Padronização internacional das normas contábeis dificuldades de implementação

Padronização internacional das normas contábeis dificuldades de implementação

Qual o principal objetivo da padronização internacional das normas contábeis?

Elas atuam como um padrão de normas aceitas em mais de 120 países e servem justamente para facilitar a comparabilidade das informações entre empresas de diferentes países.

Qual foi o objetivo do CFC ao criar o grupo de trabalho voltado para o desenvolvimento de normas brasileiras de contabilidade?

Qual o objetivo do CFC criar o grupo de trabalho voltado para desenvolver normas brasileiras de contabilidade? ... R: O objetivo é o de harmonizar normas contábeis no âmbito nacional. Ainda não possuem autoridade substantiva, por isso as empresas ainda não são obrigadas a adotar a Normas Brasileiras de Contabilidade.

O que é a padronização internacional das normas contábeis Qual seu principal objetivo os motivos para sua adoção e as dificuldades de implementação?

A adoção das IFRS foi um processo que buscou projetar as empresas brasileiras no cenário internacional, visando uma abertura para a captação de recursos no exterior. Além disso, elas foram necessárias para o aumento da transparência e da compreensão das demonstrações brasileiras em qualquer país que as tenha adotado.

O que é a padronização internacional das normas contábeis?

As IFRS (International Financial Reporting Standards) são normas e diretrizes que visam a padronização dos relatórios contábeis. ... Em sua aplicação, as IFRS padronizam as demonstrações contábeis, o que facilita a leitura de dados feita pelos profissionais dos países que as usam.

Qual o objetivo das normas internacionais de contabilidade?

A Contabilidade Internacional refere-se às diretrizes e normas que têm o objetivo de padronizar os relatórios contábeis, nomeada International Financial Reporting Standarts (IFRS) – em português: Normas Internacionais de Relatórios Financeiros.

Qual é o principal objetivo da IFRS?

IFRS são um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas e revisadas pelo IASB - International Accounting Standards Board (Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade), que visam uniformizar os procedimentos contábeis e as políticas existentes entre os países, melhorando a estrutura conceitual e ...

É fundamental que o profissional da contabilidade tenha registro no seu órgão de classe?

Por essa razão, possuir um registro em CRC garante a credibilidade do profissional e comprova que ele está apto a exercer a contabilidade seguindo os parâmetros estabelecidos pelo conselho – ou seja, para atuar de forma ética e competente.

Quais são as normas de auditoria?

Normas de auditoria são as regras ditadas pelos órgãos reguladores da profissão contábil e tem por objetivo a regulação da profissão e atividades bem como estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos profissionais no desenvolver de seus trabalhos.

Quais são as normas internacionais?

Lista das normas

OriginalEmissão
IFRS 1 "First-time Adoption of International Financial Reporting Standards" junho de 2003
IFRS 2 "Share-based Payment" fevereiro de 2004
IFRS 3 "Business Combinations" janeiro de 2008
IFRS 4 "Insurance Contracts" março de 2004

O que é IFRS e para que serve?

International Financial Reporting Standards (IFRS) são normas internacionais de contabilidade, um conjunto de pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting standards Board).

Obtenção de maior ou menor lucro dependerá do setor de atuação e do modelo de negócio da companhia

A convergência contábil para o modelo internacional do IFRS, instituída no final de 2007 pela lei 11.638, reflete a evolução econômica e financeira do Brasil. Não há dúvida no mercado de que o modelo foi feito para promover maior transparência e habilitar o País a apresentar demonstrações compatíveis com o exterior. No entanto, alguns aspectos podem não ser positivos para determinadas empresas, podendo impactar seus resultados. De acordo com o especialista em IFRS da KPMG Ramon Jubels, o setor de concessões públicas tem potencial maior de serem afetadas.

"As normas relativas aos contratos de concessões têm gerado controvérsias, pois a interpretação é complicada, devido à complexidade das normas. Para o segmento de construção imobiliária, por exemplo, há mudança no reconhecimento de receitas, com um timing diferente do habitual. Isso tem efeito no patrimônio líquido até o término da obra", afirmou Jubels.

Ainda de acordo com ele, as normas não geram mais ou menos lucros, mas a apresentação da receita e dos custos são em períodos diferentes. "É um novo jeito de olhar para os ativos e passivos da empresa", disse.

Para o sócio da área de IFRS da Ernst & Youg, Paul Sutcliffe, não é possível prever quais setores serão impactados de forma negativa pela convergência. "Para algumas empresas, o resultado ficará igual, outras terão efeito positivo e, ainda, existem àquelas que apresentarão resultados negativos", explicou.

Segundo avaliação de Jubels, as consequências vão depender do setor de atuação, do porte e também do modelo de negócio que a empresa possui.

Subjetividade
As normas internacionais são baseadas em princípios de contabilidade. E, por serem norteadas por princípios e não regras, possibilita várias interpretações sobre o mesmo assunto. "Isso cria uma grande dificuldade", afirmou.

Além da subjetividade, outro impasse para o Brasil é a falta de profissionais qualificados para a implementação do IFRS. "O País tem pouquíssimas pessoas com expertise sobre o tema, sendo um aspecto dificultador", explicou Sutcliffe.

Apesar dos desafios inerentes à implementação, para ambos especialistas, a transição está sendo feita na hora certa. "Não dá para esperar mais dez anos. As coisas só saem, no mundo real, quando se tem um prazo estabelecido. E, em 2007, já sabíamos que ele seria implementado", disse Sutcliffe.

Alterações
Um dos aspectos de grande relevância nas demonstrações no novo padrão refere-se ao valor justo dos ativos. As informações devem conter muito sobre o futuro da companhia, como expectativas sobre os fluxos de caixa futuros por exemplo.

Muitos dados que antes não eram divulgados, agora os investidores vão poder ter acesso e, consequentemente, a concorrência também. "Isso é um fato que as empresas vão ter de aprenser a lidar" ressaltou Jubels.

Fonte: Financial Web

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

Quais as dificuldades do Brasil em implementar os padrões internacionais de contabilidade?

Dentre essas dificuldades encontradas pelas empresas estão o alto custo na elaboração das demonstrações contábeis, o aumento de riscos e custo nas análises e decisões, bem como o aumento de custo de capital.

Quais foram as principais dificuldades no processo de convergências das Normas Brasileiras de Contabilidade para as normas internacionais de contabilidade?

As dificuldades no processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade para as normas internacionais. As principais dificuldades encontradas pelas empresas se referem ao aumento de riscos e custo nas análises e decisões, assim como na elaboração das demonstrações contábeis e no capital.

Quais são as dificuldades na implantação das novas normas brasileiras de contabilidade?

b) As dificuldades encontradas na implantação das novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público são a falta de informações referentes ao Patrimônio para registrar os atos e fatos contábeis; falta de pessoas capacitadas tecnicamente; a impossibilidade de integração dos sistemas utilizados; e a ...

Quais foram as principais mudanças que impactaram o cenário contábil a partir da padronização internacional?

Umas das principais mudanças ocorridas pela padronização, dentre outras, foram na nova estruturação do Balanço Patrimonial, nos critérios de avaliação dos ativos e passivos, na publicação do Fluxo de Caixa e da Demonstração do Valor Adicionado.