sky and Telescope.
    Créditos: NASA / Sky and Telescope         Edição: Galeria do Meteorito

    Como tivemos uma Lua Cheia no dia 2 de julho, e teremos outra Lua Cheia no dia 31 de julho, então essa última é chamada de Lua Azul. Mas calma! Isso não significa que ela vai ficar azul.

    • A Lua está cercada por uma gigante nuvem de poeira, afirmam cientistas

    O ciclo lunar dura 29.53 dias, e o ano tem 365.24 dias, portanto, a Lua Cheia acontece 12.37 vezes em cada ano. Existem 12 meses em cada ano, e uma pequena fração de 0.37 se acumular, resultando em 13 Luas Cheias a cada 2 ou 3 anos.

    Mas a verdadeira Lua Azul existe

    A Lua pode se tornar verdadeiramente azul, mas isso requer uma erupção vulcânica, ou um grande incêndio. Em 1883, por exemplo, as pessoas viam as Luas Azuis quase todas as noites, mesmo em outras fases (minguante e crescente), e isso aconteceu por conta do vulcão Krakatoa ter entrado em erupção na Indonésia, com a força semelhante a uma bomba nuclear de 100 megatons. Plumas de cinza subiram para o topo da atmosfera da Terra, e a Lua ganhou um disco azulado por muitos dias.

    Algumas das plumas continham partículas de 1 mícron de espessura, aproximadamente o mesmo comprimento de onda da luz vermelha. As partículas desse tamanho dispersam a luz vermelha, permitindo a passagem da luz azul. As nuvens do vulcão Krakatoa agiram como um filtro azul.

    Lua vermelha e lua azul como ocorrem e por quê

    Lua Azul (ilustração). Imagem: divulgação
    Clique na imagem para ampliar

    A Lua também se tornou azul em 1983 após a erupção do vulcão El Chichon, no México. E existem relatos de Luas azuis causadas pelos montes St. Helen e Pinatubo, em 1980 e em 1991 respectivamente.

    • A Terra tem duas luas?

    Os incêndios florestais podem fazer o mesmo truque. Um exemplo famoso é o grande incêndio de 1953, em Alberta, no Canadá. Nuvens de fumaça contendo gotículas de óleo das árvores do tamanho de 1 mícron criaram Luas azuis por vários dias, visível desde a América do Norte até a Inglaterra. Além disso, até mesmo o Sol ganhou uma tonalidade diferente.

    Lua Azul x Lua Vermelha

    Ao contrário das Luas Azuis, as Luas Vermelhas são muito mais comuns. Quando a Lua está próxima do horizonte, ela ganha uma tonalidade avermelhada, assim como o Sol quando está se pondo ou nascendo. Isso acontece porque a atmosfera contém aerosol (partículas em suspensão), e quando o Sol ou a Lua estão próximos do horizonte, a luz tem que atravessar uma camada mais espessa da atmosfera. Essas partículas em suspensão são menores do que aquelas criadas em queimadas ou em erupções vulcânicas, dispersando a luz azul, e criando a Lua vermelha ou o pôr do Sol vermelho.

    Lua vermelha e lua azul como ocorrem e por quê

    Lua azul e Lua Vermelha, diferenças de tonalidade.
    Créditos: NASA

    Portanto, Luas Vermelhas são mais comuns do que as Luas Azuis, em todos os sentidos. Mas nos dias que temos as famosas Luas Azuis, cheque você mesmo, e olhe para o leste logo ao anoitecer. Se ela realmente estiver azul quando não há nenhum vulcão por perto, é melhor ligar para o corpo de bombeiros...

    Fonte: NASA
    Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / Sky and Telescope
    29/07/15

    Gostou dessa matéria?

    Então curta nossa página no Facebook

    e junte-se a mais de 100 mil

    apaixonados pela Astronomia!


    Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

    Lua vermelha e lua azul como ocorrem e por quê

    Como ocorre Lua Azul?

    Lua azul é a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias. Esta é a definição mais difundida, mas já houve outras.

    O que causa a Lua fica vermelha?

    Mais conhecida como Lua de Sangue, trata-se de um eclipse lunar total, um fenômeno astronômico em que a Lua, a Terra e o Sol ficam alinhados. Nesse momento, a Lua entra na sombra da Terra, sendo encoberta e ganhando um tom avermelhado.

    Como que acontece a Lua de Sangue?

    A Lua Sangrenta ocorre quando um eclipse lunar e a Super Lua ocorrem simultaneamente. O Eclipse lunar consiste no alinhamento entre Sol, Lua e Terra, tendo em vista que esta fica entre os dois primeiros. A Super Lua, por sua vez, ocorre quando este satélite se aproxima o máximo possível da Terra.

    Por que a Lua muda de cor?

    No caso da Lua (e até o Sol) próxima do horizonte, a atmosfera mais densa “absorve” a cor verde, azul e violeta e deixa passar somente os tons vermelhos. O tom avermelhado fica mais intenso quando há partículas de queimadas, erupções vulcânicas ou poluição na atmosfera.