O que é princípios da Geografia?

O princípios da geografia são aquelas que devem ser satisfeitas por aqueles envolvidos em qualquer estudo desta ciência. Entre esses princípios estão a localização, a descrição ou a comparação. Ao usá-los, um desenvolvimento correto é alcançado em qualquer investigação ou descrição geográfica.

O termo geografia vem das palavras gregas "Gea", que significa terra, e "grafía", cujo significado é "descrição". Portanto, é a ciência que é responsável por descrever o planeta em todos os aspectos, desde a sua superfície até a fauna ou a paisagem.

O que é princípios da Geografia?

Os últimos avanços tecnológicos, como o surgimento de satélites ou melhores meios de transporte, fizeram com que essa ciência avançasse muito em seus resultados.

Índice

  • 1 Princípios da Geografia
    • 1.1 Princípio de localização
    • 1.2 Princípio da extensão ou distribuição
    • 1.3 Princípio da descrição
    • 1.4 Princípio de Conexão ou Relacionamento
    • 1.5 Princípio da causalidade ou origem
    • 1.6 Princípio de Comparação ou Analogia
    • 1.7 Princípio da Atividade ou Evolução
  • 2 referências

Você também pode estar interessado nos instrumentos de geografia.

Princípios da Geografia

Os princípios da geografia são aqueles padrões que devem ser seguidos pelos cientistas que realizam trabalhos neste campo. Com eles, asseguram que os resultados obtidos cumpram com todos os padrões de qualidade necessários.

Normalmente, costumamos falar sobre 5 ou 6 princípios principais, dependendo da nomenclatura e como eles são agrupados ou analisados ​​separadamente.

Princípio da localização

Parece lógico que, se alguém está falando sobre uma ciência que descreve a Terra com todos os seus componentes, um dos seus princípios básicos é o da localização. 4

Isso não é mais do que apontar exatamente onde os fenômenos geográficos analisados ​​estão localizados.

Desta forma, se, por exemplo, o relevo montanhoso de algum lugar estiver sendo estudado, sua localização deve ser observada, com dados como latitude, longitude, altitude ou superfície.

Princípio da extensão ou distribuição

Da mesma forma que acontece com a localização do fato geográfico, o aluno da matéria também tem que deixar registrada a extensão que possui.

Se é um rio, deve indicar o que mede ou, se fala de uma cidade, deixará referências de sua superfície.

Princípio da descrição

Como seu nome indica, esse princípio consiste na explicação descritiva das características geográficas em que se está trabalhando.

Não importa se é geografia física, política ou social, cada elemento deve ser acompanhado por sua descrição correspondente.

Princípio da Conexão ou Relacionamento

Não é possível estudar um fato geográfico isoladamente, pois tudo está inter-relacionado.

Por exemplo, há uma conexão óbvia entre bom tempo e densidade populacional. Este princípio nos lembra da importância de contextualizar cada fenômeno estudado.

Princípio da causalidade ou origem

Nenhum fenômeno que ocorre na natureza aparece sem ser capaz de rastrear sua origem ou os eventos que levaram à sua existência. Isso também ocorre na geografia e é um dos princípios mais importantes.

Princípio da Comparação ou Analogia

Por meio desse princípio, o pesquisador estabelecerá analogias entre vários fenômenos geográficos que ocorrem em diferentes partes da Terra.

É uma ferramenta muito útil para encontrar a origem. Tentativas são feitas para descobrir coincidências, mesmo que o estudo esteja localizado a milhares de quilômetros de distância um do outro.

Princípio da atividade ou evolução

Nada no planeta permanece inalterado. A ação do homem ou da natureza causa mudanças contínuas nos fenômenos geográficos.

Este princípio é responsável por levar isso em conta, deixando explicado se, por exemplo, um rio foi desviado de seu canal natural ou se alguma espécie animal desapareceu.

Referências

  1. González, Paz. O que é geografia? Significado e princípios desta ciência. Retirado de guioteca.com
  2. Lipp, Daniel. Princípios da Geografia. Obtido em gaea.org.ar
  3. Cooper, C.E. Alguns Princípios da Geografia. Obtido em tandfonline.com
  4. Pacione, Michael. Geografia Aplicada: Princípios e Práxis. Obtido em hrcak.srce.hr/file/106388
  5. Viswaraj Br. Quais são os princípios fundamentais da Geografia Econômica? Retirado de quora.com

Noções básicas sobre princípios e abordagens geográficas

Como sabemos que a geografiaé um campo da ciência relacionado à superfície da terra. Além disso, há quem diga que a geografia não se limita apenas aos fenômenos físicos da Terra, mas também discute as interações feitas pelos seres humanos com o meio ambiente.

Todos os campos da ciência que estudamos têmseus respectivos princípios e abordagens. Por exemplo, na economia, existem princípios econômicos que servem como diretrizes para a realização de várias atividades econômicas.

Da mesma forma com a ciência da geografia, que continuaprogrediu para explicar fenômenos que ocorrem usando etapas e métodos que já são modernos. A Geografia nos ensina vários princípios para entender as características possuídas e sua relação com outros problemas. Então, o que se entende pelo princípio da geografia?

Princípio da Geografia é uma diretriz ou base usada emavaliação e divulgação de sintomas, fatores, variáveis ​​e fenômenos geográficos, por exemplo, a superfície irregular da forma da Terra até a existência de vários tipos de seres vivos (humanos, animais e plantas).

Estudar vários sintomas nesta terra também requer uma abordagem geográfica. Definição de uma abordagem geográfica em si é uma etapa ou metodologiaespecificamente usado para analisar e entender vários tipos de fenômenos e fenômenos geográficos, incluindo interações entre os seres vivos e seu ambiente.

  • Noções básicas sobre princípios e abordagens geográficas
  • Princípios e Exemplos de Geografia
    • 1. Princípios de Distribuição (Spread)
    • 2. O princípio da inter-relação
    • 3. Descrição do Princípio (Representação)
    • 4. Princípios Corológicos (Espaciais)
  • Abordagem geográfica e exemplos
    • 1. Abordagem espacial "
    • 2. Abordagem ambiental (ecológica)
    • 3. A abordagem complexa (regional)

O que é princípios da Geografia?

Em geral, existem 4 princípios de geografiausado como referência e orientação para pesquisar vários sintomas geográficos. Abaixo, há uma explicação de cada princípio, acompanhada de seus respectivos exemplos.

1. Princípios de Distribuição (Spread)

O princípio da distribuição é um princípio queo mais importante na geografia, onde a causa desse princípio se deve a sintomas da geosfera ou eventos naturais que resultam em mudanças nas condições físicas e sociais que diferem de um lugar para outro.

Além disso, outros objetivos com o princípioA distribuição é examinar a relação entre um fenômeno e outro fenômeno que pode ser usado como um guia para prever o futuro. Abaixo estão alguns exemplos de princípios de distribuição que ocorrem na Indonésia.

  • A distribuição da flora e fauna na Indonésia é separada por linhas Weber e Wallace que é dividido em três regiões, a região oeste (asiatis), a parte do meio (de transição) e a região leste (austral).
  • Distribuição da disponibilidade de diferentes recursos hídricos de um local para outro.
  • A distribuição das chuvas é diferente em cada região da Indonésia.
  • Distribuição desigual de bens de mineração emTerritório indonésio. Por exemplo, o oeste da Indonésia concentra-se mais no domínio do conteúdo de petróleo, enquanto o leste da Indonésia contém mais minerais.
  • Distribuição desigual da população no território da Indonésia.

2. O princípio da inter-relação

O que é princípios da Geografia?

O princípio da inter-relação é o princípio da ciência da gegrafiaque examina a relação entre um sintoma e outro sintoma geográfico na superfície da Terra, como a relação entre sintomas físicos e sintomas físicos, sintomas físicos com sintomas sociais ou a relação entre sintomas sociais e sociais.

O principal objetivo do princípio da inter-relação é descrever as características da geografia em uma área. Alguns exemplos de princípios de inter-relação são:

  • A Indonésia é um dos países propenso a erupções vulcânicas porque é ladeado por três sistemas mundiais de montanhas de fogo (anel de fogo), que é o círculo do Pacífico, o círculo do Mediterrâneo e o círculo da Austrália.
  • A localização geográfica da Indonésia resulta em diferentes condições climáticas em cada região.
  • A extração ilegal de madeira pode causar inundações catastróficas e mudanças no ecossistema de animais e plantas na área florestal.
  • O crime vulnerável ocorre nas grandes cidades devido ao baixo nível de bem-estar das pessoas.
  • Os moradores que vivem na costa têm meios de subsistência como pescadores.

3. Descrição do Princípio (Representação)

O próximo princípio geográfico é o princípiodescrição, que fornece uma explicação específica das características do fenômeno geográfico sendo observado, tanto nas dimensões de pontos, linhas, planos ou espaços. A geografia adere a esse princípio para fornecer uma descrição dos fenômenos geosféricos produzidos através da escrita, tabelas, gráficos e imagens (mapas). Alguns exemplos de princípios de descrição:

  • Figura sobre o nível de precipitação na Indonésia.
  • Gráfico que apresenta dados e fatos sobre a taxa de desemprego.
  • A tabela contém os números de daltônicos em cada região da Indonésia.
  • Mapa que descreve a posição das placas na Indonésia.

4. Princípios Corológicos (Espaciais)

O último princípio da geografia é o princípiocorologia. Este princípio é o resultado de uma combinação obtida dos três princípios geográficos discutidos, a saber, o princípio da distribuição, o princípio da inter-relação e o princípio da descrição.

O objetivo deste princípio de corologia éobtenha os resultados dos fenômenos que ocorrem em uma área com base na localização de sua propagação, no tipo de interação que ocorre e na integração do ângulo espacial. Alguns exemplos dos princípios da corologia são:

  • Ao examinar as altas chuvas na Indonésia, pode-se observar, a partir da distribuição da circulação da água em cada região, as causas das chuvas e os efeitos obtidos com esse fenômeno.
  • Examinar as condições de temperatura em áreas urbanase a paisagem pode ser vista a partir da posição do sol refletida por prédios altos, enquanto na vila mais árvores causam temperaturas mais baixas que as áreas urbanas.

Abordagem geográfica e exemplos

O que é princípios da Geografia?

Existem três tipos de abordagens geográficas usadas, a saber: espacial (espacial), ambiental (ecológica) e regional (regional).

1. Abordagem espacial "

Abordagem espacial (análise espacial) é um esforço para abordar a diversidadea face da terra, examinando cada um dos aspectos espaciais de propriedade, como fatores naturais, localização geográfica e condições socioculturais da comunidade. Em certo sentido, os pesquisadores usam essa abordagem examinando os princípios de distribuição, inter-relação e interação que ocorrem nela. Alguns exemplos de abordagens espaciais são os seguintes.

  • Um lote de terra pode ser avaliado do ponto de vistaseu espaço e sua eficiência. Um pedaço de terra pode ser caro devido à sua localização estratégica ou ao alto nível de produtividade a ser usado na agricultura.
  • Em um esforço para abrir terras para construirNovos assentamentos requerem pesquisas especiais para determinar a paisagem associada a eventos naturais que afetarão a adaptação dos seres vivos existentes.

2. Abordagem ambiental (ecológica)

A abordagem ecológica tem uma estreita relaçãocom a biologia, que consiste em ver a relação (inter-relação) mostrada entre os seres vivos com outros seres vivos ou com outros componentes ambientais. No sentido de que essa abordagem requer análise, analisa-se a relação entre componentes bióticos e abióticos, influenciando o equilíbrio do ecossistema da região. Alguns exemplos de abordagens ambientais que geralmente vemos são:

  • O fenômeno das inundações que ocorreram em uma áreapode ser visto com base nas condições físicas da área que provocou a enchente, como topografia, tipo de solo, alta precipitação e também nas condições do edifício. Além disso, as inundações também podem ser vistas a partir do comportamento humano em relação ao meio ambiente, como desmatamento, conversão de terras agrícolas, cultura de lixo e assim por diante.
  • Anteriormente, a agricultura era realizada apenasuma vez por ano porque a irrigação depende da estação das chuvas. Enquanto nos tempos modernos, o número crescente de pessoas faz com que os seres humanos continuem a se esforçar para desenvolver sistemas de irrigação mais avançados, para que a agricultura possa ser realizada ao longo do ano e as necessidades alimentares sejam atendidas.

3. A abordagem complexa (regional)

A abordagem complexa é uma abordagemrealizar estudos comparando regiões da Terra com base em aspectos espaciais e ambientais. Portanto, pode-se dizer que essa abordagem complexa é uma combinação de abordagens espaciais e ecológicas.

Os resultados obtidos com a abordagem de estudo regional serão despejados em mapas e estudados no campo da cartografia. Alguns exemplos de abordagens complexas são os seguintes.

  • A região do pólo norte deve ter características diferentes do equador.
  • No desenvolvimento de áreas residenciais necessáriasconsideração de vários fatores, como o nível de fertilidade do solo, a localização da encosta e também o nível de acessibilidade da área. Por exemplo, assentamentos em áreas costeiras serão construídos com uma base mais alta para antecipar desastres naturais.

Assim, o artigo sobre a compreensão dos princípios da geografia e sua abordagem, juntamente com seus respectivos exemplos. Esperamos que o artigo acima possa ser útil e acrescentar informações para todos nós. Obrigada

O que são os princípios da Geografia?

Os princípios considerados básicos na construção do saber geográfico são cinco: Analogia, Atividade, Causalidade, Conexidade e Extensão, que também engloba a Delimitação e a Localização.

O que é princípio da atividade Geografia?

PRINCÍPIO DA ATIVIDADE Elaborada por Jean Brunhes, entende que a geografia deve analisar a realidade levando em consideração a continuidade dos fatos, que a relação sociedade x natureza é contínua e ininterrupta.

Qual é o princípio mais importante da Geografia?

A idéia de que a Terra é um todo, no qual as partes estão coordenadas, proporciona à Geografia um princípio de método cuja fecundidade aparece melhor à medida que se amplia a sua aplicação.

Quais os 5 princípios metodológicos da Geografia?

Os princípios que nortearam a Geografia Clássica foram os seguintes: o Princípio da Extensão, o Princípio da Analogia ou Geografia Geral, o da Causalidade, e o Princípio da Atividade. Estes formaram a base “legal” da Ciência Geográfica.