O que é a exploração do ouro na região das minas significou para os indígenas explique?

A Guerra dos Emboabas foi o primeiro conflito ocorrido na região das minas e envolveu bandeirantes, os primeiros que encontraram o metal precioso, e os estrangeiros, pessoas vindas de outras partes do Brasil e de Portugal. Os bandeirantes queriam a exploração exclusiva das minas, porém as pessoas que chegavam depois também deram início à exploração. A guerra aconteceu entre os anos de 1708 e 1709, sendo vencida pelos emboabas, ou seja, os estrangeiros. Logo após o conflito, a Coroa portuguesa decidiu intervir na exploração do ouro no Brasil, e os bandeirantes foram explorar a região de Goiás e Mato Grosso.

Leia também: Guerra dos Mascates – conflito pelo domínio da capitania de Pernambuco

Os emboabas

A palavra emboaba tem origem indígena e significa “estrangeiro”, “forasteiro”. Durante o período colonial, emboaba era a denominação dada às pessoas que chegaram à região das minas, onde os paulistas haviam encontrado ouro, estabelecendo-se para explorar metais preciosos. Essa denominação tinha o sentido pejorativo durante o período colonial.

Contexto histórico da Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas foi um conflito entre paulistas e estrangeiros pela disputa das minas de ouro.

Logo após a crise da produção açucareira, no final do século XVII, no Nordeste brasileiro, a Coroa portuguesa incentivou a formação de expedições para o interior do Brasil em busca da exploração de metais preciosos.

No vilarejo de São Paulo de Piratininga, expedições particulares foram organizadas para adentrar o sertão brasileiro em busca de metais preciosos e de indígenas para trabalharem escravizados nas plantações paulistas. As expedições bandeirantes alcançaram as regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, fazendo as primeiras ocupações de colonos nessas localidades.

Ao contrário do Nordeste, a produção paulista não tinha como alvo atender o mercado europeu, mas sim os moradores da região. Era uma produção de subsistência, por isso a mão de obra indígena era ideal. As inúmeras expedições organizadas pelos bandeirantes saíram de São Paulo e avançaram pelo interior do Brasil, encontrando os primeiros indícios de que havia ouro na região.

Com o encontro da grande quantidade do metal precioso às margens dos rios e nas minas, os bandeirantes se instalaram para começar a exploração. Com a notícia se espalhando por todas as regiões da colônia e até em Portugal, começava a primeira grande expedição para o interior, iniciando o seu povoamento e inaugurando as primeiras cidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as causas da Guerra dos Emboabas?

Com a notícia da descoberta de ouro no sertão do Brasil, inúmeras pessoas migraram para a região das minas em busca da riqueza por meio da exploração do metal precioso. Os bandeirantes vindos de São Paulo foram os primeiros a chegarem às minas, e solicitaram à Coroa portuguesa a permissão para as explorar exclusivamente. No entanto, os estrangeiros, ou seja, aqueles que chegaram depois dos paulistas, não queriam saber quem chegou primeiro, mas sim iniciar prontamente a exploração do ouro.

Aqueles que chegaram posteriormente foram chamados pejorativamente de emboabas, um termo indígena que significa “estrangeiros”, “forasteiros”. Não tardou para que paulistas e emboabas entrassem em conflito, disputando a exploração das minas de ouro. Os emboabas, pouco antes da guerra, mataram dois chefes paulistas que tentaram impor o domínio dos bandeirantes e nomearam Manuel Nunes Viana como governador da região das minas. Dessa forma, os estrangeiros estavam destinados a expulsar os paulistas e obter o domínio da exploração aurífera.

Veja também: Diferenças entre escravidão indígena e escravidão africana

O conflito

Os paulistas e os emboabas se confrontaram entre 1708 e 1709. Manuel Nunes Viana liderou as tropas emboabas enquanto Borba Gato chefiou os bandeirantes na guerra. Em Campo da Traição, próximo da atual cidade mineira de Tiradentes, aconteceu a batalha mais trágica e que definiu a vitória dos emboabas. Com a expulsão dos paulistas, os estrangeiros tiveram o domínio das minas.

Estátua de Borba Gato, na cidade de Santo Amaro (SP). Ele liderou as tropas paulistas na Guerra dos Emboabas (1708-1709).[1]

Fim da Guerra dos Emboabas

Com a derrota dos paulistas, as minas ficaram sob o domínio dos estrangeiros, o que impulsionou a ida de novas expedições para a região, vindas de várias partes do Brasil e de Portugal.

Quais as consequências da Guerra dos Emboabas?

A Guerra dos Emboabas chamou a atenção da Coroa portuguesa para a necessidade de intervir na exploração dos metais precisos no Brasil. Foi criada a Capitania das Minas de Ouro para melhor administrar e fiscalizar tal exploração. Além disso, a Coroa começou a cobrar impostos como o quinto, ou seja, 20% do outro extraído ficavam retidos.

Os paulistas foram expulsos da região, mas não desistiram da exploração aurífera e migraram para Goiás e Mato Grosso, descobrindo novas minas de ouro, instalando-se na região e fundando novas vilas, como Vila Boa e Pirenópolis. A economia brasileira se diversificou com o surgimento do comércio interno, que atendia a população que trabalhava nas minas.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Assinale a alternativa que corretamente aponta o motivo que desencadeou a Guerra dos Emboabas:

A) Disputa pelo domínio da região das minas entre paulistas e estrangeiros.

B) Os emboabas queriam vingar a invasão holandesa, em 1640.

C) Tentativa de proclamar a independência do Brasil.

D) Invasão dos espanhóis na região das minas.

Resolução

Alternativa A. Os paulistas foram os primeiros a descobrirem minas de ouro no interior do Brasil. Por conta disso, eles esperavam obter a exclusividade na exploração dos metais preciosos. A chegada de pessoas vindas de outras regiões brasileiras e também de Portugal fez com que a região se tornasse muito disputada, o que motivou a guerra.

Questão 2 - Qual foi o desfecho da Guerra dos Emboabas?

A) Os paulistas derrotaram os emboabas e tornaram-se os únicos a explorar a região das minas.

B) A Coroa portuguesa dividiu as minas de forma igual entre paulistas e estrangeiros.

C) Os emboabas venceram, e foi criada a Capitania das Minas de Ouro.

D) Os paulistas foram derrotados e desistiram da exploração do ouro.

Resolução

Alternativa C. Os emboabas derrotaram os paulistas na batalha ocorrida no Campo da Traição. A Coroa portuguesa atuou de forma efetiva na região das minas e criou a Capitania das Minas de Ouro.

Crédito da imagem

[1] Geogast / Commons

O que a exploração de ouro na região das minas significa para os indígenas?

A exploração do ouro trouxe riqueza para a América Portuguesa, especialmente na região das Minas, garantiu as obras do reinado de D. João V e possibilitou a acumulação de capital pela Inglaterra, onde hoje se encontra a maioria do ouro extraído nas Minas.

Qual foi a consequência da descoberta de ouro na região das Minas Gerais?

Com a chegada de muitas pessoas para explorar o ouro na região, um processo de urbanização começou com construções de minas, habitações, igrejas, câmaras municipais e órgãos de fiscalização. Em 1/2 século o interior brasileiro já começava a se urbanizar.

Como era a exploração de ouro em Minas Gerais?

O desbravamento na região que hoje compreende o estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais.

O que aconteceu com a região de Minas Gerais com a exploração do ouro e sua importância?

Mediante a falta de metais preciosos, vemos que o enrijecimento da fiscalização e a cobrança de impostos foi responsável por vários incidentes entre os mineradores e as autoridades portuguesas. Em 1789, esse sentimento de insatisfação e a criação da derrama, instigaram a organização da Inconfidência Mineira.

Toplist

Última postagem

Tag