O que são adaptações de animais?

Atividades do aluno para Adaptações


História de adaptações animais

Os cientistas acreditam que existem cerca de nove milhões de espécies diferentes de organismos no planeta Terra, embora apenas 1,3 milhão tenham sido descobertos. Esses organismos variam enormemente; cada espécie tem características diferentes com base em seu ambiente e no que precisam para sobreviver. A vida existe em quase todos os cantos do mundo, desde as regiões polares no topo e na base da Terra até os desertos quentes e áridos no meio. Os únicos lugares onde os cientistas acreditam que a vida não existe são dentro de vulcões e dentro de fontes hidrotermais, onde a temperatura é muito alta.

O que são adaptações de animais?

Em 1831, Charles Darwin deixou a Inglaterra no HMS Beagle em uma viagem de cinco anos ao redor do mundo e, como cientista do navio, ele estudou o mundo natural que encontrou. Em sua jornada, ele observou que havia uma grande variação nas coisas vivas que viu e começou a se perguntar por que isso acontecia.

Darwin chegou às Ilhas Galápagos em 1835. Em Galápagos, ele notou que os animais variavam de ilha para ilha. Em particular, ele notou uma família de pássaros cujo bico tinha uma forma diferente dependendo da ilha em que viviam. Darwin associou o formato do bico do pássaro ao tipo de alimento que constituía a maioria das dietas dos pássaros. O formato do bico dos pássaros é um exemplo de adaptação , algo que ajuda um ser vivo a sobreviver ou se reproduzir com mais facilidade. Isso o levou a desenvolver a teoria da evolução por seleção natural, uma das teorias mais importantes da biologia.

Darwin usou essas observações e chegou à conclusão de que a razão pela qual os organismos eram diferentes era devido às mudanças graduais ao longo do tempo. Os organismos que tiveram adaptações vantajosas tinham uma grande chance de sobreviver e se reproduzir, o que significa que eles tinham uma chance maior de passar seus genes para a próxima geração. Aqueles organismos que não possuíam essas adaptações tinham uma chance menor de sobrevivência e reprodução, portanto, uma chance maior de morrer antes de poderem passar seus genes. Ao longo de muitas gerações, os organismos evoluíram para serem mais adequados ao seu ambiente. Embora ainda seja tecnicamente uma "teoria", as idéias de Darwin foram aceitas pela comunidade científica como a razão para a vida variada na Terra.

Para que os organismos sobrevivam, eles precisam de adaptações que lhes dêem uma vantagem ao viver em seu ambiente. Todo animal, planta, bactéria, fungo, archaeon e protista possui características que lhe permitem ter sucesso em sobreviver em seu habitat. Essas adaptações podem ser categorizadas em comportamentais, estruturais ou fisiológicas. As adaptações comportamentais podem ser herdadas ou aprendidas. As adaptações comportamentais incluem comunicação e enxameação. Um exemplo de adaptação fisiológica é a capacidade de produzir veneno. As adaptações estruturais são maneiras pelas quais o corpo ou estrutura do organismo é adaptado para ajudar o organismo a sobreviver ou se reproduzir. Um exemplo de adaptação estrutural poderia ser a forma aerodinâmica de um golfinho que permite que ele se mova na água com mais facilidade.

Os organismos competem entre si por recursos como água, comida, luz solar ou espaço. Eles também competem entre si para se reproduzir. Organismos bem adaptados terão maior chance de obter os recursos necessários. Se os organismos não tiverem sucesso e não puderem se mover para outro habitat, eles não sobreviverão.


Questões essenciais para adaptações

  1. Por que os animais são diferentes?
  2. Como os animais são diferentes?
  3. Como os predadores são adaptados para capturar suas presas?
  4. Como as presas são adaptadas para não serem facilmente capturadas por predadores?

Outras idéias de planos de aula para adaptação

  1. Os alunos criam um storyboard narrativo mostrando a competição e a seleção natural.
  2. Os alunos projetam um animal para um hábito específico, incluindo detalhes de como as novas adaptações ajudariam o animal a sobreviver.
  3. Os alunos criam um storyboard de linha do tempo mostrando a história evolutiva de uma adaptação particular. Isso pode incluir invenções humanas!

Tempo de leitura: 4 minutos

Muito mais que oferecer amor, carinho, lar e amigos, o tutor deve ter paciência com a adaptação dos animais a um novo lar ou à chegada de um novo membro na família.

O que são adaptações de animais?

Mudanças podem ser bem-vindas, mas demandam planejamento, principalmente para a adaptação dos animais. Eles são apegados à rotina, então mudá-la pode ser a causa de muito estresse e ansiedade.

É preciso entender que cada animalzinho tem um jeito único de lidar com as mudanças. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar nesse momento tão delicado para o pet.

Como adaptar o pet à mudança de lar

A mudança para um novo lar pode ser cansativa e caótica até que tudo fique no devido lugar. Então, se for possível, só leve o pet para a casa nova quando tudo estiver arrumado. Animais adaptados ao ambiente são mais felizes, e isso é tudo que um tutor quer!

Se o animal já estiver acostumado a ir para creches e hotéis ou ficar com um parente de vez em quando, o processo de adaptação será mais fácil, e ele vai sentir menos a mudança de ambiente.

Proteções para o novo lar

As mudanças são significativas quando o espaço fica maior ou menor, pois isso pode confundir o bichinho. Então, para evitar futuros contratempos, separamos algumas sugestões de cuidados para casas e apartamentos que podem ajudar na adaptação de gato e cachorro ao novo ambiente.

Cuidados em apartamentos

Quem vai mudar de uma casa para um apartamento com o bichinho deve ficar atento às janelas. Instalar telas é o jeito mais fácil e seguro de evitar acidentes que o pet não estava sujeito a ter antes.

Criar atividades recreativas para familiarizá-lo com um espaço útil menor é outro jeito de ajudar na mudança. Coloque nichos que deixem o gato em níveis mais altos para ele entender o novo lar. Já os cachorros devem ter os brinquedos preferidos à vista, remetendo à rotina anterior.

Cuidados em casas

Tente sempre verificar todas as entradas e saídas da casa para evitar fugas. Elas são extremamente comuns em situações de mudanças, então todo cuidado é pouco! Nesse caso, também é importante colocar uma coleira de identificação no animalzinho, pois isso ajuda na localização.

Caso você adquira um imóvel com quintal espaçoso, evite deixar o pet lá por muito tempo. Isso atrapalha a adaptação dos animais e causa uma sensação de abandono neles.

Experimente levar o bichinho para brincar nesse espaço por algumas horas, mas sempre acompanhado, com brinquedos e cama por perto, até ele se sentir confortável o bastante para ficar sozinho.

O que são adaptações de animais?

A importância dos cheiros em uma mudança

Os animaizinhos associam ambientes e pessoas aos cheiros. O odor familiar do tutor presente na nova casa faz o bichinho se sentir seguro e acolhido. Uma alternativa que funciona bem durante a adaptação é utilizar feromônios sintéticos caninos e felinos.

A importância dos cheiros também se estende para os objetos dos pets. Aquele brinquedinho que eles amam dormir perto ou um cobertor preferido com o odor deles dão a sensação de familiaridade. Portanto, nada de lavar os objetos durante o processo de adaptação dos animais!

Adaptação do pet a um novo ente na família

A chegada de um novo animal ou bebê na família é um momento de grande expectativa para todos, inclusive para o pet, que sente toda essa emoção, mas sem entender muito bem o que está acontecendo.

É sabido que os animais sentem a ansiedade dos humanos e respondem a ela. No geral, eles também ficam ansiosos. Para ajudar o peludo, tente mostrar para ele que está tudo bem.

Introdução de um bebê à família

Antes do bebê nascer, deixe o pet se envolver com as coisas dele. Você pode deixar algo que ele gosta muito no quartinho do bebê. Tanto a adaptação de cachorro quanto de gato ao bebê deve ser recheada de carinhos e petiscos.

Depois do nascimento, envolva o animal em todas as atividades possíveis junto do bebê. Deixe alguns panos com o cheiro dele nas caminhas e nos brinquedos favoritos dos pets. Lembre-se: animais que se adaptam mais facilmente se estressam menos.

Introdução de um novo animal à família

Se for possível, traga brinquedos e cobertores com o cheiro do novo animal para casa. Assim, seus pets já sentirão esse odor e vão se familiarizar com ele. Nesse momento, é importante usar os feromônios que falamos acima. Eles acalmam os pets.

Quando chegar o dia da introdução do novo pet ao ambiente, escolha um lugar neutro para apresentá-lo ao seu peludo, como um parque, no caso de cães. Já no caso dos gatos, o trabalho é um pouco maior.

O gato novo deve ficar em um cômodo separado com tudo que é seu até que a adaptação seja completa. Coloque o alimento preferido do já residente do lado de fora desse cômodo, com a porta fechada. No cômodo, coloque o novo pet, também com um petisco.

Enquanto ambos se servem do alimento, vão sentir o cheiro um do outro e associar a algo bom. Passados alguns dias, com o novo pet relaxado, e o antigo mais curioso, é possível soltar o mais novo e ver como eles se saem. De início, é comum se estranharem, mas vão dormir juntos depois!

O que são adaptações de animais?

Gostou das nossas dicas de adaptação dos animais? Então, que tal fazer uma grande surpresa para seu pet com petiscos preferidos e brinquedos novos? Na Petz, você sempre encontra os produtos que precisa. Venha nos visitar!

O que é adaptação animais?

ADAPTAÇÃO a um dado ambiente está relacionada com mudanças estruturais, funcionais ou comportamentais observadas no animal, objetivando a sobrevivência, reprodução e produção em condições adversas.

Quais são as adaptações dos animais?

Fugir de um predador, esconder-se, procurar abrigo ou procurar alimentos nutritivos são exemplos de adaptações comportamentais, embora as duas mais características deste tipo de adaptação sejam a migração ou o cortejo.

O que são adaptações explique?

Uma adaptação é qualquer característica ou comportamento natural evoluído que torna algum organismo capacitado a sobreviver e a se reproduzir em seu respectivo habitat.

São exemplos de adaptações de seres vivos?

Adaptações dos Seres Vivos | Orientação de Aula.
Defesa: Camuflagem ou mimetismo (répteis); ... .
Alimentação: Formato do bico (arara, beija-flor, colhereiro); ... .
Reprodução: Desenvolvimento incompleto com estágio larval (anfíbios / girino) ... .
Ambiente:.