O que é pegada ecologica

É cada vez mais preocupante a situação do nosso planeta. O homem consome cada dia mais os recursos naturais, não se preocupando com o futuro. A poluição e o consumo exagerado de água, por exemplo, afetam diretamente toda a população, e nós nem nos damos conta de onde estamos errando.

Com o objetivo de saber o quanto cada um de nós e as cidades estão gastando de recursos naturais para manter nosso estilo de vida, foi criada, em 1996, por William Rees e Mathis Wackernagel, a “pegada ecológica”. Essa pegada é uma espécie de medição da utilização dos recursos naturais e está relacionada diretamente com os hábitos de vida de uma população.

A pegada ecológica é calculada com base nos territórios chamados de produtivos, tais como terra para colheita, área de pesca, terra construída e áreas de biodiversidade, e nas formas de consumo de uma população. Entre as formas de consumo, a pegada analisa diversos itens, como a alimentação, transporte, energia e bens e serviços. Podemos dizer, portanto, que a pegada expressa a área (em hectares) que uma população usa para conseguir seu sustento.

Quando analisamos a pegada ecológica, é possível estabelecer uma estimativa entre a quantidade de consumo e o tempo que o planeta precisa para conseguir recuperar aquele recurso (quando é possível haver regeneração). Estima-se que atualmente nosso consumo esteja tão exagerado que, para conseguir manter nosso padrão de vida, necessitaríamos de aproximadamente um planeta e meio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Claro que a sociedade industrializada consome mais recursos que a com menos tecnologia. Sendo assim, dizemos que ela possui uma maior pegada ecológica. Como sua pegada é maior, ela afeta todo o globo, pois necessita de mais recursos para conseguir suprir sua necessidade de consumo e também acaba poluindo mais por gerar mais resíduos.

Medidas que controlem a pegada ecológica são essenciais para verificar até que ponto nosso impacto está prejudicando o planeta. Se consumirmos mais do que nosso planeta é capaz de produzir, em breve enfrentaremos uma grande crise ambiental, com a falta de recursos e a diminuição acelerada da nossa biodiversidade.

Como posso diminuir minha pegada ecológica?

Você pode diminuir sua pegada ecológica com atitudes simples. Veja só alguns exemplos:

- Sempre que possível, deixe seu carro em casa e procure ir a pé.

- Só compre o que é realmente necessário. Não seja consumista!

- Diminua o consumo de carne, uma vez que populações que se alimentam muito desse produto necessitam da criação de grandes pastagens.

- Diminua o tempo de banho.

-Separe o lixo orgânico do reciclado.

- Não deixe as luzes acesas sem necessidade.

Atenção: Para você calcular sua pegada ecológica, clique aqui! O idioma pode ser escolhido após selecionar o país no mapa.

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade que compara a biocapacidade do planeta com a necessidade de recursos naturais por parte da sociedade.

Significado de Pegada Ecológica

A pegada ecológica consiste num indicador de sustentabilidade ambiental. A sua principal finalidade é comparar a biocapacidade do planeta com a necessidade de recursos naturais por parte da sociedade. Este indicador é expresso em hectares globais (gha) e permite que seja avaliada a pressão do consumo da sociedade sobre os recursos naturais. Para que se perceba melhor, um hectare global corresponde a um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas num ano. Já a biocapacidade, por sua vez, é definida como a capacidade dos ecossistemas de produzirem recursos úteis e absorverem os resíduos gerados pelos seres humanos.

Como é calculada a Pegada Ecológica?

Para ser calculada, a pegada ecológica tem em consideração as suas subpegadas, que devem ser medidas em unidades de área importantes para manter a produtividade biológica. Convém mencionar, no entanto, que a utilização de alguns recursos naturais não entra no cálculo, como é o caso dos resíduos sólidos e da água. Isto porque eles não podem ser facilmente aferidos. Nesse sentido, algumas das subpegadas que entram no cálculo da pegada ecológica são:

  • Retenção de carbono: quantidade de florestas necessárias para absorver o dióxido de carbono produzido.
  • Pastagem: área necessária para a criação de gado em condições razoáveis.
  • Florestal: estabelecida pelo consumo anual de madeira para diversos produtos.
  • Áreas de cultivo: área necessária para o cultivo de alimentos humanos, rações para animais e oleaginosas.
  • Áreas construídas: áreas com infraestrutura humana, como, por exemplo, indústria, reservatórios para geração de eletricidade e habitações.

Ações para reduzir a Pegada Ecológica

Reduzir a pegada ecológica é essencial para a sustentabilidade do planeta e para não comprometer a capacidade das gerações futuras. Nesse sentido, existem algumas ações que podem reduzir esta pegada, como:

  • Reciclar e reutilizar produtos.
  • Plantar árvores.
  • Tomar duches mais rápidos.
  • Utilizar veículos elétricos, bicicletas ou deslocar-se a pé.
  • Não desperdiçar alimentos.
  • Utilizar o mínimo possível de itens descartáveis, como sacos de plástico.

Qual é a definição de Pegada Ecológica?

A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.

Qual é o objetivo da Pegada Ecológica?

Medir os impactos do consumo humano sobre os recursos naturais é o objetivo da Pegada Ecológica, uma metodologia criada por pesquisadores da Global Footprint Network (GFN). Ela nos dá elementos para repensar nosso consumo e adequá-lo à capacidade ecológica do planeta.

Quais são os 3 tipos de Pegada Ecológica?

A Pegada Ecológica é o indicador mais conhecido quando se fala em medir os impactos da ação humana sobre o meio ambiente. Mas ela não está sozinha e, juntamente com a Pegada de Carbono e Pegada Hídrica, forma o que chamamos de Família de Pegadas.

O que é Pegada Ecológica passei direto?

A Pegada Ecológica é uma das formas criadas para verificar a quantidade de recursos naturais necessária para suprir as nossas atividades diárias (o que fazemos, o que compramos, entre outros).