O windows não pode ser instalado neste disco. o disco selecionado está no estilo da partição mbr

Há muitas razões pelas quais o Windows não pode ser instalado em um disco, mas nem sempre é fácil entender quais são elas.

Felizmente, há uma variedade de correções diferentes que você pode tentar para instalar o Windows em seu disco com sucesso.

E é justamente isso que veremos neste artigo: as diferentes formas que o erro “O Windows não pode ser instalado neste disco” pode assumir e como corrigi-lo.

Sintomas do erro “O windows não pode ser instalado neste disco”

Os sintomas deste erro variam conforme a mensagem que o acompanha — afinal, ela indica qual é o motivo que está levando ao problema.

As principais são:

  • “O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição GPT”;
  • “O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição MBR”;
  • “O Windows deve ser instalado em uma partição formatada NTFS, a partição é de um tipo não reconhecido”;
  • “A partição contém um ou mais volumes dinâmicos que não têm suporte para instalação”;
  • “O hardware do computador pode não oferecer suporte à inicialização neste disco”;
  • “O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco pode falhar em breve. Se outros discos rígidos estiverem disponíveis, instale o Windows em outro local”.

Entenderemos melhor cada uma dessas mensagens a seguir.

Possíveis causas para o Windows não poder ser instalado na partição de disco

Identificar as causas por trás desse erro ajuda bastante a descobrir o que é necessário fazer para resolvê-lo.

Vejamos algumas delas a seguir:

Sistema de arquivos

Quando você se depara com o erro “o Windows não pode ser instalado neste espaço em disco rígido, o Windows deve ser instalado para a partição NTFS”, isso significa que o sistema de arquivos é incompatível com a partição instalada no Windows.

A Microsoft afirma que o Windows deve ser instalado em uma partição formatada em NTFS, desde a versão do Windows Vista.

Para resolver este problema, você pode formatar a partição usando o sistema de arquivos NTFS ou limpar toda a unidade.

Modo da BIOS

O erro “o Windows não pode ser instalado neste disco” pode ser causado quando o estilo de partição do disco rígido não suporta a versão do BIOS (Basic Input/Output System).

O BIOS tem duas versões: Unified Extensible Firmware Interface (UEFI) e Legacy BIOS.

Como você provavelmente pode supor pelos nomes, o UEFI é mais moderno, enquanto o Legacy BIOS é bastante antigo.

Cada uma dessas versões funciona apenas com um determinado estilo de partição do disco rígido.

Quando ocorre esta incompatibilidade, você recebe o erro “o Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição GPT” (ou MBR).

O Windows não pode ser instalado no disco dinâmico

O erro “A partição contém um ou mais volumes dinâmicos que não têm suporte para instalação” provavelmente aparecerá quando você tentar instalar o Windows em um disco dinâmico.

Afinal, volumes simples (exceto volumes de sistema ou de inicialização antes da conversão) que foram convertidos de discos básicos não têm uma entrada na tabela de partição, levando a instalação a terminar com este erro.

Para resolver esse problema, você pode tentar converter o disco dinâmico em disco básico.

O disco pode falhar em breve

Em alguns casos, você pode receber o erro “o Windows não pode ser instalado neste disco. O disco pode falhar em breve. Se outros discos rígidos estiverem disponíveis, instale o Windows em outro local”.

Geralmente, isso significa que há algo errado com o seu disco rígido. Nesse caso, você precisará instalar o Windows em um novo HD.

Vale lembrar que, quando há risco de corrupção de disco, é melhor parar imediatamente de instalar o Windows e fazer backup de todos os dados importantes.

O hardware do computador pode não oferecer suporte à inicialização neste disco

Segundo os gerentes profissionais, o erro “o hardware do computador pode não oferecer suporte à inicialização neste disco” pode ser causado pela proteção do disco rígido que está ativada e o modo do Controlador SATA configurado incorretamente.

Como solucionar o erro “O Windows não pode ser instalado neste disco”

A seguir, separamos algumas providências que você pode tomar para tentar solucionar o erro “o Windows não pode ser instalado neste disco”.

Mude o modo de inicialização da BIOS

Se o erro de instalação do Windows vier acompanhado de uma mensagem que diz “o disco selecionado tem uma tabela de partição GPT”, isso significa que o modo de inicialização da BIOS é incompatível com o novo sistema.

Esse problema acontece sempre que a placa-mãe está configurada como BIOS Legacy — um modo de inicialização para sistemas antigos, que não funciona com os sistemas atuais.

Por isso, para resolver o problema, é preciso alterar a forma de inicializar.

Para tanto, durante a inicialização do seu computador, pressione a tecla F1/F2/F8/F10 (a tecla depende do fabricante da placa-mãe).

Feito isso, você deve ir para a seção “Boot” e definir o parâmetro “Legacy Boot Option Priority” para “Legacy“.

Formate o disco como NTFS

Caso o erro seja “o Windows deve ser instalado em uma partição formatada NTFS, a partição é de um tipo não reconhecido”, é preciso formatar o disco no formato NTFS, em vez de exFAT ou FAT32.

Lembrando que esse processo formata o disco, apagando todos seus dados do PC. Portanto, se precisar recorrer a ele, não esqueça de fazer o backup dos seus arquivos antes.

Dito isso, siga os passos a seguir para formatar o disco como NTFS:

  1. Aperte “Shift” + “F10”
  2. Digite o comando list disk (lembrando que todos os comandos devem ser seguidos por “Enter”);
  3. Insira o comando select disk 0 (em seguida, selecione o disco que deseja alterar);
  4. Digite o comando clean;
  5. Então, insira o comando create part pri;
  6. Feito isso, digite o comando select part 1;
  7. Por fim, insira o comando format fs=ntfs quick.

Altere o tipo de partição do disco

Se a placa-mãe do seu PC for de um modelo muito antigo, você não conseguirá resolver o erro “o Windows não pode ser instalado neste disco” alterando o modo de inicialização do BIOS.

Nesses casos, é preciso modificar o tipo de partição do disco para MBR, utilizando o Prompt de Comando.

Se você ainda tiver acesso ao sistema, aperte “Shift” + “F10” para iniciar o Prompt e digite os comandos abaixo (sempre seguidos por “Enter” e aguardando o processamento):

  • list disk;
  • select disk 0 (e selecione o disco que quer alterar);
  • clean;
  • convert gpt.

Nesse último passo, você pode tanto converter para GPT ou MBR, dependendo da mensagem de erro:

  • Altere para MBR caso o Windows retorne o erro “o Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição GPT”;
  • Altere para GPT caso o Windows retorne o erro “o Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição MBR.”

Remova a proteção do disco rígido

Você pode tentar ler a especificação do disco rígido ou entrar em contato com o fabricante do HD para descobrir se há proteção de partição da unidade, caso o computador não possa ser configurado.

Se houver uma proteção de partição do disco rígido, você poderá encontrar uma solução online ou consultar o fabricante e seguir suas instruções.

Altere o modo do controlador SATA

Se o modo do controlador SATA no BIOS for alterado, você poderá tentar definir o BIOS para as configurações de fábrica.

Algumas opções para resetar o BIOS para as configurações de fábrica são: restaurar padrões, carregar padrões do BIOS e carregar padrões ótimos, entre outros.

Se isso ainda não funcionar, talvez seja necessário alterar o modo de disco rígido manualmente no BIOS: altere IDE para AHCI, altere AHCI para IDE, etc.

Também pode ser que você precise escolher a compatibilidade ou modo compatível para corrigir o erro “o Windows não pode ser instalado neste disco”.

Limpe o disco antes de instalar

Se você não conseguir usar um programa em seu PC, será necessário alterar o sistema de arquivos na interface de instalação do Windows.

Para tanto, ao selecionar o disco, vá para o menu “Avançado” ou “Opções da unidade” e formate antes de instalar, lembrando de escolher NTFS em vez de exFAT ou FAT32.

Feito isso, você pode prosseguir normalmente com a instalação.

Conclusão

O erro “o Windows não pode ser instalado neste disco” pode ser causado por vários motivos. Entre eles, incompatibilidade do sistema de arquivos, do disco ou modo da BIOS, além de falhas no hardware ou no software.

Para solucionar este problema, você pode recorrer a diversas soluções, dependendo do que causou o erro — incluindo modificar o modo de inicialização da BIOS, formatar o disco como NTFS, alterar o tipo de partição do disco, remover a proteção do disco rígido, modificar o modo de controlador SATA ou limpar o disco antes de instalar.

Algumas dessas soluções podem causar perda de dados, caso você não tenha feito um backup.

Caso isso aconteça com você, não se preocupe: nós, da Bot, podemos recuperar seus dados!

Somos especialistas em recuperação de dados, tendo resolvido mais de 60.000 casos com sucesso.

Além disso, podemos recuperar seus dados, mesmo em casos complexos, e fazemos o seu orçamento em até 48 horas.

Sem falar que custeamos o envio do seu dispositivo a partir de qualquer localidade do Brasil, ou você pode nos entregar seu aparelho em qualquer uma das nossas unidades, espalhadas em todas as regiões do país.

Tenha seus dados de volta com total segurança: inicie já sua recuperação conosco!

Como mudar de MBR para GPT na instalação do Windows?

Clique com botão direito do mouse no disco MBR que você deseja transformar em um disco GPT e, em seguida, clique em Converter em Disco GPT.

Como converter MBR para GPT Pelo cmd?

Na janela do prompt de comando, digite DiskPart e pressione a tecla Enter . Para identificar a unidade de disco a ser reformatada, digite list disk e pressione a tecla Enter . Para selecionar a unidade e reformatá-la, digite Select Disk #(substitua o número do disco real, por exemplo, select disk 1) e pressione Enter .

O que significa particionamento MBR?

MBR significaMaster Boot Record”, é o método mais antigo de particionamento, permite a criação de até 4 partições primárias. O MBR é recomendado em sistemas operacionais mais antigos, até o Windows 8.1, e é a única opção em processadores de 32-bits.

Qual estilo de partição usar MBR ou GPT?

Os discos em MBR, por exemplo, são melhores para computadores antigos, sem as BIOS UEFI ou com sistemas operacionais anteriores ao Windows 8.1. Já o GPT, mais recente, é a melhor escolha para computadores novos e sistemas mais recentes, já que apresenta maior capacidade para criar partições, por exemplo.