O que é consciência mítica a consciência filosófica?

FORMAS DE CONSCIÊNCIA: Consciência Mítica

O que é consciência mítica a consciência filosófica?
   A consciência mítica é constituída por narrativas e ritos tradicionais, parte integrante da cultura de cada povo (principalmente povos primitivos), que utilizam elementos simbólicos para explicar a realidade e dar sentido à existência humana. Eles descrevem, de maneira fantástica e alegórica, acontecimentos que teriam ocorrido num tempo primordial, explicando a origem das coisas da natureza e dos próprios homens. Segundo os mitos, a ação de entes sobrenaturais ou as façanhas de seres heróicos fizeram a realidade existir, tal como ela é. Embora não seja um conhecimento de tipo racional, o mito constitui uma forma de explicar a realidade, de transmitir valores e de atribuir significado à vida humana. A consciência mítica relaciona o humano com o sagrado e o natural através de processos simbólicos e de uma linguagem metafórica. Através deles, os homens criaram meios para lidar com os desafios que a natureza lhes colocou, gerando uma sensação de amparo ou segurança frente à vida. Por intermédio de ritos sagrados as comunidades afirmavam e renovavam sua aliança com as forças da natureza, ou tentavam aplacar seus males. A consciência mítica tem, portanto, um caráter prático e um sentido operativo, transmitindo conhecimentos, valores, noções e padrões de conduta importantes para a reprodução de uma formação social e sua relação com o meio ambiente. Por isso mesmo, os mitos e as lendas são sempre ricos em ensinamentos e reflexões sobre o homem e sua condição no mundo, embora representem isso por metáforas e alegorias. Eles sempre falam da origem do mundo, do homem, das plantas e animais com os quais ele convive, mas também sobre o significado da vida e da morte, das leis e dos costumes, etc.


1468 palavras 6 páginas

FILOSOFIA
A CONSCIÊNCIA MÍTICA
CONCEPÇÃO FILOSÓFICA
Antonia Renata, Cassiano Moura, Edinalda Sabino e
Rosangela Viana.

A CONSCIÊNCIA MÍTICA

A CONSCIÊNCIA MÍTICA
O homem não se percebe como sujeito propriamente dito. Não comanda a sua própria ação, sua experiência não se separa da experiência da comunidade, mas se faz por meio dela.

MEDUSA
Medusa é o símbolo da mulher rejeitada, e por isso, incapaz de amar e ser amada. Odeia os homens na figura do deus que a seduziu e a abandonou. Também odeia as mulheres por ter sido transformada de uma bela mulher a um terrível monstro. Sua condição de monstro é fruto da vingança; por culpa de um homem deus e uma deusa mulher. Medusa é a própria infelicidade e seus filhos não são humanos nem deuses.

MEDUSA

CICLOPES
Um ciclope, da mitologia grega, era um membro da raça original de gigantes, caracterizado por um único olho no meio da sua testa, e seu nome significa “olho redondo”.
Essencialmente, esses seres fantásticos são distribuídos em três diferentes espécies, ou raças: os urânios, filhos de Urano e Gaia, os sicilianos, filhos do deus dos mares, Poseidon, e os construtores, que provêm do território da Lícia.

CICLOPES

HÉRCULES
Hércules foi um grande herói da Mitologia
Grega. Filho de Zeus e da mortal Alcmena, que era esposa de Anfitrião. A deusa Hera, esposa de
Zeus, enciumada pela traição, provocou em
Hércules quando adulto, um ataque de fúria, que o levou a matar sua esposa Mégara e seus três filhos. Como punição pelo crime, o oráculo de
Delfos o incumbiu de doze tarefas de extremo risco. Essas tarefas são chamadas de “Os doze trabalhos de Hércules”.

HÉRCULES

CONCEPÇÃO FILOSÓFICA

CONCEPÇÃO FILOSÓFICA

Resultado de um processo lento através do tempo, preparado pelo passado mítico.

PRÉ-SOCRÁTICOS

PRÉ-SOCRÁTICOS
Os pré-socráticos são os filósofos da natureza, procuravam encontrar explicações naturais para os processos da natureza.


Relacionados

  • Atividade

    1439 palavras | 6 páginas

    19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 1.Os gregos foram uma das primeiras civilizações que conseguiu passar de uma consciência mítica para uma consciência: a)Filosófica b)Mítica c)Democrática d)Política 2. A civilização Micênica desenvolveu-se desde o inicio do segundo milênio a.C. Tem esse none pela importância: a)Da cidade de Miceia, de onde por volta de 1250 a.C., partiram Agamenom….

  • a consciência mítica e as funções do mito

    4237 palavras | 17 páginas

    1. A Consciência Mítica e as Funções dos Mitos O surgimento da maneira filosófica de pensar e perceber o mundo não foi a primeira forma e nem a única utilizada pelo homem para apreender o espaço no qual ele vive. Sabemos da existência de uma forma de consciência mítica que explicou os fenômenos e questões da natureza e da sociedade durante muitos anos. Existe, no entanto, uma compreensão errônea de mito como algo que seria falso, mentiroso, algo que não corresponderia com a realidade. Quem….

  • Hist Ria Do Pensamento Filosofico

    2050 palavras | 9 páginas

    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ A palavra mítica é sagrada porque tem origem na revelação divina. Dessa forma, assinale a característica correta do ponto de vista do pensamento mítico: A O mito apresenta-se como verdade que deve ser comprovada racionalmente. B O mito apresenta-se como afirmação….

  • mitos e filosofia

    3087 palavras | 13 páginas

    Mito, contudo, a Filosofia constitui um processo de progressiva racionalização. A filosofia surge quando a consciência mítica entra em crise – dúvida, desaloja-o e chama a si as suas funções daquele. Com base neste trabalho é possível compreender que o homem necessita de uma visão do mundo que integre e dê sentido à sua existência: mito e filosofia. A liberdade da razão e da consciência filosófica não foi uma conquista definitiva dos Gregos, mas é ainda hoje uma tarefa. CAPITULO II 2. O MITO….

  • rtete

    943 palavras | 4 páginas

    (Confúcio, Lao Tsé), na Índia (Buda), na Pérsia (Zaratustra), suas teorias ainda estão por demais vinculadas à religião para que se possa falar propriamente em reflexão filosófica. O que veremos neste capítulo é o processo pelo qual se tornou possível a passagem da consciência mítica para a consciência filosófica na civilização grega, constituída por diversas regiões politicamente autônomas. Periodização da história da Grécia Antiga - Civilização micênica -p desenvolve-se….

  • Filosofia

    1404 palavras | 6 páginas

    qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. Uma história em quadrinhos ou uma canção popular pode ser objeto da reflexão filosófica. A filosofia é um jogo irreverente que parte do que existe, critica, coloca em dúvida, faz perguntas importunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida. A filosofia….

  • Prefeitura Municipal de Barueri

    2968 palavras | 12 páginas

    (CHAUÍ, 2003). Fica, então, como legado da Filosofia grega para o Ocidente europeu: R: A aspiração ao conhecimento verdadeiro, à busca de explicações racionais para o existente, o uso do pensamento crítico. Considere a seguinte citação: “A atitude filosófica inicia-se dirigindo indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porém, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar” (CHAUÍ, 2003, p.20). Considerando….

  • filosofia

    1090 palavras | 5 páginas

    da consciência mítica para a consciência filosófica na civilização grega. 2. Uma nova ordem humana Costuma-se dizer que os primeiros filósofos foram gregos e surgiram no período arcaico, nas colônias gregas. Alguns fatos do período arcaico que ajudaram a alterar a visão mítica predominante e contribuíram para o surgimento do filósofo: a invenção da escrita e da moeda; a lei escrita; a fundação da pólis (cidade-Estado) A invenção da escrita A consciência mítica….

  • faculdade

    2180 palavras | 9 páginas

    entre realidade e sonho ou loucura, entre verdade e mentira; cremos também na objetividade e na diferença entre ela e a subjetividade, na existência da vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral, da sociedade “ 1.2. A ATITUDE FILOSÓFICA Atitude Filosófica é aquela atitude de questionamento frente à vida, portanto, quando perguntamos: “O que é Filosofia? “ “A decisão de não aceitar como obvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de….

  • O que é filosofia

    654 palavras | 3 páginas

    em que ele está inserido. Em geral, destacam-se as abordagens mítica, religiosa, artística, cientifica, filosófica e do senso comum.”p.104. “Quando as relações sociais se tornam mais complexas, a economia é incrementada, exigindo o contato com outros povos e, muitas vezes, se faz necessário um sistema de notação escrita.”p.104. “É bem verdade que o desenvolvimento do pensamento reflexivo não decreta a morte da consciência mítica, pois o mito, mesmo entre os povos ditos civilizados, ocupa um….

Outros Trabalhos Populares

O que é consciência mítica na filosofia?

A consciência mítica foi uma das primeiras consciências que a sociedade desenvolveu para compreender a vida. Convém ressaltar que o mito era inquestionável, pois a mitologia contava historias dogmáticas. As pessoas transmitiam a seguinte linha de raciocínio: O que é verdade é verdade.

O que é consciência mítica E o que é consciência filosófica?

Consciência mítica é usada para explicar as coisas através dos mitos, da cultura de um determinado povo, a religião por exemplo explica a criação do mundo e também por exemplo porque chove, logo vem a resposta mítica chove por quê Deus está triste, Já consciência filosófica ela não tenta explicar ela tenta fazer com ...

Como se deu a passagem da consciência mítica a consciência filosófica?

O surgimento da filosofia veio através do questionamento das verdades que se apresentavam como verdadeiras na roupagem mítica. Mas como assim? Os primeiro filósofos, os pré-socráticos, começaram a examinar e problematizar os mitos.

Como podemos descrever a consciência mítica?

A consciência mítica é comunitária, não promove a valorização de discernimentos individuais. (Os mitos representam os anseios humanos essenciais: medo, sucesso, poder, sensualidade etc). explicação da realidade, dando sentido à vida humana.