O que é preciso saber para investir em uma empresa?

Você sabia que os investimentos para empresas podem ser uma ótima opção na hora de impulsionar o seu negócio?

Mas é claro, para isso você precisa saber como esse tipo de investimento funciona e principalmente, ficar atento aos riscos.

Quer saber se isso é vantajoso para a sua empresa e como investir de uma forma segura? Continue a leitura e saiba tudo antes de começar a investir!

O que é preciso saber para investir em uma empresa?

Como funcionam os investimentos para empresas?

Se você já evita deixar o seu dinheiro na poupança e investe como pessoa física, por que manter o dinheiro do seu negócio parado? Saiba que existem investimentos para empresas seguros e fáceis de contratar. O seu dinheiro pode render ainda mais.

Investir como pessoa jurídica pode ser um diferencial na gestão financeira da sua empresa e existem diversas opções.

Mas antes de tudo, é importante saber como funcionam os investimentos para empresas, afinal, caso você obtenha bons lucros com a aplicação, será preciso declarar e pagar os impostos gerados.

Além disso, como o valor está atrelado a uma empresa, talvez seja interessante não arriscar tanto, certo? Para isso, você pode aplicar em títulos de renda fixa, um investimento conservador. 

Quais são as vantagens?

Investimentos para empresas são uma forma de melhorar a gestão do negócio. Isso acontece porque ao fazer render o capital de giro, é possível utilizar a rentabilidade para cobrir os custos com os funcionários, como férias, décimo terceiro ou até mesmo para melhorar o maquinário.

Outra vantagem é que ao organizar bem seus investimentos, com aplicações de curto e longo prazo, é possível evitar empréstimos. Em vez disso, utilizar os rendimentos, sem pagar os altos juros bancários.

Por esses motivos, investimentos para empresas acabam sendo bem interessantes. É possível potencializar o crescimento do negócio e aumentar o lucro, já que são os mesmos para quem investe como pessoa física.

Passo a passo para começar a investir

Se você chegou até aqui, tem interesse em começar a investir, certo?

Para te ajudar com isso, separamos um passo a passo para você iniciar neste mundo:

1. Saiba quais são os documentos necessários 

Antes de começar a investir, é importante saber qual a documentação necessária para seguir com a aplicação.

Quando se trata de um investimento para empresa, o processo costuma ser um pouco mais burocrático, então fique atento.

Alguns dos documentos exigidos são:

– balanço patrimonial;

– declaração de faturamento dos últimos 12 meses;

– demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

– última alteração contratual, caso haja.

No caso de empresas que não atuaram no mercado nos últimos 12 meses, é solicitado uma nota simples, redigida pelo seu contador, explicando o tempo de exercício da empresa e o faturamento durante este período.

Lembre-se de ter um bom contador para a sua empresa, assim, você poderá resolver essas pequenas burocracias de maneira mais rápida e sem tanta dor de cabeça. Além disso, ele será o responsável direto na hora de solicitar os documentos necessários.

2. Saiba qual o melhor investimento para a sua empresa

Não tem como a gente afirmar qual o melhor investimento para sua empresa, mas se você considerar qual a realidade e a necessidade da sua empresa vai chegar perto da resposta. 

Saiba que sempre existem riscos e que é exatamente por isso que você precisa investir de maneira segura, com um planejamento financeiro.

Antes de tudo, defina qual o objetivo do investimento e se as taxas e a rentabilidade estão de acordo com o que você procura. Somente assim será possível definir qual o investimento mais indicado para a sua empresa.

3. Conheça os produtos mais indicados a sua empresa

A maioria dos produtos que estão disponíveis para os investidores pessoa física, são os que também estão disponíveis para pessoa jurídica.

Os mais indicados são os títulos de renda fixa, que apresentam um risco menor, como o CDB, LCA e LCI, Tesouro Direto. Além disso, também é possível aplicar em fundos de investimento conservadores.

O que é preciso saber para investir em uma empresa?

4. Fique atento ao risco

Diversificar a sua carteira de investimentos requer atenção. É importante que você saiba como este tipo de investimento funciona, além de ter um bom planejamento.

Invista em opções de maior liquidez, assim, poderá sacar o dinheiro de forma rápida e não correrá o risco do investimento estar em baixa quando precisar.

5. Escolha uma corretora 

Existem muitas corretoras no mercado financeiro que podem te ajudar na hora de fazer um investimento para a sua empresa.

Na hora de escolher, não esqueça de acompanhar a reputação da corretora, pesquisar bastante a forma de atuação, as taxas e encontrar a mais indicada para  a sua realidade. Além de claro, fazer comparações.

Não tenha pressa nessa fase, afinal, assim como no ditado popular, você colhe o que planta. Aqui funciona do mesmo modo, a forma que você inicia o seu investimento acaba interferindo, e muito, no futuro.

Foque em escolher uma corretora que ofereça melhores condições para o seu negócio.

Agora que você já sabe como funcionam os investimentos para empresas, as vantagens e dicas para ter um bom resultado para o seu negócio, leia também: aplicativo para juntar dinheiro: como economizar para realizar sonhos.

Se você gostou desse artigo, vale a pena ler:

Simulador de previdência privada: quanto seu dinheiro rende

Comprar na Black Friday ou investir: qual é a melhor opção?

Proteja seu dinheiro da inflação com previdência privada

Investimentos

Educação Financeira

Previdência Privada

Invista no seu futuro:
assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Continue lendo

O que é preciso saber para investir em uma empresa?

Como poupar dinheiro e começar a investir?

Confira o nosso passo a passo de como poupar dinheiro e saiba a importância de investir o valor acumulado em bons investimentos.

O que é preciso saber para investir em uma empresa?

Mindset financeiro: como aumentar seu patrimônio

A forma como sua mente funciona tem influenciado as suas decisões financeiras. E isso pode ser muito prejudicial ao seu futuro! Descubra por quê!

O que é preciso saber para investir em uma empresa?

Por que ter uma planilha financeira é bom para o seu bolso?

Ter o domínio sobre as suas finanças é algo muito importante para entender a sua relação com o dinheiro e como a sua saúde financeira pode ser cada vez melhor. E isso passa pelo acompanhamento das suas receitas e despesas. Contar com uma planilha financeira é um passo fundamental. Entenda por quê.

O que precisa saber para investir em uma empresa?

Fique atento ao contrato de investimento e seus direitos como investidor. Entenda o produto, serviço e o mercado da startup. Confira o histórico da startup e sua equipe executivo. Conheça o processo de investir online.

O que eu devo saber para investir?

Passo a passo; como começar a investir.
Estabeleça os seus objetivos. ... .
Determine o valor que vai ser investido mensalmente e ajuste o orçamento. ... .
Descubra o seu perfil de investidor. ... .
Estude sobre investimentos e defina uma carteira baseada nos objetivos e perfil. ... .
Abra uma conta em uma corretora..

Como funciona o investimento em uma empresa?

O investimento inicial de uma empresa pode ser definido como o montante financeiro necessário para que um empreendedor tire o seu projeto do papel e o torne realidade. Em outras palavras, representa quanto de dinheiro é preciso ter para que um negócio comece efetivamente a funcionar.

O que um investidor precisa saber antes de investir?

Os investidores precisam responder um questionário, Análise do Perfil do Investidor (API), assim que abrem uma conta na corretora para identificar os seus objetivos, situação financeira e nível de conhecimento sobre os riscos relacionados aos produtos de investimento.