No quadro abaixo os organoides celulares 1 2 3 4 é 5 são respectivamente

As organelas celulares são estruturas localizadas no citoplasma que atuam no funcionamento da célula.

No quadro abaixo os organoides celulares 1 2 3 4 é 5 são respectivamente
As organelas funcionam como órgãos promovendo o funcionamento da célula

As organelas celulares são estruturas encontradas no citoplasma das células. Enquanto nas células eucarióticas, é encontrada uma variedade de organelas, nas células procarióticas, apenas um único tipo é encontrado: os ribossomos.

As organelas apresentam uma grande variedade de funções, mas todas possuem um objetivo principal: manter a célula viva e funcionando adequadamente.

No caso dos seres unicelulares, as organelas são responsáveis pela sobrevivência deles. De uma maneira geral, podemos dizer que as organelas celulares funcionam como verdadeiros órgãos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe a seguir as principais organelas encontradas nas células:

Organela Celular

Principais funções

Centríolos

Estão relacionados com o processo de divisão celular. 

Complexo Golgiense

Responsável pelo processo de glicosilação de proteínas e lipídios, síntese de carboidratos e secreção celular.

Glioxissoma

Responsável pela transformação dos lipídios em glicídios. Essa organela é exclusiva das células vegetais.

Lisossomo

Responsável pelo processo de digestão intracelular. Essa organela é exclusiva das células animais.

Mitocôndria

Responsável pela produção de energia. É nessa organela que ocorrem duas etapas do processo de respiração celular.

Peroxissomos

Responsável pela oxidação de ácidos graxos.

Plastos

Responsáveis por vários processos, tais como a fotossíntese e o acúmulo de substâncias. Essas organelas são exclusivas das células vegetais.

Retículo endoplasmático granuloso ou rugoso

Responsável pela produção de determinadas proteínas, síntese de fosfolipídios e glicosilação inicial das glicoproteínas.

Retículo endoplasmático não granuloso ou liso

Responsável pela produção de esteroides, fosfolipídios e ácidos graxos. Também degrada substâncias tóxicas.

Ribossomos

Responsável pela produção de proteínas. Podem ser encontrados livres no citoplasma ou em associação com o retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático granular.

Vacúolo de suco celular

Responsável por garantir o equilíbrio osmótico, além de atuar como reserva de substâncias. Essa organela é exclusiva das células vegetais.

BIO-EXERCÍCIOS ORGANELAS CITOTOPLASMÁTICAS 01) (UFRRJ-99) Sabe-se que as células do ácino ...

Description

BIO-EXERCÍCIOS ORGANELAS CITOTOPLASMÁTICAS 01) (UFRRJ-99) Sabe-se que as células do ácino no pâncreas são as responsáveis pela produção das enzimas pancreáticas. As estruturas que a nível celular são responsáveis por esse processo são: a) o complexo de Golgi e a mitocôndria. b) a membrana e o RER. c) o ribossoma e o REL. d) o RER e o complexo de Golgi. e) o REL e o complexo de Golgi. 02) (UNIMONTES/2003) O mau funcionamento dos lisossomos pode, em alguns casos, causar forte retardamento mental e morte prematura, assim como a silicose. Esse comprometimento se reflete na incapacidade dos lisossomos de: a) digerir substâncias acumuladas em seu interior. b) sintetizar e aproveitar os aminoácidos para síntese protéica. c) degradar compostos orgânicos extracelulares para obtenção de energia. d) utilizar substâncias inorgânicas para síntese de substâncias orgânicas. 03) (FUVEST-2001) Células animais, quando privadas de alimento, passam a degradar partes de si mesmas como fonte de matériaprima para sobreviver. A organela citoplasmática diretamente responsável por essa degradação é a) o aparelho de Golgi. b) o centríolo. c) o lisossomo. d) a mitocôndria. e) o ribossomo. 04) (FUVEST-2003) As mitocôndrias são consideradas as “casas de força” das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão dos alimentos. b) produzirem ATP com utilização de energia liberada na oxidação de moléculas orgânicas. c) consumirem moléculas de ATP na síntese de glicogênio ou de amido a partir de glicose. d) serem capazes de absorver energia luminosa utilizada na síntese de ATP.

e) produzirem ATP a partir da energia liberada na síntese de amido ou de glicogênio. 05) (FUVEST-2003) Um camundongo foi alimentado com uma ração contendo proteínas marcadas com um isótopo radioativo. Depois de certo tempo, constatou-se a presença de hemoglobina radioativa no sangue do animal. Isso aconteceu porque as proteínas do alimento foram: a) absorvidas pelas células sangüíneas. b) absorvidas pelo plasma sangüíneo. c) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de carboidratos. d) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de lipídios. e) digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na síntese de proteínas. 06) (UFRA-2004) Todas as estruturas celulares, internas e externas, apresentam papéis diferentes e representam para a célula o mesmo que os nossos órgãos em relação ao nosso organismo. Por isso, essas estruturas, em sua maioria, são classificadas como orgânulos, organelas ou organóides da célula. Abaixo, apresentamos duas séries de itens, indicados respectivamente por I, II, III, IV, V e A, B, C, D, E, que devem ser relacionados entre si, conforme a função que exercem na célula: I – Cloroplasto A- Lise celular II – Lisossomo B- Síntese de enzimas celulares III – Mitocôndria C-Síntese de ATP a partir da energia solar IV – Polirribossomo D- Síntese de ATP a partir da energia química dos alimentos V – Complexo de EFormação de Golgi grânulos de secreção Assinale a alternativa que correlações corretas a) I B – II C – III E – IV A – V D. b) I D – II A – III C – IV E – V B. c) I D – II B – III E – IV C – V A. d) I A – II C – III B – IV D – V E. e) I C – II A – III D – IV B – V E.

apresenta

as

07) (UNIFESP) No grão de arroz que ingerimos, o amido contido em seu interior encontra-se armazenado, inicialmente, a) dentro do vacúolo da célula vegetal.

b) em grânulos dispersos pelo citoplasma. c) no estroma dentro dos cloroplastos. d) nos espaços intercelulares da semente. e) nas vesículas do complexo de golgi. 08) (FUVEST/2003) Certas doenças hereditárias decorrem da falta de enzimas lisossômicas. Nesses casos, substâncias orgânicas complexas acumulam-se no interior dos lisossomos e formam grandes inclusões que prejudicam o funcionamento das células. a) O que são lisossomos e como eles contribuem para o bom funcionamento de nossas células? b) Como se explica que as doenças lisossômicas sejam hereditárias se os lisossomos não são estruturas transmissíveis de pais para filhos? 09)(PUCRS) Em um experimento com ratos de laboratório, um biólogo constatou que o aumento de substâncias tóxicas na circulação induzia os hepatócitos a intensificarem a fabricação, empacotamento e exocitose de enzimas desintoxicantes a fim de neutralizar a toxicidade no organismo. Tal constatação se deveu a uma observação citológica dos referidos hepatócitos, nos quais foi possível detectar: a) o aumento da área do retículo endoplasmático. b) o aumento na divisão mitocondrial. c) a diminuição do número de organelas. d) a diminuição da quantidade de ribossomos. e) a duplicação do nucléolo. 10) Dentre as afirmativas abaixo relacionadas escolha a(s) que mostra(m) relação entre estrutura celular e função. (01) Complexo de Golgi – síntese de esteróides. (02) Cloroplasto – respiração celular. (04) Ribossomo – histólise. (08) Nucléolo – produção glicose. (16) Polissomo – síntese de ácidos nucléicos. (32) Mitocôndria – metabolismo oxidativo. (64) Lisossomo – ação enzimática hidrolítica. a) 03 b) 07 c) 12 d) 96 e) NDA 12) (UFMG/2003) Assinale a alternativa da tabela abaixo cujos termos preenchem corretamente a frase seguinte: “As mitocôndrias estão imersas no

hialoplasma e têm por função a ..........I.........., fenômeno este que no seu aspecto geral é oposto à ..........II.......... . Esta ocorre no interior dos ..........III.......... . Ambos os organóides são capazes de se ..........IV.......... .” I II III IV respiração fotossíntese cloroplastos autoduplicarem a) b) c) d) e)

celular digestão celular respiração celular secreção celular síntese protéica

síntese protéica Fermentação

ribossomos

autodigerirem

cloroplastos

autodigerirem

Pinocitose

complexo de Golgi lisossomos

autoduplicarem

digestão celular

autodigerirem

13) (PUCRS/2001) Em um experimento com ratos de laboratório, um biólogo constatou que o aumento de substâncias tóxicas na circulação induzia os hepatócitos a intensificarem a fabricação, empacotamento e exocitose de enzimas desintoxicantes a fim de neutralizar a toxicidade no organismo. Tal constatação se deveu a uma observação citológica dos referidos hepatócitos, nos quais foi possível detectar a) o aumento da área do retículo endoplasmático. b) o aumento na divisão mitocondrial. c) a diminuição do número de organelas. d) a diminuição da quantidade de ribossomos. e) a duplicação do nucléolo. 14) (UNICAMP) No citoplasma das células são encontradas diversas organelas, cada uma com funções específicas, mas interagindo e dependendo das outras para o funcionamento celular completo. Assim, por exemplo, os lisossomos estão relacionados ao complexo de Golgi e ao retículo endoplasmático rugoso, e todos às mitocôndrias. a) Explique que relação existe entre lisossomos e complexo de Golgi. b) Qual a função dos lisossomos? c) Por que todas as organelas dependem das mitocôndrias? 15) (UEI) Considere o seguinte texto: “Quando uma espermátide se transforma em espermatozóide, seu... (I)... dá origem ao acrossomo, estrutura repleta de enzimas digestivas; suas... (II)... concentram-se na peça intermediária e seu (III) ...dá origem ao flagelo. Para completá-lo corretamente, os espaços I, II e III devem ser preenchidos, respectivamente, por: a) núcleo - reservas nutritivas - centríolo b) centríolo - reservas nutritivas - núcleo

c) núcleo - mitocôndrias - complexo de Golgi d) complexo de Golgi - reservas nutritivas núcleo e) complexo de Golgi – mitocôndriascentríolos 16) (UNICAMP) A figura a seguir mostra o esquema do corte de uma célula, observado ao microscópio eletrônico:

a) 01 b) 03 c) 07 d) 25 e) NDA 18) Um certo tipo de macromolécula destinada à membrana plasmática celular, depende de etapas nucleares e citoplasmáticas para sua produção, de acordo com os percursos esquematizados a seguir: DNA

RIBOSSOMOS

MEMBRANA PLASMÁTICA(I)

a) A célula é proveniente de tecido animal ou vegetal? Justifique. b) Se esta célula estivesse em intensa atividade de síntese protéica, que organelas estariam mais desenvolvidas ou presentes em maior quantidade? Por quê? 17) (UFPR) Observe as estruturas celulares, indicadas pelas setas numeradas no desenho a seguir, e selecione as alternativas corretas:

01)A estrutura 3 está envolvida na transmissão das características genéticas do indivíduo. 02) A remoção da estrutura 4 afetaria profundamente o processo de síntese de proteínas. 04) Se ocorrer uma anomalia na estrutura 5, o primeiro processo celular a ser afetado seria o mecanismo de produção de energia. 08) A estrutura 2 representa o retículo endoplasmático rugoso ou granular e é a organela responsável pela digestão intracelular. 16) A seqüência correta de estruturas envolvidas na síntese protéica, desde a entrada dos aminoácidos na célula até a eliminação da proteína pronta, é: 5,1,7. A soma das alternativas corretas é:

RNA

R.E.RUGOSO

COMPLEXO DE GOLGI

MEMBRANA PLASMÁTICA(II)

a) Por que essas etapas começam no núcleo? b) Qual é a composição da macromolécula ao final do percurso I? E do percurso II? Esclareça a diferença, baseando-se nas funções das organelas citoplasmáticas envolvidas em cada percurso. 19) (UFRN) Considere as seguintes estruturas de um espermatozóide: I - Acrossomo II - Retículo endoplasmático rugoso III -Complexo de Golgi O caminho percorrido pelas enzimas digestivas responsáveis pela perfuração do óvulo é: a) II e III e I b) III e II e I c) II e I e III d) I e II e III e) III e I e II 20) (UFV2000) A insulina começa a ser SINTETIZADA (1) em uma rede de túbulos membranosos achatados; é transferida para interior de cisternas empilhadas, onde sofre MODIFICAÇÕES (II) e, em seguida, é SECRETADA (III). Todos esses processos são dependentes de energia da RESPIRAÇÃO (IV). A correspondência CORRETA entre PROCESSO e ORGAN ELA é: a) (I) retículo endoplasmático liso, (II) lisossomo e (III) mitocôndria. b) (II) mitocôndria, (III) lisossomo e (IV) retículo endoplasmático liso.

c) (I) reticulo endoplasmático rugoso, (III) lisossomo e (IV) complexo de Golgi. d) (II) complexo de Golgi, (III) retículo endoplasmático liso e (IV) lisossomo. e) (I) retículo endoplasmático rugoso, (II) complexo de Golgi e (IV) mitocôndria. 21) (UERJ2000) HUMANO TEM MAIS DE 100 MIL GENES Pesquisadores da Incyte Pharmaceuticals mc. Da Califórnia revelaram que há em torno de 140 mil genes dedicados à elaboração de proteínas que programam as células do corpo humano. (Jornal do Brasil”, 25/09/1999) A síntese das proteínas, de acordo com a informação contida nos genes, ocorre por intermédio de: a) polirribossomos com moléculas de RNA mensageiro b) enzimas presentes nas membranas do complexo de Golgi c) ribossomos isolados ligados à membrana do envoltório nuclear d) mensagens nas enzimas da membrana do retículo endoplasniático granular 22) (FUVEST2OO1) O esquema representa uma célula secretora de enzimas em que duas estruturas citoplasmáticas estão indicadas por letras (A e B). Aminoácidos radioativos incorporados por essa célula concentram-se inicialmente na região A. Após algum tempo, a radioatividade passa a se concentrar na região B e, pouco mais tarde, pode ser detectada fora da célula.

23) (FATEC) “A silicose é uma doença muito comum em trabalhadores que lidam com amianto. Um dos componentes do amianto é a sílica, uma substância inorgânica que forma minúsculos cristais que podem se acumular nos pulmões. As células dos alvéolos pulmonares afetadas por estes cristais acabam sofrendo autólise”. Essa doença está relacionada com organóides citoplasmáticos denominados a) plastos b) lisossomos c) mitocôndrias d) centríolos e) ctiossomos 24) (UFES) Durante os processos infecciosos, ocorre uma maciça destruição de células e, com isso, a formação de pus; no entanto os processos de destruição celular podem ser realizados mesmo quando da ocorrência da metamorfose ou reorganização tecidual”. Considerando o texto anterior, responda: a) Qual é a organela citoplasmática responsável por tais processos? O que lhe confere tal característica? b) Como tais organelas se originam? 25) (PUCMG) Autofagia e autólise: a) são denominações diferentes para o mesmo fenômeno. b) são fenômenos diferentes, sendo que, no primeiro, - a célula capta partículas nutritivas do meio extracelular. c) são fenômenos diferentes, sendo que, no segundo, a célula é destruída pela ruptura dos lisossomos. d) constituem o mesmo tipo de fenômeno, em que a célula busca alimento nomeio extracelular. e) constituem o mesmo tipo de fenômeno, sendo que o primeiro corresponde à fagocitose e o segundo, à pinocitose. 26) (UFSM) O desenho representa o processo de:

a) Explique, em termos funcionais, a concentração inicial de aminoácidos radioativos na estrutura celular A. b) Como se explica a detecção da radioatividade na estrutura B e, em seguida, fora da célula?

AMABtS & MARTHOS. Fundamentos da Bologia Moderna. a) secreção celular: A representa a pinocitose e B, complexo de Golgi. b) digestão intracelular: A representa a fagocitose e B, os peroxissomos. c) digestão intracelular: A representa a formação do lisossomo e B, a dos peroxissomos. d) secreção celular: A representa a fagocitose e B, a formação de lisossomos. e) digestão intracelular: A representa a fagocitose e B,. a formação dos lisossomos. 27) (FUVEST2001) Células animais, quando privadas de alimento, passam a dégradar partes de si mesmas como fonte de matériaprima para sobreviver. A organela citoplasmática diretamente responsável por essa degradação é a) o aparelho de Golgi. b) a mitocôndria. c) o centríolo. d) o ribossomo. e) o lisossomo. 28) (UFPE2001) Nas células hepáticas substâncias tóxicas são metabolizadas para evitar danos ao organismo. É responsável por esta função: a) glioxissomo b)retículo endoplasmático liso c) lisossomo d) vacúolo digestivo e) dictiossomo 29) (PUCMG/2001) A água oxigenada é comumente aplicada em ferimentos para combater microorganismos, como, por exemplo, no caso da; bactérias causadoras do tétano. É CORRETO afirmar que: a) as bactérias patogênicas no caso são aeróbias. b) a água oxigenada é decomposta pelas partículas encontradas na sujeira. c) a água oxigenada é decomposta por substâncias, liberadas pelas bactérias. d) a decomposição da água oxigenada ocorre pela ação da catalase encontrada nos tecidos lesados. e) NDA 30) (UFC2001) Suponha que você esteja trabalhando com uma suspensão de células

animais, a partir da qual você deseje isolar uma proteína. Durante a preparação, vários lisossomas sofrem ruptura. Como conseqüência disso, ocorreria: a) liberação de ácidos nucléicos, que dificultariam o isolamento da macromolécula que você está tentando obter. b) liberação de ATP, que facilitaria o processo de isolamento da macromolécula de seu interesse. c) liberação de enzimas, que poderiam digerir a macromolécula que você está tentando isolar. d) liberação de macromoléculas protéicas recémsintetizadas nos lisossomas, o que aumentaria a quantidade da proteína a ser obtida. e) interrupção da síntese de proteínas enzimáticas nos lisossomas, diminuindo a quantidade da proteína a ser obtida. 31) (PUCMG) Observe a figura a seguir, que representa o corte transversal de um cílio de um protozoário. A estrutura apontada pela seta corresponde:

a) ao microtúbulo. b) à unidade de membrana. c) ao feixe esquelético calcificado. d) a tecido conjuntivo fibroso. e) a uma fibra conjuntiva elástica. 32) (PUCCAMP) O esquema a seguir representa um espematozóide humano.

Os centríolos e o complexo de Golgi participam respectivamente, na formação das estruturas a) I e II b) III e V c) V e III d) II e IV e)IVeI

33) (UFES) A hipótese de que as mitocôndrias se teriam originado de bactérias que, em algum momento do processo evolutivo, se associaram a uma célula eucariota, tem alguma sustentação científica. Cite três argumentos que fundamentam essa hipótese.

34) As mitocôndrias, organelas celulares relacionadas com a produção de energia (ATP), estão presentes em: a) células animais e vegetais. b)eucariotos e procariotos. c) células animais apenas. d) células vegetais apenas. e) procariotos. 35)(VUNESP) Se corarmos uma célula animal com um corante específico para RNA, a estrutura mais corada será a) o lisossomo. b) o complexo de Golgi. c) a mitocôndria. d) o nucléolo. e) o centríolo 36) A presença de cromatina sexual predominante em número de células femininas está relacionada a cromossomos: a) Y inativos b) X inativos c) autossômicos inativos d) autossômicos que não se dividiram e) autossômicos agregados 37)(PUCSP) Na aula de Biologia, o professor fez a seguinte afirmação: “A produção de ribossomos depende, indiretamente, da atividade dos cromossomos. Em seguida pediu a seus alunos que analisassem a afirmação e a explicassem. Foram obtidas cinco explicações diferentes, que se encontram a seguir citadas. Assinale a única afirmação correta: a) os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA ribossômico e proteínas, material utilizado na produção de ribossomos.

b) os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA mensageiro e proteínas, material utilizado na produção de ribossomos. c) os cromossomos contém DNA; este controla a síntese de ribonucleoproteinas que formarão o nucléolo e que, posteriormente, farão parte dos ribossomos. d) os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA transportador e proteínas, material utilizado na produção de ribossomos. e) os cromossomos, produzidos a partir do nucléolo, fornecem material para a organização dos ribossomos. 38) A hipótese simbiótica, propõe que mitocôndrias e cloroplastos (organismos procarióticos, até então), tenham penetrado no interior da célula eucariótica como uma forma de parasitismo que se transformou em uma relação de cooperação mútua... Ciências Biológicas, volume 1 Maurício Marczwski e Eduardo Vélez (adaptado) Sabemos que as mitocôndrias estão presentes no citoplasma de células animais, células vegetais e nos fungos, enquanto os cloroplastos são encontrados em células fotossintetizantes. Baseado nessas informações, podemos concluir que as vantagens às quais as mitocôndrias oferecem às células hospedeiras e o que elas proporcionam às organelas são as seguintes: a)as mitocôndrias realizam síntese de proteínas, que são fundamentais para a vida da célula. A célula fornece às mitocôndrias energia para suas atividades. b)as mitocôndrias realizam fotossíntese, liberando energia, que será utilizada para a manutenção da vida da célula. A célula fornece às mitocôndrias o seu material genético que lhes dá a capacidade de autoduplicação. c)as mitocôndrias realizam respiração, liberando energia, que será utilizada pela célula. A célula, por sua vez, fornece às mitocôndrias o seu material genético que lhes proporciona a capacidade de autoduplicação. d)as mitocôndrias realizam a digestão intracelular, fenômeno fundamental para a vida da célula. A célula fornece às mitocôndrias alimento e proteção. e)as mitocôndrias realizam respiração, liberando energia, que será utilizada na manutenção da vida da célula. A célula fornece às mitocôndrias alimento e proteção.

39) (UFRA) Analisando, atentamente, o enunciado sobre estudos citológicos “Os lisossomos(I) são vesículas de (II) membrana única contendo enzimas hidrolíticas(III) produzidas no (IV) (V) dictiossomos e agem na digestão de diversas substâncias orgânicas” Encontramos UM ERRO nos destaques assinalados com I,II,III,IV eV. ASSINALE-O: a) II b) III c) IV d) I e) V 40) A célula ao lado representa uma célula da mucosa intestinal humana. Ela atua na produção e na eliminação de muco, uma substância protetora e lubrificante do intestino. Esta célula possui uma organela bem desenvolvida esta organela tem como função nos espermatozóides de formar o acrossomo esta organela é:

a) Cloroplasto b) Complexo Golgiense c) Mitocôndria d) Lisossomo e) NDA 41)(Vunesp) Se fôssemos comparar a organização e o funcionamento de uma célula eucarionte com o que ocorre em uma cidade , poderíamos estabelecer determinadas analogias . por exemplo, a membrana plasmática seria o perímetro urbano e o hialoplasma corresponderia ao espaço ocupado pelos edifícios, ruas e casas com seus habitantes. O quadro abaixo reúne algumas similaridades funcionais entre cidade e célula eucarionte.

CIDADE I- Ruas e avenidas II- Silos e armazéns III- Central elétrica

CÉLULA EUCARIONTE 1 Mitocôndrias 2 Lisossomos 3 Retículo endoplasmático 4 Complexo de Golgi

IV -Casas com aquecimento solar V- Restaurantes e 5 Cloroplastos Lanchonete Correlacione os locais da cidade com as principais funções correspondente às organelas celulares e assinale a alternativa correta. a)I-3, II-4, III-1, IV-5 e V-2. b)I-4, II-3, III-2, IV-5 e V1. c)I-3, II-4, III-5, IV-1 e V-2. d)I-1, II-2, III-3, IV-4 e V5. e)I-5, II-4, III-1, IV-3´e V-2. 42)(Mackenzie-SP) Assinale a alternativa que apresenta uma característica que não é comum a cloroplastos e mitocôndrias. a)Pigmentos b)Produção de ATP c)Ribossomos d)Membrana dupla e)DNA próprio 43)(Ufpe) É função do aparelho de Golgi: a) a síntese de proteínas b) a secreção celular c)a respiração celular d) a digestão celular e) ao transporte de substancias 44) (Puc-SP) Assinale a alternativa que apresenta estruturas encontradas em todos tipos de células. a)centríolo, complexo de golgi e núcleo. b)ribossomos, membrana plasmática e hialoplasma c)núcleo, mitocôndrias e ribossomos d)hialoplasma, carioteca e reticulo endoplasmático e)parede celular, ribossomos e núcleo 45) (Enen-MEC) A especialização de células no desempenho de diversas atividades permite afirmar que as organelas predominantes nas fibras musculares, nas células pancreáticas e nos osteoclatos do tecido ósseo são ,respectivamente: a)citoesqueleto, reticulo endoplasmático e lisossomos b)citoesqueleto, complexo de golgi e reticulo endoplasmático c)vacúolo, complexo de golgi e lisossomos

d)mitocôndrias, reticulo endoplasmático vacúolo e)peroxissomos, vacúolo e mitocôndrias.

e

46) (Uff-RJ) Diversas espécie de peixes modificam a cor da pele quando submetidos a algumas variações do meio ambiente. As células responsáveis por essa alteração contêm grânulos de pigmentos que se espalham por toda a célula ou se agregam numa posição mais central da mesma, em resposta a estímulos hormonais ou nervosos. Assinale a opção que indica, corretamente, as estruturas celulares responsáveis pela movimentação dos grânulos de pigmentos no citoplasma. a)Desmossomos b)Dictossomos c) Glioxissomos d)Microtúbulos e)Ribossomos 47) (USC-94) O citoplasma de uma célula eucariótica está compreendido no espaço entre as membranas nuclear e citoplasmática. Sobre esse componente celular, é CORRETO afirmar: 01. É uma mistura complexa de substâncias orgânicas e inorgânicas. 02. Ao microscópio eletrônico, apresenta-se heterogêneo. 04. Existem, em seu interior, várias organelas que desempenham funções definidas. 08. Pode-se observar facilmente o seu movimento de ciclose em células vegetais. 16. Todas as organelas citoplasmáticas são comuns a todas as células de todos os grupos de seres vivos. 32. Não apresenta microtúbulos em seu interior. Assinale a opção que contem a soma das afirmações corretas: a) 22 b) 18 c) 15 d) 61 e) 16 48) (PUC-SP) O termo ciclose é empregado para designar: a) movimentos citoplasmáticos que não acarretam alterações da forma celular e que

podem arrastar determinadas estruturas e inclusões. b) uma estrutura circular dos cromossomos das bactérias. c) uma série de movimentos circulares de hemáceas em torno de coágulos. d) a formação de anéis nos cromossomos de certas moscas. e) a propriedade dos leucócitos de atravessar paredes de vasos sangüíneos e assim circular por entre os tecidos. 49) (UF-SE) Considere as seguintes estruturas celulares: I- retículo endoplasmático.II- complexo de Golgi. III- grânulos de secreção. A seqüência de estruturas em que seria encontrado um aminoácido radioativo, desde a entrada até sua saída da célula, é, respectivamente: a) III, II, I b) II, I , III c) III, I, II d) I, II, III e) II, III, I 50) (PUC-RJ) Um material sintetizado por uma célula é "empacotado" para ser secretado para o meio externo no: a) retículo endoplasmático b) nucléolo c) complexo de Golgi d)vacúolo secretor e) lisossomo 51) (UFRS) Além de armazenar secreções, como o suco pancreático, essa organela pode sintetizar polissacarídios, como os que compoõem o muco intestinal, no homem. A organela a que se refere o texto acima é o: a) ribossomo b) ergastoplasma c) retículo endoplasmático d) condrioma e) complexo de Golgi 52) (CESGRANRIO) Assinale a afirmativa correta sobre a maneira como os seres vivos retiram a energia da glicose. a) O organismo, como precisa de energia rapidamente e a todo tempo, faz a combustão da glicose em contato direto com o oxigênio.

b) Como a obtenção de energia não é sempre imediata, ela só é obtida quando a glicose reage com o oxigênio nas mitocôndrias. c) A energia, por ser vital para a célula, é obtida antes mesmo de a glicose entrar nas mitocôndrias usando o oxigênio no citoplasma, com liberação de duas (02) moléculas de ATP (glicólise). d) A energia da molécula de glicose é obtida através da oxidação dessa substância pela retirada de hidrogênios presos ao carbono (desidrogenações), que ocorre a nível de citoplasma e mitocôndrias. e) A obtenção de moléculas de ATP é feita por enzimas chamadas desidrogenases (NAD) depois que a molécula de oxigênio quebra a glicose parcialmente no hialoplasma (glicólise). 53) A célula é um estrutura que realiza suas várias funções de uma maneira dinâmica.

citoplasmática haverá maior concentração deste aminoácido? a) Mitocôndria. b) Ribossoma. c) Retículo endoplasmático liso. d) Lisossoma. e) Aparelho de Golgi. 55) (UGF) O aspecto comum do Complexo de Golgi em células animais, deduzido através de observações ao microscópio eletrônico, é de: a) vesículas formadas por membrana dupla, a interna sem granulações e com dobras voltadas para o interior. b) vesículas formadas por membrana dupla em que a membrana interna, granulosa, emite prolongamentos em forma de dobras para o interior. c) membranas formando tubos anastomosados com dilatações em forma de discos. d) membranas lisas delimitando vesículas e sacos achatados que se dispõem paralelamente. e) membranas granulosas delimitando vesículas e sacos achatados que se dispõem paralelamente. 56) (FATEC-SP) O esquema a seguir representa basicamente o processo da digestão intracelular. As estruturas numeradas 1, 2, e 3 representam, respectivamente:

O esquema acima, de uma célula em atividade, só NÃO mostra a: a) correlação funcional existente entre organelas celulares. b) captura de substâncias pela célula num processo denominado endocitose. c) circulação de substâncias por vesículas membranosas da célula. d) liberação de excreção lipídica para o meio extracelular onde vão atuar. e) produção, armazenagem e atuação de enzimas digestivas. 54) (UNI-RIO) A utilização racional da radioatividade em vários campos da pesquisa tem permitido a compreensão de fenômenos importantes. Por exemplo, é possível fornecer a uma cultura de células aminoácidos marcados com isótopos radioativos e, através de técnicas especiais, acompanhar seu trajeto na célula. Se isto for feito com um aminoácido que entra na composição das enzimas digestivas de um macrófago, em que organela

a) ergastoplasma, fagossomo e vacúolo digestivo. b) retículo endoplasmático liso, complexo de Golgi e vacúolo digestivo. c) retículo endoplasmático liso, ergastoplasma e complexo de Golgi. d) ribossomos, ergastoplasma e fagossomo. e) ergastoplasma, complexo de Golgi e vacúolo digestivo. 57) (U. LONDRINA) Os grânulos que, ao microscópio eletrônico, são vistos sobre o retículo endoplasmático são os: a) ribossomos. b) mitocôndrios. c) citocromos.

d) corpúsculos de Golgi. e) vacúolos de pinocitose. 58) (PUC-SP) Considere os seguintes eventos: I- Fusão do fagossomo com lisossomo. II- Atuação das enzimas digestivas. III- Clasmocitose. IV- Formação do fagossomo. A seqüência correta em que esses eventos ocorrem no processo de englobamento e digestão intracelular de partículas em uma célula é: a) I - II - III - IV d) IV - I - II - III b) II - I - III - IV e) II - III - I - IV c) III - I - IV – II 59) (UECE) O ergastoplasma é a região formada por cavidades tubulares, em cuja periferia situam-se numerosos ribossomos, constituindo local de: a) circulação celular b) respiração celular c) digestão protéica d) síntese de lipídios e) síntese proteica 60) (UFRN) Uma célula animal que sintetiza, armazena e secreta enzimas, deverá ter bastante desenvolvidos o: a) retículo endoplasmático granular e o complexo de Golgi. b) retículo endoplasmático agranular e o complexo de Golgi. c) retículo endoplasmático granular e os lisossomos. d) complexo de Golgi e os lisossomos. e) complexo de Golgi e o condrioma. 61) (PUC-SP) A estrutura representada no desenho abaixo é:

a) o complexo de Golgi, corpúsculo rico em ácidos nucleicos, presente no núcleo de células secretoras.

b) o complexo de Golgi, responsável pela síntese de enzimas da cadeia respiratória, presente no citoplasma de vegetais inferiores. c) a mitocôndria, orgânulo responsável pela respiração celular. d) o complexo de Golgi, que tem por função armazenar substâncias a serem secretadas pela célula. e) a mitocôndria, orgânulo rico em DNA, RNA e enzimas, preente tanto no núcleo como no citoplasma das células secretoras. 62) (UFCE) A síntese de lipídios ocorre no: a) nucléolo. b) retículo endoplasmático liso. c) citosol. d) retículo endoplasmáico rugoso. e) citoesqueleto. 63) (PUC-RJ) A síntese de proteínas para exportação em eucariontes acontece principalmente ao nível de: a) envoltório nuclear. b) ribossomos nucleares. c) membranas do complexo de Golgi. d) membranas do retículo endoplasmático rugoso. e) membranas do retículo endoplasmático liso. 64) (PUC-RS) “Na célula nervosa, ao contrário do corpo celular, o axônio não apresenta substância de Golgi nem retículo endoplasmático rugoso. Além disso há pouquíssimos ribossomos no axônio.” O texto acima permite deduzir que o axônio é uma região do neurônio que: a) apresenta intensa síntese de lipídios. b) dispõe de numerosos grânulos glicídicos. c) provavelmente é inativa para síntese proteica. d) apresenta uma intensa síntese de hormônios. e) provavelmente é muito ativa para síntese proteica. 65) (UFAC) A movimentação em meio líquido, captura de alimento ou limpeza de superfície são problemas que podem ser resolvidos por células dotadas de flagelos (espermatozóides humanos) ou de cílios (Paramecium, protozoário de água doce). A organela capaz de originar os cílios e os flagelos é denominada: a) microfilamento. b) núcleo. c) centríolo. d) cromossomo. e) nucléolo.

66) (PUC-SP) A estrutura apontada pela seta 1 é derivada do(da) e chama-se, respectivamente:

a) do conjunto de lisossomos, acrossoma. b) da membrana nuclear, peroxissomo. c) do complexo de Golgi, acrossomo. d) das mitocôndrias, condrioma. e) do complexo de Golgi, ergastoplasma. 67) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) Para que ocorra a digestão no interior de uma ameba, é necessário que os fagossomos fundam-se a: a) lisossomos. b) mitocôndrias. c) ribossomos. d) cinetossomos. e) desmossomos. 68) (PUCCAMP-SP) Observe o esquema e na tabela a seguir, assinale a alternativa que identifica corretamente as organelas e os processos celulares representados em I e II:

I II a) ribossomo - mitocôndria - respiração síntese de açúcares b) cloroplasto - ribossomo - respiração fotossíntese c) cloroplasto - mitocôndria - respiração fotossíntese d) mitocôndria - cloroplasto - fotossíntese respiração e) mitocôndria - ribossomo - respiração síntese de açúcares

69) (ASSOCIADO-91) Durante a metamorfose dos anfíbios, a cauda desaparece ao mesmo tempo em que os seus constituintes celulares são digeridos e seus produtos são utilizados no desenvolvimento do animal. A organela que participa ativamente deste processo é: a) o lisossoma. b) o peroxissoma. c) a mitocôndria. d) o plasto. e) o centríolo. 70) (PUC-RS) A inativação de todos os lisossomos de uma célula afetaria diretamente a: a) síntese protéica. b) digestão intracelular. c) síntese de aminoácidos. d) circulação celular. e) secreção celular. 71) (UFSE) Qual a alternativa da tabela abaixo cujos termos preenchem corretamente a frase seguinte? “Os lisossomos têm como função I e são produzidos na organela chamada II .” I a) síntese proteínas b) síntese açúcares c) digestão intracelular d) síntese proteínas e) digestão intracelular

II de cloroplasto de cloroplasto retículo endoplasmático de retículo endoplasmático complexo de Golgi

72) (UFRS) A organela celular que atua na regressão da cauda dos girinos, durante a sua metamorfose, denomina-se: a) complexo de Golgi b) lisossomo c) condrioma d) flagelo e) ergastoplasma 73) (CESGRANRIO-RJ) A propósito de cílios e flagelos é correto afirmar: a) Os cílios são responsáveis pela locomoção de procariontes e os flagelos, de eucariontes. b) Só se encontram os cílios em relação com o movimento vibrátil de células fixas e os flagelos em

relação com a locomoção de seres unicelulares. c) Ambos são estruturas de função idêntica que se distinguem por diferenças quanto ao tamanho e ao número por célula. d) Os cílios determinam a movimentação de fluidos extracelulares, o que não pode ser realizado pelos flagelos. e) O movimento flagelar é ativo e consome energia, em oposição ao movimento ciliar, que é passivo e provocado pelas correntes líquidas intracitoplasmáticas.O processo de regressão da cauda dos girinos, durante sua metamorfose denomina-se: a) autofagia b) hidrólise c) autólise d) citose e) autotrofia 74) (FCMSC-SP) Nas células, a destruição de organelas é função das organelas chamadas: a) lisossomos. b) complexo de Golgi c) mitocôndrias. d) retículo endoplasmático e) centro celular 75) O processo de destruição de organelas no interior das células é um processo chamado: a) autofagia b) hidrólise c) autólise d) citose e) autotrofia 76) (PUC-RS) Certos tipos de leucócitos são atraídos pelas bactérias invasoras, sofrem mudanças em sua forma e englobam essas bactérias as quais destroem por ação degradativa de enzimas. Esse fenômeno, chamado fagocitose, somente se completará permitindo a digestão do material englobado, desde que o vacúolo formado se una à organela celular denominada: a) ribossomo b) microfilamento c) microtúbulo d) peroxissomo e) lisossomo 77) (Mackenzie -SP) Considere as seguintes funções atribuídas a uma organela celular:

I- Vesícula com enzimas. II- Realiza digestão de materiais endógenos e exógenos III- Forma-se a partir do complexo de Golgi. Esta organela é designada: a) lisossomo b) plasto c) mitocôndria d) ribossomo e) dictiossomo 78) (U.C.MG) De acordo com o esquema a seguir, na autólise ocorre:

a) danificação da membrana do número 5. b) destruição da membrana do número 1. c) não formação do número 2. d) fusão dos números 4 e 5. e) rompimento da membrana do número 4. 79) (Mackenzie-SP) Considere as seguintes funções atribuídas a uma organela celular: I- Armazenamento de substâncias. II- Secreção celular. III- Formação de lisossomas. Esta organela é: a) plasto. b) mitocôndria. c) complexo golgiense. d) retículo endoplasmático. e) vacúolo. 80) (PUC-RJ-95) Células do fígado possuem até duas mil mitocôndrias, ocupando cerca de 1/5 do seu volume. O número alto de mitocôndrias nestas células pode ser explicado porque as células hepáticas: a) são maiores que as demais células do corpo. b) apresentam respiração aeróbica. c) têm grande atividade metabólica. d) têm volume citoplasmático maior que o nuclear. e) produzem enzimas digestivas em grande quantidade.

81) (U.VAle dos Sinos-RS) Ao analisar os tecidos conjuntivo e muscular, nota-se que esta organela celular existe em maior número nas células musculares; isto é devido à maior necessidade de que estas células apresentam para manter seu metabolismo que é mais acelerado. A lacuna é corretamente preenchida por: a) síntese protéica b) síntese glicídica c) síntese de enzimas d) síntese lipídica e) síntese de ATP 82) (UFRN) No interior de cloropastos e mitocôndrias são encontradas pequenas quantidades de DNA, RNA e ribossomos. Tais componentes permitem que os cloroplastos sejam capazes de realizar: a) fluorescência e síntese lipídica. b) fotossíntese e secreção celular. c) autoduplicação e síntese proteica. d) ciclo de Krebs e síntese de ATP. e) fermentação anaeróbica e síntese de clorofila. 83) (UNI-RIO) Cientistas propõem a hipótese de que certas organelas originaram-se de organismos que há mais de um bilhão de anos passaram a viver simbionticamente com eucariotos antigos. Apóiam-se no fato de que essas organelas possuem DNA próprio, semelhante ao das bactérias, podendo-se auto-replicar. Essas organelas são: a) mitocôndrias e ribossomos. b) mitocôndrias e cloroplastos. c) mitocôndrias e dictiossomos. d) dictiossomos e cloroplastos. e) dictiossomos e cloroplastos. 84) (CESGRANRIO-RJ) O desenho abaixo corresponde a um corte transversal da ultraestrutura de:

a) microvilosidade. b) estereocílio c) cílio ou flagelo. d) pseudópodo e) axônio. 85) Um cílio cortado transversalmente e examinado ao microscópio eletrônico revela em seu interior: a) uma fibra central b) duas microfibrilas centrais e dezoito periféricas c) cinco microfibrilas centrais d) onze microfibrilas centrais e outras periféricas e) nove trios de microtúbulos periféricos 86) (PUC) Os orgânulos celulares em questão podem ser encontrados, ao mesmo tempo, em uma: a) hemácia humana. b) célula bacteriana. c) célula meristemática de uma angiosperma. d) célula embrionária de um mamífero. e) célula de cianofícea. 87) Identifique a opção que enumera as organelas celulares presentes em células vegetais e as associa corretamente com suas funções na célula vegetal. a) Mitocôndria-respiração; centríolos-orientação da divisão; cloroplasto-fotossíntese. b) Vacúolo-acúmulo de água; ribossomorespiração; cloroplasto-fotossíntese. c) Cloroplasto-fotossíntese; mitocôndriarespiração; ribossomos-digestão. d) Mitocôndria-fotossíntese; cloroplasto-respiração; ribossomos-síntese protéica. e) Membrana celular-revestimento; mitocôndriarespiração; cloroplasto-fotossíntese. 88) (PRISE/2005)Quando uma pessoa é acometida de alguma doença infecciosa, causada por bactérias, deve procurar um médico que, provavelmente, para combater essa moléstia, lhe administrará certos medicamentos, como antibióticos. Esses medicamentos têm a capacidade de bloquear a síntese de proteínas que ocorre nesses seres, causadores da infecção, porque...

a) estimulam, cada vez mais, a proliferação dessas bactérias. b) não matam as bactérias e a pessoa permanece doente. c) atuam sobre as mitocôndrias fornecendo mais energia a esses seres. d) inibem a secreção celular ao nível do retículo endoplasmático rugoso. e) atuam sobre os ribossomos e, dessa forma, evitam a proliferação das bactérias.

organismo. Analise o processo representado e faça as questões propostas:

89) (UEPA) Observe a figura abaixo:

a) Nomeie os processos que ocorrem com as células de defesa nas etapas II e III. b) Explique o processo que ocorre na etapa III.

a) Que função ou atividade estão realizando os leucócitos indicados pelo n° 1 ? Descreva esta tarefa. b) Que função ou atividade estão realizando os leucócitos indicados pelo n° 2? Descreva esta tarefa. c) Como se chamam os grãnu.los contidos nos leucócitos e que são utilizados para realizar a atividade descrita para a célula n° 3? O que estes grânulos contém que lhes permite realizar esta função? 90) (PROSEL-UEPA/2005) Quando o organismo sofre uma lesão que exponha os tecidos constituintes da pele, agentes patogênicos (bactérias) invadem o organismo. Para defender o organismo, determinadas células liberam substâncias químicas como a histamina, causando reações orgânicas que atraem células de defesa para o local lesionado. O desenho ilustra um esquema simplificado do processo de defesa do

91) (UEPA/96) Dispersas no citoplasma encontramos minúsculas estruturas, entre as quais os organóides e as Inclusões. Sobre tais estruturas pergunta-se: a) Que estruturas reunidas constituem o ergastoplasma? b) Que estrutura substitui fisiologicamente as mitocôndrias nas células procariáticas? c) Qual a contribuição dos Lissomas no processo de digestão celular e em autólises? d) Em que difere um Fagossorma de um Pinossoma? e) Em que diferem os Leucoplástos dos Cromoplastos?