Marque a alternativa correta sobre a definição da língua brasileira de sinais

Gran Cursos Online é uma marca da empresa GRAN TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO S/A, CNPJ: 18.260.822/0001-77, SBS Quadra 02, Bloco J, Lote 10, Edifício Carlton Tower, Sala 201, 2º Andar, Asa Sul, Brasília-DF, CEP 70.070-120. Gran Cursos Online - © Todos os direitos reservados ®

Analise as afirmativas a seguir:

I. O sistema linguístico de natureza visual-motora da Libras possui uma estrutura gramatical própria e constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
II. É vedado às organizações concessionárias de serviços públicos brasileiros buscar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais – a Libras.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • D As duas afirmativas são falsas

A iconicidade na LIBRAS ocorre na produção e percepção de sinais por fazerem referência à imagem do seu significado, mas, segundo Ferreira Brito (1993), cada sociedade capta facetas diferentes, do mesmo referente, representadas através de seus próprios sinais, convencionalmente.
São considerados sinais icônicos:

  • A

  • B

    Marque a alternativa correta sobre a definição da língua brasileira de sinais

  • C

  • D

  • E

A capacidade de compreender a intenção do locutor de acordo com o contexto no qual a comunicação ocorre é uma definição

  • A da pragmática.

  • B da sintaxe.

  • C do objeto da oração.

  • D da semântica.

  • E do predicativo do sujeito.

(CONCURSO CRATO/2021) Analise as afirmativas considerando a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras): I. A estrutura morfológica das línguas de sinais compreende sequencialidade e simultaneidade. II. A expressão facial não é importante para comunicação com os surdos. III. A Libras não tem uma gramática. IV. Ponto de articulação ou locação é um parâmetro linguístico da Libras. V. Um sinal é icônico quando representa de forma semelhante o objeto a que se refere. Assinale a alternativa correta.

  • A Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

  • B Somente as afirmativas I e V são falsas.

  • C Somente as afirmativas II, III e IV são falsas.

  • D Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

  • E Todas as afirmativas são verdadeiras.

De acordo com Gesser (2009), sobre a Libras e as demais línguas de sinais, é CORRETO afirmar.

  • A Estão mais suscetíveis a variações regionais do que as línguas orais.

  • B Costumam surgir a partir de outras línguas de sinais. A Libras, por exemplo, se origina da Língua Gestual Portuguesa.

  • C Não é uma língua exclusivamente icônica.

  • D São versões sinalizadas da língua oral do país que a utiliza. No caso do Brasil, a Libras é uma versão sinalizada do português.

Atividade

Na atualidade, a Educação Especial é, explicitamente, considerada no Brasil, na perspectiva inclusiva, e regida pela PNEE de 2008, para que se efetive o atendimento às necessidades educacionais dos educandos, com a oferta, em contraturno, do Atendimento Educacional Especializado. Nesse sentido, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. O Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras oferece aulas de Libras, preferencialmente, com um professor/instrutor surdo.

Porque:

II. O professor surdo, por pertencer à comunidade surda, propaga e difunde sua cultura e serve de “modelo” para a construção da identidade do aluno surdo.

Agora, assinale a alternativa correta.

As afirmativas I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

A afirmativa I está correta, pois a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva inclusiva, de 2008, preconiza que o ensino de Libras (que acontece em um dos três momentos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o aluno surdo), é o momento do aprendizado da Libras, a qual deve ser ensinada por instrutor ou professor, fluente em Libras e, preferencialmente, surdo. A afirmativa II está correta, e justifica a primeira, pois o professor surdo é integrante da comunidade surda, compartilha da cultura surda e, por ser adulto, já constituiu sua identidade. Ao se apresentar como um adulto surdo, autossuficiente, cidadão, ele se torna um modelo para a constituição da identidade da criança surda.

As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa incorreta, pois a alternativa II é uma justificativa correta da I.

A afirmativa I é verdadeira, mas a II é falsa.

Alternativa incorreta, pois a alternativa II é verdadeira.

A afirmativa I é falsa, mas a II é verdadeira.

A alternativa está incorreta, pois a alternativa I está correta.

As afirmativas I e II são falsas.

Alternativa incorreta, pois ambas alternativas são corretas.

Atividade

Após muita luta e perseverança, os surdos brasileiros conseguiram o reconhecimento de sua língua, a Libras, e junto desse reconhecimento, questões como diferença linguística, cultura e identidade surdas também ganharam relevância. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A identidade surda constitui-se no interior da cultura surda e depende do convívio com outro surdo.

II. Para entender a cultura surda, é necessário enxergar o surdo como diferente, e não como deficiente.

III. Os surdos defendem sua própria escola, porque querem se tornar sujeitos da sua própria história.

IV. Uma das maiores produções culturais dos surdos refere-se à língua de sinais, no Brasil, a Libras.

Agora, assinale a alternativa correta.

Todas as afirmativas estão corretas.

Alternativa correta, pois a identidade surda depende da língua, da cultura e, principalmente, da existência de modelos surdos, portanto, do convívio entre os surdos. Ao se conceber a surdez como diferença linguística, o surdo passa a ser considerado alguém que apenas utiliza uma língua diferente e, em consequência, como a cultura está, intimamente, ligada à língua que se usa, considera-se a existência de uma cultura surda.

Os surdos entendem que só terão acesso a uma escola que lhes proporcionem uma aprendizagem significativa se a língua veicular nela for a Libras, a sua primeira língua. Apenas assim eles podem ter acesso a tudo que a escola oferece, ter metodologias pensadas para eles e, então, podem competir com igualdade com os ouvintes, tornando-se sujeitos de sua própria história. Nada é mais importante para a autonomia do surdo, para a constituição da sua identidade, para a existência de uma comunidade surda, com seus valores e cultura próprios, do que a existência de uma língua própria, no caso do Brasil, a Libras.

As afirmativas I, II e III estão corretas.

Alternativa incorreta, pois todas as afirmativas estão corretas.

As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Alternativa incorreta, pois todas as afirmativas estão corretas.

As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Alternativa incorreta, pois todas as afirmativas estão corretas.

As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Alternativa incorreta, pois todas as afirmativas estão corretas.

Atividade

A adoção da Libras constitui, sem dúvida, um avanço importante na educação dos surdos, pois minimiza um grande obstáculo em relação à aprendizagem desses indivíduos: a comunicação em sala de aula. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Com a oficialização da Libras como língua brasileira, a escolarização do surdo avançou muito e os surdos puderam se graduar em universidades e cursar pós-graduação.

Porque:

II. Conforme estabelecido pela Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a Lei da Libras, o surdo adquiriu o direito de ser educado em sua língua, sendo dispensado de aprender a Língua Portuguesa, em qualquer modalidade.

Agora, assinale a alternativa correta.

As afirmativas I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa incorreta, pois a afirmativa II está incorreta.

As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa incorreta, pois a afirmativa II está incorreta.

A afirmativa I é verdadeira, mas a II é falsa.

Alternativa correta, pois a afirmativa I está correta, porque, realmente, após a oficialização e o reconhecimento da Libras, os surdos puderam ser educados em sua língua e passaram a ter mais sucesso em suas escolaridades. Um exemplo são as coautoras deste texto, pois uma está cursando doutorado, e a outra, concluindo seu mestrado. Por sua vez, a afirmativa II está incorreta, porque a Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que oficializou a Libras, estabelece, no parágrafo único, do artigo 4º, que a Libras não pode substituir a modalidade escrita da Língua Portuguesa.

A afirmativa I é falsa, mas a II é verdadeira.

Alternativa incorreta, pois a afirmativa I está correta não a II.

As afirmativas I e II são falsas.

Alternativa incorreta, pois a afirmativa I está correta.

Atividade

Atualmente, os estudiosos admitem a existência de uma cultura surda, que é determinante para a construção da identidade da pessoa surda. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

A existência da cultura surda depende da língua de sinais.

Alternativa correta, pois é por meio da língua de sinais que os surdos se identificam, formam comunidades e difundem seus valores. Sem a língua de sinais, os surdos se sentiam como “não ouvintes” e, portanto, não possuíam uma cultura.

É fácil definir cultura surda.

Alternativa incorreta, pois a cultura surda depende da língua de sinais, que é proibida no oralismo.

É fácil definir cultura surda.

Alternativa incorreta, pois não é fácil definir cultura surda, mas é possível perceber que ela existe.

Os movimentos surdos são contrários à ideia da cultura surda.

Alternativa incorreta, pois os surdos lutam por sua língua e sua cultura. Graças aos movimentos surdos, a Libras foi reconhecida como língua oficial brasileira.

A cultura surda não está ligada ao Bilinguismo.

Alternativa incorreta, pois junto do Bilinguismo, há o biculturalismo e, assim, surge e se fortalece a cultura surda.

Atividade

A Libras foi oficializada como língua brasileira após um longo período de lutas da comunidade surda. Essa oficialização ocorreu por meio:

da Lei Federal nº 10.098, de 2000.

Alternativa incorreta, pois a a Lei Federal nº 10.098, de 2000, refere-se à acessibilidade e garante o direito ao intérprete de Libras.

do Decreto Federal nº 5.626, de 2005.

Alternativa incorreta, pois o Decreto Federal nº 5.626, de 2005, estabelece a Libras como componente curricular obrigatório para os cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia e como optativa para os demais cursos.

da Lei Federal nº 10.436, de 2002.

Alternativa correta, pois a Lei Federal nº 10.436, de 2002, Lei da Libras, substantivou a sigla LIBRAS, que agora é grafada como Libras, e garantiu ao surdo o direito de ser educado em sua língua natural.

do Decreto nº 7.611, de 2011.

Alternativa incorreta, pois o Decreto nº 7.611, de 2011, que contou com intensa participação dos surdos, garantiu a existência de escolas especializadas para os surdos, que se encontravam ameaçadas pela PNEE 2008. As escolas para surdos agora são denominadas “Escolas bilíngues para surdos”.

A Lei nº 13.146, de 2015.

Alternativa incorreta, pois a Lei nº 13.146, de 2015, Lei da Inclusão,  estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Qual a definição da Língua Brasileira de Sinais?

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Quais as características da língua brasileira de sinais?

É uma língua de modalidade gestual-visual, que se exprime através da combinação de sinais e expressões faciais, as chamadas expressões não manuais. Os sinais utilizados substituem as palavras de uma língua de modalidade oral-auditiva.

Quais são os conceitos sobre a língua de sinais na proposta de educação bilíngue para surdos?

A proposta bilíngüe também vai permitir ao aluno surdo, construir uma auto- imagem positiva, pois além de utilizar a língua de sinais como língua natural, vai recorrer à língua portuguesa para integrar-se na cultura ouvinte. O bilingüismo chama a atenção para o aspecto da identificação da criança surda com seus pares.