O que significa Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim?

O evangelho deste domingo continua retratando a comunidade cristã ideal. Ela é gerada pela Palavra de Deus que deve ser proclamada ininterruptamente. Ela é alimentada pelo amor operoso em favor dos outros, sobretudo os mais frágeis. A comunidade cristã está fundamentada na pedra viva que é Cristo e é estruturada com pedras vivas, os cristãos: a dinâmica da comunidade cristã é seguir Jesus Cristo para chegar no lugar preparado por ele.

Nos primeiros versos de nosso texto, é apresentada aos discípulos a meta da viagem que Jesus inicia e, em seguida, os discípulos deverão fazer o mesmo: a comunhão plena na casa do Pai. Estar onde está Jesus é a única meta autêntica da vida dos homens e mulheres de fé: é um ponto de referência absoluto que liberta do medo e nos dá esperança. Jesus afirma que na casa do Pai há muitas moradas e Ele vai na frente para preparar um lugar para todos. Morada não indica estrutura física, mas se refere à atmosfera de um lar, onde todos se sentem bem, há calor humano e intimidade familiar. É o lugar onde todos se sentem em casa. A casa do Pai – objetivo da viagem – se apresenta como plenitude de comunhão e, Jesus, com sua partida, é aquele que prepara o caminho para que possam chegar sãos e salvos a este lugar, casa do Pai, preparado por ele com tanto amor.

Jesus conviveu com eles por três anos e eles o viram ensinar, conversar e acolher as pessoas. Por isso ele fala “Vocês sabem o caminho aonde eu vou”. Tomé, com seu senso realista e prático de sempre, protesta: “Senhor, não sabemos para onde vais, então como podemos saber o caminho”? Ele está claramente pensando em termos geográficos. A resposta de Jesus é desafiadora: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Para chegar ao Pai é necessário seguir os passos de Jesus: amar como ele amou o Pai e a humanidade. Jesus se oferece como o caminho que devemos percorrer para entrar no mistério de Deus Pai. Só Ele pode desvendar o mistério último da vida. Ele pode comunicar-nos a vida plena pela qual tanto anseia o coração humano.

Através dos diálogos, o evangelista São João revela a missão de Jesus e a dificuldade que os discípulos têm para compreendê-la. A compreensão plena só virá com o Espírito Santo em Pentecostes. Agora é a vez de Filipe se manifestar: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. A resposta de Jesus revela que Ele é o Filho querido do Pai: “Quem me viu, viu o Pai”. A vida de Jesus, sua bondade, sua liberdade para fazer o bem, sua capacidade de perdoar, seu amor pelos pobres revelam o amor do Pai: “Eu o Pai somos um”. “O Pai que está em mim realiza suas próprias obras”.

Por fim, Jesus tem uma palavra também para nós. Sua volta ao Pai implica em colocar nas mãos dos discípulos a continuidade de sua missão. Também nós somos enviados em missão para continuar a obra de Jesus: fazer com que a Igreja se “pareça” com Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Esta é a boa nova para nós hoje.

Para chegar ao Pai é preciso passar por Jesus. Como Ele conhece nossa fragilidade e insegurança, Jesus nos envia o Espírito Santo para ser nosso defensor e iluminar o caminho do seguimento. “Não tenhais medo, estarei convosco sempre, todos os dias”. Que Maria, Mãe da Igreja, abençoe neste dia todas as mães; cuida com carinho daquelas que estão abandonadas e fortalece as que assumem com alegria suas famílias. Amém.

Dom João Carlos Seneme, css

Bispo de Toledo

Segunda-feira, 03 de maio de 2021.

Evangelho (Jo 14, 6-14)

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

Reflexão

“Ninguém vai ao Pai senão por mim”. Em termos positivos, esta frase de Jesus poderia ser escrita de uma outra forma: “todo mundo pode ir ao Pai através de mim”. Recordamos, neste mesmo sentido, outra frase de Jesus: “sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5). Mas afinal, o que tudo isso quer dizer? Simples: com ele nós podemos fazer tudo. O que importa é que nós precisamos compreender a fundo os conselhos de Jesus para podermos colocá-los em prática.

Filipe não compreendeu no início a fala de Jesus e, graças a sua incompreensão, nós dispomos de uma nova direção para seguir as orientações fundamentais da nova vida aqui na terra. O objetivo final é a nova volta à casa paterna. Deus nos criou e, se formos fiéis, voltaremos para Ele. Por isso, Jesus disse: ”Eu sou o Caminho”. Ele é o único caminho que nos leva ao Pai. Em tudo e para tudo busquemos o fundamento sólido de nova filiação divina. Não podemos nos recordar disso somente nos momentos de dificuldade, mas em todos os momentos do dia a dia da nossa vida. Jesus nos disse que Ele é o Caminho e que, se a Ele recorrermos, ele nos conduzirá ao Pai. A Deus Pai, para ressaltar assim a sua paternidade e ao mesmo tempo nossa filiação.

Jesus é o caminho verdadeiro que nos leva à felicidade eterna. Essa declaração de Jesus é destinada a todos os homens e mulheres, mas, especialmente, a nos que dissemos estar dispostos a levar a sério a nova vocação de sermos cristãos.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb

O que significa Eu sou o caminho a verdade é a vida ninguém vem ao Pai senão por mim?

Simboliza resignação, esvaziamento, obediência a Deus. Significa aceitar a perseguição. O Caminho é carregar a cruz, o Caminho é Jesus Cristo. Nós encontramos a Verdade nos ensinamentos de Jesus Cristo, nas suas ações, na sua forma de agir.

Porque Jesus disse que é o caminho a verdade ea vida?

Deus nos criou e, se formos fiéis, voltaremos para Ele. Por isso, Jesus disse: ”Eu sou o Caminho”. Ele é o único caminho que nos leva ao Pai. Em tudo e para tudo busquemos o fundamento sólido de nova filiação divina.

Quem é o caminho a verdade ea vida?

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14: 6). Jesus dava uma das últimas instruções aos seus discípulos sobre a eternidade, nos últimos dias de sua vida na terra.

O que é andar no caminho do Senhor?

O caminho do Senhor é dar ouvidos aos ensinamentos de nossos líderes, entender os princípios corretos e governar-nos a nós mesmos.