O que é Filosofia e qual a contribuição da mesma para a Educação?

O pensamento filosófico é caracterizado pela reflexão, ou seja, a busca de algo por si mesmo por meio da especulação, examinando e analisando com cuidado. Ao definir a filosofia como reflexão ela se constitui como um conhecimento do conhecimento, isto é, filosofar é atuar sobre o próprio conhecimento científico, interrogando-o e problematizando-o. A pedagogia é entendida como uma ciência e seus princípios devem ser submetidos à reflexão filosófica, uma vez que a filosofia não se limita ao domínio do que pode ser observado pelos sentidos, orientando-se em direção ao conhecimento dos princípios que escapam à percepção dos sentidos. Em Filosofia da Educação, a filosofia se coloca como forma de conhecimento e a educação como um problema filosófico. Os dois termos juntos representam o estudo dos fundamentos das teorias e práticas educativas na sociedade. A função essencial da Filosofia da Educação consiste em acompanhar, criticamente, a atividade educacional de forma a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas. A ausência de orientação filosófica no terreno da educação acarreta consequências lamentáveis. Só é possível melhorar e reformar o sistema educativo quando se têm uma verdadeira Filosofia da Educação, na qual haja um acordo acerca da finalidade, das possibilidades e das condições da educação. Assim, para o êxito da ciência pedagógica é indispensável a Filosofia da Educação.

Biografia do Autor

Adélcio Machado dos Santos, UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-Caçador-SC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. (UFSC). Docente e Pesquisador dos Mestrados em Desenvolvimento e Sociedade e Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Advogado (OAB/SC nº 4912). Endereço: rua Prof. Egidio Ferreira, nº 271, Bloco “E”, Apto. 303 – 88090-669, Florianópolis (SC) Brasil.

Joel Cezar Bonin, UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Professor de Filosofia e Sociologia da UNIARP. Mestre em Filosofia pela UNIOESTE, doutorando em Filosofia pela PUC-Pr e bolsista UNIEDU-SC.

Downloads

  • PDF

Publicado

29-08-2018

Como Citar

DOS SANTOS, A. M.; BONIN, J. C. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.16850, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.16850. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16850. Acesso em: 7 jan. 2023.

Fomatos de Citação

  • ACM
  • ACS
  • APA
  • ABNT
  • Chicago
  • Harvard
  • IEEE
  • MLA
  • Turabian
  • Vancouver

Baixar Citação

  • Endnote/Zotero/Mendeley (RIS)
  • BibTeX

Edição

Vol. 13, N. 27 (2018) Dossiê: Conselho Municipal de Educação

Seção

Artigos e Ensaios

Licença

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

De origem grega, a palavra filosofia deriva dos termos “filos” (amor ou amigo) e “sofia” (sabedoria, conhecimento). Essa área do saber surgiu com a missão de buscar explicações diferentes daquelas apresentadas pela mitologia para fatos cotidianos e fenômenos da natureza. Basicamente, a filosofia visa provocar a capacidade de pensar a respeito dos vários campos do conhecimento, inclusive sobre o setor educacional.

A dimensão filosófica na educação é inquestionável. Afinal, o papel do educador se compara à função de um filósofo, que tem a tarefa de instigar (em si mesmo e nos outros) o pensamento reflexivo e crítico em relação aos problemas que a realidade vivida apresenta, a fim de encontrar soluções racionais e eficazes para tais questionamentos.

A filosofia se mostra imprescindível na formação do educador, pois oferece a ele métodos para analisar profundamente a complexidade dos problemas educacionais e a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para o desenvolvimento intelectual dos alunos. A partir dessa constatação, pode-se dizer também que ela exerce enorme influência no processo de ensino-aprendizagem promovido nas escolas, estimulando a curiosidade, a reflexão e o pensamento crítico dos estudantes.

O que é Filosofia e qual a contribuição da mesma para a Educação?

Buscar informações sobre Filosofia da Educação é fundamental para quem deseja atuar como educador e para quem deseja conhecer um pouco mais sobre educação. Fazer cursos online sobre o tema é uma das formas mais práticas de obter conhecimentos ligados a essa área.

O que é Filosofia e qual a contribuição da mesma para a Educação?
A filosofia se mostra essencial na formação do educador
Créditos da Imagem: Cybrarian77   Via: Compfight

Na Prime Cursos, é possível acompanhar gratuitamente o curso de Filosofia da Educação, que aborda o sentido da filosofia para a educação, a concepção de educação, a educação e o senso comum, as tendências pedagógicas, a pedagogia progressista e muitos outros assuntos relevantes. Assim como nos demais cursos com certificado opcional oferecidos pela Prime, nesse programa de qualificação, o aluno pode solicitar seu certificado após a conclusão dos estudos.

Qual é a contribuição da Filosofia para a educação?

O grande papel da filosofia na educação é em primeiro lugar, desenvolver, e ao mesmo tempo, impulsionar em especial nossos sujeitos alunos ao conhecimento. O próprio significado da filosofia em si, já diz respeito a sabedoria. Ou seja, a busca da sabedoria.

O que a Filosofia tem a ver com a educação?

Através das suas características e especificidades a filosofia traz ricas contribuições ao ensino, pois ela é uma das possibilidades de reflexão, crítica, emancipação, diálogos que a educação tanto necessita para melhorar a gestão e o poder de transformação da realidade em que vivem os que com ela se deparam.

Qual é a contribuição da Filosofia?

A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.

Qual é a contribuição da Filosofia da Educação para a formação e para a prática do educador?

Sendo assim, a função da Filosofia da Educação é direcionar o educador a refletir criticamente sobre a atividade educacional, resultando numa ação pedagógica mais coerente.