O que e trabalho em frigoríficos?

O trabalho em frigorífico é acompanhado de riscos e, caso não seja seguido um padrão de segurança e proteção, diversos acidentes podem acontecer.

É por isso que quem trabalha nesse tipo de local precisa estar atento aos cuidados básicos durante o trabalho e seguir normas rigorosas de segurança.

A seguir, descubra como evitar acidentes durante o trabalho em frigorífico!

Conheça os riscos do trabalho em frigorífico

Não é surpresa que os frigoríficos exijam um rígido controle de temperatura, uma vez que o trabalho engloba a estocagem e a manipulação de carnes. Muitas vezes, a câmara fria chega a ficar abaixo de zero.

Aparentemente, não há nenhum problema, mas a baixa temperatura pode contribuir para o desenvolvimento de doenças.

Muitos não sabem, mas o frio ocupacional pode desencadear ulcerações na pele, hipóxia e dormência no corpo.

Outro grande risco envolve acidentes, em sua maioria causados por meio das ferramentas perfurocortantes, além de infecções que são associadas à presença de agentes biológicos.

Há também problemas em relação ao número de movimentos repetitivos feitos em um pequeno espaço de tempo e fatores psicológicos que podem interferir na rotina dos funcionários.

Para reduzir os riscos, o Ministério do Trabalho determina alguns padrões que devem ser seguidos, que serão abordados ao longo dos próximos itens!

Entenda como ocorre a fiscalização

A norma reguladora mais recente do trabalho em frigorífico é a NR-36, que foca em questões de segurança e saúde no trabalho de empresas de abate e processamento de carnes e derivados.

O objetivo é que a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho de funcionários de frigoríficos seja garantida por meio de requisitos mínimos estabelecidos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos que existem nas atividades realizadas na indústria.

O que e trabalho em frigoríficos?

As exigências englobam desde o mobiliário e postos de trabalho, até estrados, passarelas, plataformas, manuseio de produtos, levantamento e transporte de cargas.

A NR-36, respeitando a saúde do trabalhador, combate as más condições e previne os acidentes que antes eram cotidianos.

Saiba quais são as principais medidas de segurança do segmento

Em relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) e às vestimentas usadas no trabalho em frigorífico, a norma estabelece que cada item deve ser escolhido de forma que ofereça a eficácia necessária para o controle da exposição ao risco.

Quando utilizados concomitantemente, os equipamentos precisam ser confortáveis e não devem acarretar riscos adicionais ao usuário.

Em termos específicos, muitas questões podem ser abordadas. Em atividades com exposição ao frio, por exemplo, as meias fornecidas devem estar limpas e serem higienizadas diariamente.

Sempre que necessário, as luvas devem ser substituídas, pois devem ser compatíveis com a natureza das tarefas, condições ambientais e com tamanho das mãos de quem as utiliza.

Aos empregadores, cabe disponibilizar vestimentas de trabalho adequadas, de maneira que os trabalhadores possam substituí-las sempre que preciso e tenham mais de uma peça para usar de maneira sobreposta, com extremidades compatíveis com a atividade e o local e trabalho.

O empregado, por sua vez, é responsável pela higienização das vestes e pela realização da troca, diariamente.

Descubra como promover um gerenciamento dos riscos

Os riscos do trabalho em frigorífico são gerenciáveis e o empregador deve investir em uma abordagem planejada, estruturada e global de prevenção, utilizando meios técnicos, organizacionais e administrativos para assegurar o bem-estar dos trabalhadores.

O que e trabalho em frigoríficos?

Ao elaborar uma estratégia de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), as ações de prevenção, as atividades de gestão e a dinâmica da produção devem ser integradas.

Para aperfeiçoar de maneira contínua o desempenho e integrar a prevenção em todos os níveis da corporação, o ideal é que a competência e experiência dos funcionários sejam levadas em consideração.

Durante o planejamento da prevenção, os métodos, técnicas e ferramentas mais adequadas para a avaliação de riscos devem ser definidas, assim como os parâmetros e critérios para futuras tomadas de decisão.

A avaliação dos riscos, por outro lado, introduz medidas de prevenção para que os mesmos sejam eliminados ou reduzidos, além de possibilitar a determinação de quais medidas são ou não adequadas.

É esperado que as ações em SST englobem todos os riscos à segurança e saúde, abordando, no mínimo, aqueles gerados pelo ambiente de trabalho, como os decorrentes da exposição a agentes externos, pela organização do mesmo, por máquinas, equipamentos, instalações, entre outros.

Saiba mais sobre ergonomia:

O que e trabalho em frigoríficos?

Ergonomia e o aumento de produtividade na indústria

Pensando em atender às necessidades de segurança e ergonomia na indústria, a Tecnotri lançou uma linha de pallets ergonômicos rotomoldados e contentores ergonômicos, desenvolvidos para garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores… [continue lendo]

O que você achou deste post?

O que é trabalhar em frigorífico?

Trabalhadores em frigoríficos chegam a realizar 90 movimentos por minuto, sendo que o mais aceitável seria em torno de 30. Eles são expostos ao frio, ao ruído, posturas inadequadas, amputações, umidade, deslocamento de carga em excesso, exposição à amônia, vasos de pressão, e jornadas exaustivas.

Como se trabalha no frigorífico?

O trabalho em frigorífico é acompanhado de riscos e, caso não seja seguido um padrão de segurança e proteção, diversos acidentes podem acontecer. É por isso que quem trabalha nesse tipo de local precisa estar atento aos cuidados básicos durante o trabalho e seguir normas rigorosas de segurança.

Quais são os riscos para quem trabalha em frigorífico?

Uma vez que a em ambientes como frigoríficos os principais riscos são: o frio, os movimentos repetitivos em curto espaço de tempo, o uso de ferramentas cortantes, além de fatores psicológicos que interferem na rotina dos funcionários.

Quais são os cargos de um frigorífico?

São auxiliares, ajudantes, atendentes, agentes, vendedores, assistentes, operadores, técnicos, supervisores e todo pessoal de apoio.