O que significa acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida?

O que é Acessibilidade:

Acessibilidade é a qualidade do que é acessível, ou seja, é aquilo que é atingível, que tem acesso fácil. É um substantivo feminino que está relacionado àquilo que tem facilidade de aproximação, no trato e na aquisição.

A acessibilidade é uma preocupação constante da arquitetura e urbanismo. Ela está intrinsecamente ligada ao fornecimento de condições às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, para a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços públicos ou coletivos.

O direito à acessibilidade vem promovendo, através de órgãos públicos ou privados, diversas mudanças nas condições de acesso a esses espaços.

Essa construções constitui em rampas, a adaptação dos equipamentos, do mobiliário, do transporte coletivo e dos sistemas e meios de comunicação e informação.

Assim, permite às pessoas com deficiência uma maior aproximação aos serviços prestados à coletividade.

Acessibilidade para deficientes

A acessibilidade oferecida aos deficientes é regida por lei. A Presidência da República através do Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004, regulamenta a lei nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, que permite:

  • A prioridade ao atendimento às pessoas com deficiência e idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, as lactentes e às pessoas acompanhadas por crianças de colo, e a lei 10.098 de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Closed caption

Closed caption é uma expressão em inglês que significa legenda oculta. um sistema de transmissão de legendas de filmes, programas de televisão ou vídeos online. É uma ferramenta essencial para pessoas com deficiência auditiva.

No Brasil, por determinação do Ministério das Comunicações, a partir de 2012, as emissoras de televisão passaram a incluir 12 horas de programação de acessibilidade com a legenda oculta.

Acessibilidade na Web

Na área da informática, há diversas ferramentas que permitem a acessibilidade de deficientes visuais, auditivos e motores aos conteúdos da rede, entre eles: Dosvox, Virtual Vision, Sonix, Jaws, Imago Vox, PCS Comp, Anagrama Comp, Sing Writing, etc.

Veja também o significado de:

  • Deficiência;
  • Inclusão Digital;
  • Closed Caption;
  • Mobilidade Urbana;
  • Educação Inclusiva;
  • Inclusão Escolar.

O que significa acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida?

Olá, pessoal.

Escutamos por aí muitos termos para se referir às pessoas que precisam da acessibilidade em sua rotina, e dúvidas surgem sobre quais deles devemos utilizar. Você já se deparou com o termo ‘mobilidade reduzida’? Sabe qual termo é o mais adequado: portador de deficiência ou pessoa com deficiência? Esclarecer essas dúvidas é o primeiro passo para entendermos o universo da Acessibilidade e da arquitetura inclusiva.

TERMINOLOGIAS : O QUE FALAR?

SUGESTÃO:  Pessoa com deficiência, aluno com síndrome de Down, arquiteta com surdez.

EVITAR: referir-se a pessoa com deficiência com a palavra “portador”, pois as pessoas não carregam suas deficiências, e também com as siglas como “PNE” e a palavra “deficiente”.

(Fonte: Ministério do Turismo)

Vamos ver alguns grupos de pessoas para as quais a acessibilidade é meio de inclusão e socialização. Entender as necessidades específicas de cada uma delas nos dará subsídios para melhor projetarmos os espaços.

PESSOA COM MOBILIDADE REDUZIDA

É aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção. Exemplos: pessoa idosa, gestante, lactante, pessoa com criança de colo, obeso.

É aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Este é um conceito em evolução.

  • Deficiência física – Má formação congênita, amputação de membro; paraplegia; paralisia cerebral, nanismo e ostomizadas [pessoa que passou por cirurgia para fazer no corpo uma abertura (ostoma), que é um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para saída de fezes ou urina ou para viabilizar a respiração ou a alimentação].
  • Deficiência visual – Trata-se da acuidade visual prejudicada. Pode ocorrer em diferentes graus, como a cegueira e a baixa visão.
  • Deficiência auditiva – Trata-se de audição prejudicada. Pode ocorrer em diferentes graus, como a surdez e a baixa audição. Há pessoas surdas que se comunicam por Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua que usa gestos e expressões faciais para passar a mensagem que deseja. Libras não é a simples gestualização do português e, sim, uma língua à parte. Há também pessoas surdas que são oralizadas, que fazem leitura labial para se comunicar e, ainda, outras que são não são surdas, mas têm alguma perda auditiva e podem utilizar aparelhos auditivos.
  • Deficiência intelectual e mental – Alguns exemplos dessas deficiências são o autismo (TEA), a síndrome de Down, os transtornos mentais, síndrome de Williams, síndrome de Asperger e outras.
  • Deficiência visual e auditiva (surdocega) A comunicação se dá através do Tadoma (colocar a mão sobre lábios, face e pescoço para sentir a vibração da voz); Libras tátil (Língua Brasileira de Sinais dos surdos adaptada ao surdocego); Alfabeto manual (fazer o alfabeto da língua de sinais na palma da mão do surdocego); Braille (seis pontos em relevo que, combinados, formam as letras e os números); Alfabeto Monn (caracteres em relevo, representando em desenho estilizado as letras do alfabeto e outros sinais); Escrita na palma da mão (desenhar com o dedo na palma ou nas costas da mão as letras do alfabeto, preferencialmente maiúsculas); Objetos de referencia (o objeto que significa a ação. Exemplo: copo para representar beber água. Colher para hora de comer); Pistas (objetos ou símbolos colados em cartões ou em outro material); Guia intérprete (profissional que serve de canal de comunicação e facilita o deslocamento e a mobilidade da pessoa surdocega).

(Fonte: Ministério do Turismo)

Agora que estamos mais familiarizados com os termos e tipos de deficiência, vamos avançando nas informações e debates sobre a arquitetura inclusiva nas próximas semanas. Fique com a gente por  aqui.

Até o próximo texto.

O que é acessibilidade para as pessoas com deficiência?

A acessibilidade, portanto, é a possibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida usufruir dos espaços e das relações sociais com segurança e autonomia.

O que é deficiência ou mobilidade reduzida?

Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 Pessoa com mobilidade reduzida: aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, a flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção.

O que é acessibilidade e mobilidade?

Mobilidade é a capacidade de pessoas e cargas se deslocarem nas cidades visando à execução de suas atividades. Já a acessibilidade é possibilidade que as pessoas têm de atingir os destinos desejados.

Quais são os tipos de mobilidade reduzida?

A mobilidade reduzida pode ser permanente ou temporária e por qualquer motivo. Por exemplo: pessoa idosa, gestante, lactante, com prótese, com criança de colo, obesa. Vale ressaltar que a Pessoa com Mobilidade Reduzida pode não ter dificuldade de locomoção.