Nota de rodapé é relação de fontes que é lida, porém, não se citou no projeto

Destinam-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmação ou justificar uma informação que não será incluída no texto. As notas devem limitar-se ao mínimo necessário.

São apresentadas conforme a seguir:

a) localização - devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 5 cm (padrão do editor de texto);

b) espaçamento entrelinhas - simples;

c) alinhamento - justificado;

d) fonte - a mesma do texto e tamanho 10;

e) continuação do texto da nota - a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o número da nota.

Nota de rodapé é relação de fontes que é lida, porém, não se citou no projeto

As notas de rodapé podem ser notas de referência ou notas explicativas.

NOTAS DE REFERÊNCIA          

As notas de referência indicam as fontes utilizadas para corroborar as afirmações contidas no trabalho. A Biblioteca da FCE indica que as notas de referência sejam usadas apenas no caso de citação de citação (apud=citado por, conforme, segundo).

A apresentação do sistema de notas de referência e o uso de expressões latinas nesse sistema são detalhados a seguir de acordo com a norma NBR-10520 (ABNT, 2002) para citações de documentos, para fins de conhecimento e interpretação desse sistema. Porém, esse não é o sistema recomendado para uso nos trabalhos acadêmicos produzidos pelos alunos e professores da FCE.

APRESENTAÇÃO 

Esse sistema apresenta o sobrenome do autor, data da publicação e demais dados inseridos em nota de rodapé que facilita a identificação da fonte do trecho ou das ideias citadas no texto.

Quando um autor é citado pela primeira vez no trabalho, sua obra deve ter a referência completa em nota de rodapé. As citações posteriores da mesma obra podem ser indicadas de forma abreviada através das expressões latinas.

Ex.:

No texto:

O desenvolvimento brasileiro é influenciado pelos desenvolvimentistas.1

 Na nota de rodapé:

1       LIMA SOBRINHO, André. O desenvolvimento brasileiro. Rio de           Janeiro: Campus, 1975.  (na primeira vez que aparece no texto).

2    Ibidem, p. 90.  (na mesma obra, e quando citado logo após a                  citação da nota 1).

Na lista de referências:                     

LIMA SOBRINHO, André. O desenvolvimento brasileiro. Rio de Janeiro: Campus, 1975.

A numeração das notas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada capítulo. Não se inicia a numeração a cada página, portanto, a numeração das notas deve ser reiniciada a cada novo capítulo.

USO DE EXPRESSÕES LATINAS

As expressões latinas devem ser usadas somente em notas de rodapé, exceção para as expressões apud, sic e et al. que podem ser usadas no texto.

Para fazer citações subsequentes de um mesmo documento se usa algumas expressões latinas tais como:

Idem ou =mesmo autor

Ex.: RODRIGUES, 1998, p. 15.

       Id., 2001, p. 25

       Ibidem ou Ibid. = na mesma obra

Ex.: FERRARI, 1995, p. 105.

        Ibid., p. 125.

Opus citatum, Opere citato ou cit. = obra citada

Ex.: GUIMARÃES, 1996, p. 38.

FERITAS, 1990, p. 42-43.

GUIMARÃES, op.cit., p. 40.

Passim – aqui e ali = em diversas passagens

Ex.: BINS, 1998, passim.

Loco citato ou cit. = no lugar citado

Ex.: TOMASELLI; SILVA, 1996, p. 30-42.

TOMASELLI; SILVA, loc.cit.

 Cf.– confira, confronte

Ex.: Cf. FONTOURA, 1996.

Sequentia ou seq. = seguinte ou que se segue

Ex.: WEBER, 1982, p. 17 et. seq.

NOTAS EXPLICATIVAS

Usadas para esclarecimentos que não necessitem ser incluídos no texto. A numeração das notas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada capítulo. Não se inicia a numeração a cada página, portanto, a numeração das notas deve ser reiniciada a cada novo capítulo (ABNT, NBR 10520, 2002).

Qual o conceito da nota de rodapé?

Notas de rodapé As notas de rodapé têm a finalidade de prestar esclarecimentos ou inserir no trabalho considerações complementares, cujas inclusões no texto interromperiam a seqüência lógica da leitura. Devem ser reduzidas ao mínimo e aparecer em local tão próximo quanto possível do texto.

O que deve constar na nota de rodapé?

Uma nota de rodapé é uma referência colocada na parte inferior de uma página ou no rodapé. Ao escrever seu trabalho de pesquisa, você pode usar uma nota de rodapé para citar fontes de fatos ou citações. Notas de rodapé são referenciadas no texto da mesma maneira que uma citação.

Pode fazer citação em nota de rodapé?

As notas de rodapé como referências bibliográficas devem seguir o mesmo formato de uma referência bibliográfica e funcionam tanto para citações diretas, quanto para citações indiretas. O único cuidado especial que se deve ter é que no final da citação deve-se incluir o número referente a uma nota de rodapé.

Quando usar nota de rodapé ou citação?

Quando um autor é citado pela primeira vez no trabalho, sua obra deve ter a referência completa em nota de rodapé. As citações posteriores da mesma obra podem ser indicadas de forma abreviada através das expressões latinas.