O que a equipe de Rutherford esperava que fosse ocorrer com a lâmina de ouro ao receber o impacto das partículas alfa?

892 palavras 4 páginas

FANOR - Faculdade Nordeste Química Geral Experimental
Curso: Eng. De Produção
Prof: Milton Ferreira

Estudo Dirigido I

1) Descreva o modelo atômico de Thomson, justificando cada uma de suas características com base nas descobertas mais importantes daquela época.

2) Em relação à experiência de Eugen Goldstein com os raios canais, responda:
a) O que levou os cientistas a investigar a existência de partículas com carga elétrica positiva?
b) Como os cientistas concluíram que as menores partículas positivas tinham massa 1836 vezes maior que a massa do elétron?
c) Qual o valor da carga elétrica dos prótons.

3) Sobre o bombardeamento de lâminas metálicas com partículas alfa, responda:
a) O que a equipe de Rutherford esperava que fosse ocorrer com a lâmina de ouro, ao receber o impacto das partículas alfa?
b) O que Rutherford observou de surpreendente com essa experiência?
c) A experiência de Rutherford implicou quais mudanças no modelo atômico de Thomson?

4) Descreva as bases do modelo atômico de Rutherford e comente as contradições que esse modelo apresentava e que impediam a sua total aceitação.

5) Sobre o modelo atômico de Bohr, responda os itens abaixo:
a) No que Bohr se baseou para construir seu modelo atômico?
b) Quais os postulados propostos por Bohr?
c) Quando podemos dizer que um átomo se encontra em seu estado fundamental?
d) O que ocorre quando um elétron “salta” para um nível de energia imediatamente superior ou imediatamente


Relacionados

  • QUIMICA APLICADA À ENGENHARIA AMBIENTAL

    1166 palavras | 5 páginas

    Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual Atividade de Avaliação a Distância Unidade de Aprendizagem: Avaliação dos Impactos dos Acidentes de Trânsito Curso:TECNOLOGO EM GESTÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO Professor: LUIZ ANTONIO GIARDINO GRAZIANO Nome do aluno: GELSON LUIZ ZAUER Data: 15/09/14 Orientações: Procure o professor sempre que tiver dúvidas. Entregue a atividade no prazo estipulado. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.….

  • Pré Lab - Eletrolise

    1694 palavras | 7 páginas

    26 26 ÁREA 1 - FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Engenharia Ambiental e Sanitária Engenharia Civil Engenharia da Computação Engenharia de Controle e Automação Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Manual de Laboratório – Química Aplicada à Engenharia Professores: Aldenor Gomes, Ana Carla Dias, Douglas Gonçalves, Elecy Moreno, Luana Sena, Maricleide Lima e Tatiana Oliveira. 5o Experimento – ELETROQUÍMICA: PILHAS E ELETRÓLISE 1) OBJETIVOS  Observar as diferenças dos processos….

  • O impacto da engenharia na sociedade

    5832 palavras | 24 páginas

    Introdução a Engenharia O Impacto da Engenharia na Sociedade Cuiabá, MT 03/2012 Introdução a Engenharia O Impacto da Engenharia na Sociedade Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de introdução a engenharia como parte de avaliação do semestre em questão. Cuiabá, MT 03/2012 Introdução A engenharia teve inicio a cerca de sete milhões de anos. De acordo com os estudos paleontólogos, os primeiros hominídeos eram carnívoros como não possuíam dentes ou garras afiados, necessitavam….

  • Resenha do livro: vale a pena estudar eng. química

    1428 palavras | 6 páginas

    PENA ESTUDAR ENGENHARIA QUÍMICA” de Marcos Aurélio Cremasco. Resenha do Livro “Vale a pena estudar Engenharia Química” Autor: Marcos Aurélio Cremasco. O livro “Vale a pena estudar Engenharia Química” nos traz uma visão completa de parâmetros da profissão de Engenheiro Químico. Mostrando o que é Engenharia Química, o que um engenheiro químico faz, suas áreas de atuação, a história da Engenharia Química na Brasil e no mundo, e como se deve ter ética na profissão de engenheiro química. Para Marcos….

  • Relatório Visita ao DEQ - UEM

    3579 palavras | 15 páginas

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA QUÍMICA RELATÓRIO DE VISITA AO DEQ Alunos:R.A.: Professor: RESUMO Este relatório tem como objetivo apresentar os principais fatos e conclusões da visita técnica ao Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UEM,que ocorreu no dia 26 de março de 2014. Nesta visita, foram conhecidas as instalações do departamento, das quais se classificam….

  • Diretrizes curriculares do mec (engenharia civil)

    1210 palavras | 5 páginas

    Diretrizes Curriculares do MEC Nome: Diego César Silva Curso: Engenharia Civil Matéria: Introdução a Engenharia Civil Instituição: Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO CNE/CES 11, DE 11 DE MARÇO DE 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, tendo em vista o disposto no….

  • INTRODUÇÃO A GEOENGENHARIA

    2108 palavras | 9 páginas

    falar sobre a procura de matéria-prima e recursos naturais para obras de engenharia, no âmbito da contribuição da geologia em obras de engenharia. Com este trabalho pretendemos levar ao leitor, à entender o que é matéria-prima e recursos naturais, quais são as etapas da procura dos mesmo, que aspectos levar em consideração na procura deles. Mencionare-mos também alguns dos recursos mais usados nas obras, e transformação e aplicação como matéria-prima e importância desses recurso. Mencionare-mos alguns….

  • Engenharia nos Dias de Hoje

    4101 palavras | 17 páginas

    UM PANORAMA ATUAL DA ENGENHARIA DA PRODUÇÃO Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha - Porto Alegre - Junho 2002Um Panorama Atual da Engenharia da Produção – Junho 2002 Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha 2 Posicionamento da Engenharia de Produção como área de conhecimento. Este documento foi elaborado de modo a esclarecer, de forma sucinta, na forma de tópicos de interesse específico, algumas questões básicas quanto às funções e ao modo de atuação da Engenharia de Produção (EP), bem como seu enquadramento….

  • Geotecnia viaria

    1836 palavras | 8 páginas

    Planejamento da Aula 1 -Apresentação pessoal 2 -Ementa 3 -Unidades de ensino/cronograma 4 –Calendário das avaliações e distribuição dos pontos 5 -Bibliografia 6 – Conceito Fundamental de Solos Conceito de Solos em outras Ciências Geotecnia na engenharia civil Emprego dos solos na construção civil Fundamentação científica Outras ciências da terra Fases do solo (fase sólida, fase líquida e gasosa) Classificação da água contida no solo Água de Constituição Água adesiva ou adsorvida Água livre….

  • ciencias exatas na carreira agronomica

    2230 palavras | 9 páginas

    Agronomia A Física, Química e Matemática aplicadas, correspondem aos segmentos mais práticos dessas ciências, de acesso e utilidades de diversas áreas de graduação, além da Agronomia. As ciências aplicadas se encontram cada vez mais úteis nos melhoramentos das condições em todos os campos do saber, tais ciências fazem parte dos currículos dos cursos de engenharias e deverão dar. Química aplicada nos cursos de engenharia. Estuda as leis ponderais e as leis dos gases. Princípios básicos da estrutura….

Trabalhos Populares

O que se esperava do Experimento de Rutherford?

Ele considerou que as cargas dos átomos, estariam distribuídas uniformemente pela esfera e por isso não existiria regiões com concentração de carga positiva ou negativa. Sendo assim, esperava que quando a partícula alfa, atravessasse próxima ao átomo (folha de ouro) nada aconteceria ou teria um desvio muito pequeno.

Porque algumas partículas alfa sofrem desvios ao atingir a folha de ouro?

(F) As partículas alfa sofrem desvio em sua trajetória ao passar próximo ao núclo, porque as partículas alfa são positivas, assim como o núcleo do átomo também é positivo, e cargas de mesmo sinal se repelem.

Como Rutherford explicava os desvios na trajetória das partículas alfa?

Para explicar o desvio de algumas partículas, Rutherford admitiu que esses núcleos teriam carga positiva; como as partículas alfa são positivas, as que passam muito próximo dos núcleos dos átomos da lâmina sofrem um desvio em sua trajetória, pelo fato das cargas de ambos, das partículas alfa e do núcleo do átomo de ...