O que são as instituições sociais e qual a sua relação com o processo de socialização?

O conceito de instituição social é amplamente utilizado pela Sociologia e analisada por variadas escolas sociológicas. Entende-se por instituição social o conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, sancionados e aceitos pela sociedade, e que possui um enorme valor social. Nada mais são do que os modos de pensar, de agir e de sentir que o indivíduo encontra estabilidade.

Além do conceito acima, vale apresentarmos que instituições sociais são organizações da sociedade que existem para que haja a organização e a coesão social. São elas que passam as regras e normas da sociedade para os cidadãos e forma-os enquanto cidadãos pertencentes a determinado grupo social.

As principais instituições sociais são:

  1. Família;
  2. Instituições de ensino;
  3. Instituição religiosa;
  4. Instituição jurídica;
  5. Instituição econômica;
  6. Instituição política;

O papel das instituições sociais

De forma geral, as instituições sociais buscam tornar a convivência social mais harmônica e menos agressiva pois convivem baseado nas mesmas normas e regras, portanto, as instituições sociais atuam como mediadoras no processo de socialização do ser humano, fazendo com que haja um respeito a certos preceitos sociais.

As Instituições sociais na visão de Émile Durkheim

Émile Durkheim é um sociólogo historiador que foi um defensor do papel das instituições sociais na composição da sociedade.

Entre os movimentos defendidos por ele, o capitalismo também fazia parte, pois, na visão dele, a sociedade como um todo coeso que necessita das instituições para a sua composição e dos comportamentos similares. Para Durkheim, existem duas formas de coesão social:

Solidariedade mecânica

É característica das sociedades pré-capitalistas, cuja organização é feita com base em pontos de coesão mais próximos e nas quais não há grande distância entre seus membros. Tudo funciona como um grande mecanismo.

Solidariedade orgânica

É aquela em que há uma formação de um organismo social, com vários órgãos diferentes que possuem entre si uma coesão interna. Esse tipo de coesão é típico das sociedades capitalistas, que dividem a formação social em grupos diferentes.

A família como grupo social

A Família faz parte do primeiro grupo social que pertencemos, é o tipo de grupo social que tem a composição em variados aspectos que se variam de acordo com o tempo e o espaço. Estas variações podem estar relacionadas quanto ao tipo de família e autoridade ou quanto à forma de casamento, por exemplo.

Ela é o primeiro grupo a ser colocado como exemplo, porém são inúmeras as instituições sociais que podemos citar tais como a Igreja, Estado, Nação e Governo.

Em suma, as instituições sociais são o conjugado de relações entre partes de um grupo, entre conglomerados ou entre pessoas e conglomerados. Qualquer sociedade não tem condições de resistir se não apresentar certo aparelhamento e relacionamento entre seus grupos.

Para que uma sociedade exista, são indispensáveis interações conscientes entre os indivíduos da mesma. Se não acontece o aparelhamento (organização), o homem não obtém a sua alimentação, por exemplo. Ou seja, não poderia alcançar com perfeição todos os seus potenciais.

Gostou do artigo? Confira nosso portfólio de cursos na área de Educação e Pedagogia e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Conhecer os cursos

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »

Educação

Entendendo o currículo escolar

A aprendizagem escolar está diretamente vinculada ao currículo, organizado para orientar, dentre outros, os diversos níveis de ensino e as ações docentes. O conceito de

ler artigo »

Educação

A Área de Gol do Handebol

O Handebol, que é um esporte coletivo jogado com as mãos, embora não seja um dos jogos com maior audiência de público é largamente praticado

O que são as instituições sociais e qual sua relação com o processo de socialização?

Instituições sociais são corpos sociais formados para promover a integração dos membros de uma sociedade. Algumas instituições sociais, como o Estado e a Igreja, unem os indivíduos de acordo com aspectos com os quais os membros de tais instituições comungam, como religião e nacionalidade.

Como as instituições sociais influenciam o processo de socialização?

Nesse sentido, as instituições sociais atuam como mediadoras no processo de socialização do ser humano, fazendo com que haja um respeito a certos preceitos sociais. Elas são, portanto, formadoras e educativas, atuando na coesão social.

Qual é o papel das instituições sociais primárias no processo de socialização?

As instituições sociais de socialização primária passam as regras de convívio e formação social, formas de linguagem, valores morais. Socialização secundária – são exemplos a escola, o trabalho e o Estado.

Qual a relação entre as instituições sociais e os grupos sociais?

Os grupos sociais são grupos de pessoas que possuem algo em comum e que interagem em busca de um mesmo objetivo. Já as instituições são dotadas de regulamentos e normas padronizadas, buscando satisfazer as necessidades sociais e manter a ordem.

Toplist

Última postagem

Tag