O setor terciário da economia envolve diversas atividades características dos centros urbanos

O setor terciário, por envolver a prática do comércio e dos serviços, é o que mais gera empregos e movimenta a economia das cidades atualmente.

O setor terciário é o campo da economia que abriga a área do comércio e também dos serviços, além de outras atividades econômicas, tais como o turismo. Esse termo enquadra-se à divisão da economia que determina o setor primário (agropecuária e extrativismo), o secundário (transformação de matérias-primas e produção de energia) e o terciário, que é o maior dentre os setores e também aquele que mais emprega na atualidade.

Esse setor da economia oferece diversos tipos de produtos para a sociedade, tanto bens materiais quanto bens imateriais. Os bens materiais são as mercadorias produzidas ao longo dos setores primário e secundário e comercializadas no terciário. Já os bens imateriais referem-se aos serviços, ou seja, à mão de obra prestada para o atendimento da população, tais como os professores, advogados, médicos, garçons, vigilantes, pedreiros, empregados domésticos e muitos outros.

No caso do comércio, há uma variação muito grande de escalas, podendo ir desde as empresas multinacionais que realizam transações comerciais milionárias, atingindo um irrestrito mercado consumidor, até o vendedor ambulante informal. Aliás, a informalidade vem se tornando um dos mais notórios traços da atuação do setor terciário da economia.

A atividade comercial é um dos pilares do sistema capitalista. Ela é responsável por garantir a circulação de capitais e a proliferação de mercadorias e consolidou-se ainda mais evidentemente com a chamada “economia de mercado”, marcada pela predominância da propriedade privada no contexto do funcionamento das práticas econômicas. Como tudo no sistema atual é vendido, comprado e transportado em forma de renda, lucro e capital, o comércio exerce então um papel central.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O setor terciário, como já salientado, é o que mais gera empregos e concentra investimentos. O crescimento desse setor aconteceu inicialmente nos países desenvolvidos e atinge, atualmente, os países emergentes, tais como o Brasil, que possui mais de 60% de suas atividades concentradas nesse campo. Países como os Estados Unidos apresentam a renda e o emprego vinculados em quase 70% ao setor terciário, deflagrando um processo global de terciarização da economia. Cresce, sobretudo, o número de empresas ditas terceirizadas ou prestadoras de serviços.

Em um mundo em que o setor primário e o secundário empregam cada vez mais em virtude da máxima mecanização de suas atividades, o setor terciário torna-se o ponto de vinculação da maior parte da população, o que se revela no espaço geográfico principalmente com o crescimento das cidades. Afinal, é o espaço urbano quem concentra, com maior ênfase, o número quase total das atividades comerciais e de serviços.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Questão 1

A economia está dividida em três grandes setores, que compreendem as principais atividades produtivas. O setor terciário é representado principalmente por

a) serviços e indústria.

b) comércio e pecuária.

c) pecuária e mineração.

d) mineração e turismo.

e) comércio e serviços.

Questão 2

Assinale a alternativa que apresenta uma atividade do setor terciário da economia:

a) cultivo de grãos

b) criação de animais

c) exploração de ouro

d) serviços bancários

e) extração florestal

Questão 3

Em relação ao setor terciário, assinale a alternativa correta:

a) compreende o setor mais heterogêneo da economia.

b) promove apenas a geração de empregos informais.

c) indica a estagnação econômica de dada região.

d) tem na construção civil sua atividade mais valiosa.

e) concentra somente as atividades de serviços fiscais.

Questão 4

Qual alternativa indica uma das principais características do setor terciário?

a) Reduzida capacidade de gerar impostos.

b) Acentuada exploração do meio ambiente.

c) Pequena produção de bens manufaturados.

d) Elevado volume de geração de empregos.

e) Intenso uso de mão de obra desqualificada.

Questão 5

Qual atividade do setor terciário tem registrado um forte crescimento mundial nos últimos anos?

a) Agricultura

b) Pecuária

c) Pesca

d) Mineração

e) Turismo

Questão 6

A expansão do setor terciário é comum em diversos países do globo. Esse setor apresenta força especialmente nas nações

a) muito desenvolvidas e industrializadas.

b) subdesenvolvidas e de base primária.

c) emergentes e pouco desenvolvidas.

d) exportadoras de bens agropecuários.

e) produtoras e exportadoras de petróleo.

Questão 7

Qual processo mundial acentuou de forma significativa o crescimento das atividades terciárias?

a) Revolução Verde

b) Renascimento

c) Guerra Fria

d) Globalização

e) Revolução Francesa

Questão 8

Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa para a expansão do setor terciário na economia brasileira:

a) a acentuação do fenômeno da urbanização.

b) a emigração do meio urbano para o rural.

c) a chegada de muitos refugiados ao país.

d) o aumento da população das zonas rurais.

e) o processo de estagnação econômica local.

Questão 9

O crescimento das atividades terciárias está interligado à modernização econômica. Um dos elementos que indicam esse cenário é

a) a quebra das fábricas transnacionais.

b) a elevação dos impostos nacionais.

c) o surgimento de novas tecnologias.

d) o declínio da mundialização global.

e) o aumento do controle alfandegário.

Questão 10

Um impacto ambiental diretamente ligado ao aumento da participação do setor terciário na economia é a

a) contaminação das reservas de água.

b) modificação da geomorfologia local.

c) ocorrência de queimadas florestais.

d) aplicação de produtos agroquímicos.

e) utilização de resíduos descartáveis.

Questão 11

Qual região brasileira detém uma parte importante das atividades terciárias do Brasil?

a) Norte

b) Nordeste

c) Sudeste

d) Centro-Oeste

e) Sul

Questão 12

(IF-TM)

Nova revolução técnico-científica

“Os fundamentos desse novo ciclo — sociedade globalizada — repousam sobre a automatização e a robotização, que reduzem as necessidades de mão de obra e ampliam a produtividade. [...] A contínua incorporação de tecnologias de ponta no processo produtivo implica investimentos de alto custo em produtos que rapidamente se tornam obsoletos, o que exige uma ampliação da escala de mercados. Novas e gigantescas corporações econômicas passam a liderar uma ampla integração do mercado mundial, diluindo os limites representados pelas barreiras nacionais.”

MAGNOLLI, Demétrio; ARAUJO, Regina. O projeto da Alca: hemisfério americano e

Mercosul na ótica do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003. p.34.

Nas afirmativas abaixo, todas as características citadas referem-se à economia globalizada, exceto:

a) Criação de enormes corporações econômicas, tendência de integração dos mercados mundiais e interdependência econômica entre os países.

b) Grande desenvolvimento dos meios de transportes e comunicações (cabos de fibra ótica, comunicação via satélite, computadores, Internet, celulares), agilizando os negócios firmados entre as empresas transnacionais.

c) Livre circulação de mercadorias, serviços e capital pelo mundo, redução ou eliminação das taxas alfandegárias e superação das fronteiras nacionais de produção.

d) Automatização e informatização de alguns setores da economia e grandes investimentos produtivos que resultam na fusão de empresas.

e) Estatização dos setores primários e terciários e ampliação da participação e dos investimentos do Estado em setores como saúde, educação e habitação, enquanto as empresas particulares ampliam seus investimentos no setor secundário (industrial).

Respostas

Resposta Questão 1

Letra E. O setor terciário compreende as atividades de comércio e serviços, logo, está relacionado à comercialização de produtos em geral, como mercados e shoppings, além da oferta de serviços diversos, como cabeleireiros, jardineiros, barbeiros, entre outros.

Resposta Questão 2

Letra D. O setor terciário da economia engloba a oferta de serviços, portanto, os bancos — (instituições que ofertam diversos serviços relacionados às finanças — fazem parte dele.

Resposta Questão 3

Letra A. O setor terciário é extremamente heterogêneo, uma vez que engloba atividades de comércio e serviços, ou seja, uma infinidade de estabelecimentos, como mercados, farmácias, bancos, entre outros.

Resposta Questão 4

Letra D. O setor terciário concentra uma parte importante da geração de empregos em uma economia. As atividades de comércio e serviços necessitam de grande quantidade de mão de obra, entre as mais diversas qualificações, para executar tarefas diversas.

Resposta Questão 5

Letra E. O turismo é uma atividade terciária que tem registrado um forte crescimento nas últimas décadas. A oferta de serviços turísticos compreende uma forma de serviço, ou seja, é englobada pelo setor terciário da economia.

Resposta Questão 6

Letra A. As nações muito desenvolvidas e industrializadas, que já passaram pela maturação dos setores primário e secundário, são as que registam a maior dinamização do setor terciário. Essas nações, notadamente mais ricas, possuem uma ampla gama de oferta de comércios e serviços para a sua população.

Resposta Questão 7

Letra D. A globalização, por meio do desenvolvimento dos transportes e das comunicações, acentuou de forma significativa as transações comerciais pelo globo. Esse fenômeno fomentou o processo de troca de mercadorias e de oferta de serviços em nível mundial.

Resposta Questão 8

Letra A. A urbanização, acentuada com a chegada de um grande volume de população do campo para as cidades, contribuiu de forma decisiva para o crescimento do setor terciário. O aumento das cidades provocou o estabelecimento de diversas atividades de comércios e serviços para a população urbana.

Resposta Questão 9

Letra C. As novas tecnologias foram fundamentais para o desenvolvimento do setor terciário, já que elas possibilitaram a modernização das atividades comerciais, facilitando as trocas e o transporte de mercadorias e serviços diversos.

Resposta Questão 10

Letra E. O setor terciário, em razão da amplitude das atividades comerciais e de serviços, produz grande quantidade de resíduos, muitas vezes descartados de forma incorreta no meio ambiente.

Resposta Questão 11

Letra C. A região Sudeste do Brasil tem a primazia das atividades terciárias no país, uma vez que concentra a maior parte dos centros de consumo e de serviços no território nacional.

Resposta Questão 12

Letra E. A globalização não provocou a estatização do setor terciário, mas sim a sua dinamização, por meio da modernização dos transportes e das comunicações, que facilitaram a ampliação das trocas comerciais.


Quais são as características do setor terciário da economia?

O setor terciário é o responsável pela oferta de mercadorias e serviços. Ele é representado por atividades como educação, saúde, comércio e turismo. As atividades do terceiro setor têm como característica a grande participação na economia mundial.

Quais atividades estão ligadas ao setor terciário da economia?

O setor terciário, também chamado de setor de serviços, é o ramo da economia que engloba as atividades de prestação de serviços e de comércio. A área é chamada de terceiro setor pois faz parte de um espectro amplo composto por três setores.

Qual atividade não faz parte do setor terciário?

Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia, os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização).

O que é o setor terciário da economia Brainly?

Resposta verificada por especialistas Juhmartins3, O setor terciário é o que se ocupa da prestação e oferecimento de serviços. Pode-se citar, por exemplo, a educação, saúde, turismo, limpeza, modais de transporte, telecomunicações, alimentação e outros.