O que pode ocorrer se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico?

Introdução à ecologia de comunidades

O que é um nicho ecológico. Como espécies com nichos sobrepostos competem por recursos. Particionamento de recursos para reduzir a competição.

Introdução à ecologia de comunidades

O conteúdo de Biologia foi criado com o apoio da Fundação Amgen

Cada espécie ocupa um lugar no espaço. Esse espaço pode ser o espaço físico (dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo), porém existem outras dimensões deste espaço. O espaço ocupado no que se refere a exploração preferencial de um recurso, por exemplo. Ou o espaço ocupado pela a área de vida ótima. Esse espaço não é somente um aspecto físico, mas também um aspecto biológico, químico e até comportamental (ouso a falar, psicológico), isto é, cada recurso requerido pela espécie contará com uma dimensão desse hipervolume. Então dizemos que nicho é o espaço n dimensional (quanto mais você pesquisar, mais aspectos serão descobertos como sendo característicos de uma espécie, sendo assim, mais dimensões) onde uma espécie pode sobreviver, crescer, reproduzir e manter uma população viável. Com isso, podemos concluir que existe competição entre espécies quando alguma dessas dimensões são exploradas concomitantemente. Ambas necessitam do recurso, assim, a espécie que melhor explorar este recurso, sairá vencedora.

Este tipo de definição de nicho é chamada de nicho Hutchinsoniano, em homenagem a George Evelyn Hutchinson. Foi este importante zoólogo americano que propôs essa definição de nicho. Ele é considerado o pai da Limnologia moderna e faleceu em 30 de maio de 1991. Eu, Breno, por coincidência, fiz minha inciação científica e mestrado na área da Limnologia.

O que pode ocorrer se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico?
Semelhança entre espécies diferentes de borboletas

Na última edição da PLoS Biology, um grupo de pesquisadores mostrou que algumas espécies de borboletas que desenvolveram padrões similares de asas (o que alerta aos seus predadores que elas não possuem sabor muito bom, podendo até serem venenosas) não são próximas evolutivamente. Isto quer dizer que o ancestral comum entre elas é bastante afastado. Indicando que a similaridade não foi uma questão de ancestralidade e sim de adaptação evolutiva. Além disso, eles descobriram que borboletas que apresentam esses padrões de asas semelhantes possuem nichos bastante semelhantes também (por exemplo, voam nas mesmas alturas e preferem o mesmo tipo de vegetação). Os pesquisadores alegam que este comportamento maximiza os benefícios da aparência similar (se aproveitam do fato da possibilidade predadores aprenderem que elas não são palatáveis).

Deste modo, não somente a competição entre espécies pode atuar como fator primordial para a evolução, mas outros tipos de interações (como as mutualísticas) têm importante papel neste fenômeno.

Mas é importante lembrar aqui, que vale uma questão para pensar. Como eu disse, quer dizer, como Hutchinson disse, o nicho é n dimensional. Será que estas espécies parecidas dividem todas as dimensões (ou recursos) do nicho delas? Será que pesquisamos o suficiente para saber tudo o que influencia no sucesso destas espécies? Bem, acredito que não. Acredito que nuances desta sobreposição de nicho não são possíveis de se observar (por enquanto), daí as relações mutualistícas e não a competição. Pois por mais que possam compartilhar o mesmo tipo de floresta, a diversidade de fontes alimentares é enorme. Ou mesmo que a fonte alimentar seja a mesma, se explorarem em horários diferentes, podem nunca se esbarrar. E assim, não precisam competir. É…, questões a se debater….

Fonte: Eurekalert!

Referência:
Elias M, Gompert Z, Jiggins C, Willmott K (2008) Mutualistic interactions drive ecological niche convergence in a diverse butterfly community. PLoS Biol 6(12): e300.doi:10.1371/ journal.pbio.0060300

Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é prováve’l quese estabeleça uma competição interespecífica.

uma das espécies ocupe um nível trófico elevado.
se estabeleça entre elas uma relação harmônica.
se estabeleça uma competição intra-específica.
uma das espécies seja produtora e a outra, consumidora.

Respostas

1

As relações ecológicas entre espécies ocorrem apenas entre indivíduos de espécies diferentes e são divididas em harmonia e incompatibilidade.

O conflito entre espécies ocorre quando pelo menos um indivíduo de uma espécie ligeiramente diferente é danificado.

A relação ecológica de posse é uma relação harmoniosa entre espécies, em que uma traz benefício e a outra não causa nem benefício nem dano.

Uma relação simbiótica é uma relação harmoniosa entre espécies em que duas espécies se beneficiam de alguma forma e vivem juntas.

Se você quiser saber mais:

O que pode ocorrer se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico?

——————————————————————————————————————-

2

Receber

As interações entre espécies no mesmo ecossistema dependem da interdependência, que de outra forma poderia competir. Em outras palavras, eles competem por espaço, comida e água.

Assim, podemos dizer que surgiu a rivalidade interespecífica, com ambas as espécies discutindo sobre tudo, desde terra até comida.

O que aconteceria se duas espécies diferentes ocupassem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico?

Como as espécies estão ocupando o mesmo nicho, elas terão que competir pelos mesmos recursos. Sendo assim, haverá uma competição interespecífica, ou seja, entre espécies diferentes.

O que acontece quando duas espécies têm o mesmo nicho ecológico?

Algumas espécies apresentam o mesmo nicho ecológico e, portanto, competem entre si. Essa competição pode levar uma espécie a migrar para outra área ou até mesmo pode levar uma espécie à extinção. Existem ainda algumas espécies que, apesar de possuírem mesmo nicho, conseguem coexistir na mesma área.

Por que duas espécies no mesmo habitat não podem ter o mesmo nicho por muito tempo?

Cada espécie ocupa um lugar no espaço. Esse espaço pode ser o espaço físico (dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo), porém existem outras dimensões deste espaço. O espaço ocupado no que se refere a exploração preferencial de um recurso, por exemplo.

Quando duas ou mais espécies de uma comunidade apresentam sobreposição parcial de seus nichos ecológicos?

Na competição interespecífica, como observado por Gause, quando duas espécies diferentes de uma comunidade disputam pelos mesmos recursos, seus nichos ecológicos “se sobrepõem” parcialmente.