O que é Enfermagem em urgência e emergência?

Fique por dentro das principais notícias sobre Educação, Enem, Universidades, Prouni, Sisu e Fies com o Educa Mais Brasil! Nesta página reunimos informações sobre editais, processos seletivos, matérias sobre cursos superiores e profissões, além de darmos dicas que podem contribuir com o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Acompanhe o E+B Educação e se mantenha atualizado!

Objetivo Geral

Formar o Enfermeiro especialista, crítico, reflexivo, competente nos aspectos científico, técnico, social, político, ético e habilitado a intervir em situações de urgência e emergência nos diferentes níveis de atenção de acordo com os princípios que regem o Sistema Único de Saúde.

Objetivo Específico

  • Formar enfermeiros especialistas em urgência e emergência com competências nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisar.
  • Discutir criticamente os diferentes processos de gestão e planejamento de unidades de emergência intra e pré-hospitalar;
  • Discutir estratégias assistenciais nas situações de urgência e emergência, propondo alternativas que visem à qualidade e proporcionar tomada rápida de decisão com o intuito de manter a vida, controlar danos, sequelas e iatrogenias;
  • Assegurar perfil profissional que promova a assimilação de conhecimentos, habilidades e atitudes de modo a atender o perfil epidemiológico da região, compreendendo a realidade de saúde da população, suas condições de vida e os determinantes sociais do processo saúde-doença;
  • Fortalecer o eixo ensino e serviços de saúde por meio de estratégias de integração e metodologias crítico-reflexivas que possibilitem as capacidades de observação, juízo, decisão e transformação do fazer em urgência e emergência;
  • Estimular o cumprimento de padrões da ética, da cidadania e do comprometimento social;
  • Incentivar o domínio dos métodos clínicos e epidemiológicos na abordagem dos problemas individuais e coletivos na área de urgência e emergência.
  • Contribuir para o desenvolvimento de tecnologias de produção de conhecimento relacionada à assistência prestada ao usuário envolvido em situações de urgência e emergência;
  • Discutir as formas de articulação inter-setorial e em rede de saúde para o cuidado em urgência e emergência.

Público alvo

Graduados em enfermagem

Carga horária

480h

Duração do curso

16 MESES (*)

  (*) Disciplinas: 13 meses
Trabalho de conclusão: 03 meses

As aulas serão realizadas aos sábados das 8h às 12h, das 14h às 18h.

Nº de vagas

50 vagas

Inscrições

Local: secretaria da Pós-Graduação

Documentos: (Original e cópia)

  • Diploma de graduação
  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência.
  • Uma foto 3X4

Investimento

Mensalidade: R$ 600,00

Para pagamento até o vencimento (*) R$ 480,00

  • Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais), empresas conveniadas e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados, consulte-nos para maiores informações. (*)

(*) Até o dia 10 de cada mês

Matriz

Denominação da disciplina
01 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
02 ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
03 URGÊNCIAS TRAUMÁTICAS
04 PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA
05 URGÊNCIAS CARDIOVASCULARES
06 PROCESSO DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE
07 URGÊNCIAS PEDIÁTRICAS E NEONATAIS
08 ASPECTOS FARMACOLÓGICOS APLICADOS AO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA
09 INDICADORES DE QUALIDADE EM URGÊNCIA
10 URGÊNCIAS CLÍNICAS
11 URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS
12 URGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
13 PRÁTICA SUPERVISIONADA

Coordenador (a)

O que é Enfermagem em urgência e emergência?
Cinthia Brígida Brito de Moraes

Enfermeira Graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde do Programa de Pós-Graduação Gestão e Saúde na Amazônia (PPGSA) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Linha de Pesquisa: Agravos em Saúde; Especialista em Gestão dos Serviços de Saúde, Administração Hospitalar (UFPA) e Especialista em Controle de Infecção Hospitalar. Com experiência na área de Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Saúde, Geriatria e Gerontologia, Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA; Prêmios e Títulos Honoríficos recebidos: Menção Honrosa pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará em 2016. Honra ao Mérito pela Universidade do Estado do Pará – UEPA/ 2014; Prêmio Elsimar Coutinho – Sociedade Norte/Nordeste de Reprodução Humana -2004

Qual o papel da Enfermagem em urgência e emergência?

O papel do enfermeiro na unidade de emergência consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas vitais".

Qual a diferença entre urgência e emergência na Enfermagem?

Emergências são consideradas condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.

O que estuda em urgência e emergência?

Carreira Enfermagem de Urgência e Emergência O enfermeiro presta auxílio à equipe médica na aplicação de medicamentos, presta primeiros socorros, avaliação e diagnóstico inicial, acompanha a evolução dos pacientes e prepara determinados instrumentos hospitalares.

Qual é a diferença entre urgência e emergência?

A diferença concentra-se mais no campo da medicina. Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.