Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa

Se você é um estudante de arquitetura ou um arquiteto recém-formado, talvez ainda tenha algumas dúvidas sobre como diferenciar e usar com propriedade os diversos tipos de papel disponíveis no mercado para desenho técnico.

O uso do papel adequado é fundamental para o bom desempenho do trabalho. Neste post vamos apresentar características e vantagens dos 4 melhores tipos de papel para desenho arquitetônico: papel vegetal, papel manteiga, papel sulfite e papel do tipo Canson. Confira!

1. Papel vegetal

O papel vegetal é semitransparente, muito semelhante ao papel manteiga, porém mais espesso. Pode ser encontrado em blocos, folhas avulsas (em vários formatos) ou em rolo.

Possui grande resistência ao tempo, permitindo, ainda, raspagens e correções. Não deve ser dobrado, já que as dobras deixam marcas que prejudicam cópias.

Esse tipo de papel é ideal para o projeto executivo, que é a fase final do projeto, contendo detalhes construtivos, especificações de materiais e de acabamento.

2. Papel manteiga

Também conhecido como papel sulfurize ou papel croqui, o papel manteiga é ideal para esboços manuais/croquis, que são os primeiros traços do seu projeto. Ele também é usado na construção de plantas, por permitir a visualização sobreposta de desenhos.

Parece com o papel vegetal, sendo um pouco mais fino. Conta com boa transparência e também é disponibilizado em blocos, folhas avulsas (em vários formatos) ou rolo.

Aceita bem o nanquim, os lápis HB até o F e o hidrocor, mas não aceita aquarela. Por ser um papel fino, não permite correções no desenho feito a nanquim.

Como apresenta propriedades antiaderentes, também é muito utilizado na culinária.

3. Papel sulfite

O papel sulfite (papel apergaminhado ou papel Off-Set) é o papel branco comum, utilizado em impressoras. Seu nome (sulfite) se dá em função da adição do sulfito de sódio na sua fabricação.

É opaco e pode apresentar diversas cores e tamanhos. A folha A4 branca é a mais comum e conhecida. Assim como o papel vegetal, é usado para o projeto executivo.

Disponível em blocos, em resmas e em folhas avulsas, o papel sulfite pode ser encontrado em diferentes gramaturas, que variam entre 50 a 160g/m².

4. Papel do tipo Canson

O papel do tipo Canson costuma ser usado no anteprojeto (desenho de apresentação para apreciação pelo cliente), pois possibilita a utilização de cores.

Fundada em 1557, a Canson é uma companhia francesa que possui quase 500 anos de tradição e experiência na produção de papel de desenho do mais alto nível de qualidade e para diversas técnicas artísticas.

Ao adquirir essa enorme bagagem de conhecimento, no decorrer de tantos séculos atuando nesse ramo, a Canson revolucionou a forma como o papel é desenvolvido. Durante a fabricação, a empresa aplica aos produtos um procedimento próprio para branquear o papel, que o deixa livre de substâncias tóxicas e nocivas à saúde do ser humano.

Essa metodologia também impede o amarelamento das folhas e reforça sua durabilidade. O resultado é um papel branco natural com textura levemente granulada, tratado contra bactérias e fungos, de pH neutro e constituído apenas por fibras de madeira.

Disponível em blocos ou em folhas avulsas, o papel Canson é fabricado em diferentes gramaturas, que variam entre 140 e 200g/m². Assim, percebe-se que suas folhas são predominantemente mais grossas do que as de papel sulfite (nosso tipo mais conhecido).

Lembre-se de investir nos materiais adequados, mas não se preocupe: é possível achar produtos de qualidade por bons preços, basta buscar por uma loja de confiança e tradição no mercado.

Agora que você já está bem informado sobre os tipos de papel para desenho arquitetônico, que tal saber um pouco mais sobre as etapas essenciais para começar um projeto de arquitetura?

Diferença chave: papel de cera também é conhecido como papel de parafina é um papel à prova de umidade que é revestido com uma camada de cera para torná-lo à prova de umidade. O papel manteiga, também conhecido como papel vegetal, é um papel à base de celulose que é usado principalmente em panificação como substituto da graxa.

Papel de cera e papel manteiga são papéis muito úteis em todo o lar. Eles parecem muito semelhantes entre si, mas diferem de várias maneiras, incluindo o uso. Enquanto o papel manteiga é usado para finalidades bem assadas; papel encerado é usado para embrulho e armazenamento.

Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa
Papel de cera também é conhecido como papel de parafina é um papel à prova de umidade que é revestido com uma camada de cera para torná-lo à prova de umidade. Versões anteriores desses documentos existiram desde os tempos medievais, quando os pergaminhos eram oleados para torná-lo à prova d'água e transportar objetos de valor que não podiam ser expostos à umidade constante. O papel de cera foi introduzido em 1851 por Gustave Le Gray para embrulhar negativos fotográficos. O papel de cera pode ser usado para cobrir líquidos ao aquecer no forno de microonda, porque as microondas não afetam o papel de cera.

Papel de cera é usado em várias aplicações ao redor da casa. Estes são bons para deformar objetos que podem se tornar macios e úmidos se deixados abertos à exposição ao ar, como biscoitos, salgadinhos, etc. Estes também são perfeitos para embrulhar, armazenar ou transportar, pois garante que a umidade ou o ar não passem pelo papel. Papel de cera também pode ser usado para artes e ofícios, bem como na costura para fins de rastreamento. Papel de cera é desenvolvido colocando papel através de supercalendaring, após o que uma camada de cera de soja ou parafina é adicionada ao papel. Embora seja útil em todos os dias, tem sido criticado, pois o papel encerado não pode ser reciclado e aditivos sintéticos, como o petróleo, tornam o papel não biodegradável.

Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa
O papel manteiga, também conhecido como papel vegetal, é um papel à base de celulose que é usado principalmente em panificação como substituto da graxa. O papel manteiga desempenha o mesmo trabalho que lubrificar uma panela, a fim de evitar que a comida grude diretamente nela. Esta é uma forma menos confusa e pode ser descartada após o uso. Papel de cozimento pode resistir a altas quantidades de calor e pode ser usado como um substituto para papel de cera, como papel de cera derrete quando exposto a altas quantidades de calor. O papel manteiga também pode ser usado para embalar e armazenar alimentos. Além destes, o papel também pode ser usado para preparar alimentos que exijam vapor, como en papillote.

Papel pergaminho é criado através da execução de folhas de polpa de papel através de um banho de ácido sulfúrico. Este processo dissolve parcialmente ou gelatiniza o papel, após o que o papel é seco. O tratamento com óxido sulfúrico forma um material reticulado sulfurado com alta densidade, estabilidade e resistência ao calor, e baixa energia superficial, tornando o papel não pegajoso. O papel também passa por alguns tambores giratórios, o que fortalece ainda mais o papel. Finalmente, o papel é revestido com silicone para manter altas temperaturas.

Recomendado

Artigos Relacionados

  • Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa

    Diferença entre tumor e câncer

    Diferença chave: o corpo humano é complexo. Às vezes, as células do corpo não agem da maneira que deveriam. Eles podem começar a se dividir e crescer descontroladamente. Essas células extras tendem a ficar presas juntas e começam a formar pequenas protuberâncias ou crescimentos. Com o tempo, mais e mais células começam a aderir a esses caroços, fazendo com que cresçam ainda mais em tamanho. Esses nódul

  • Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa

    Diferença entre Direito Civil e Direito Comum

    Diferença chave: Os sistemas de Direito Civil originaram-se na Europa Ocidental e são uma estrutura intelectualizada da lei romana e do Código de Justiniano. O sistema de direito civil é baseado em leis ou códigos que foram escritos e devidamente codificados. Essas leis são bem conhecidas do público e são seguidas ao ponto. Em um

  • Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa

    Diferença entre o iPhone 6 e o ​​iPhone 6 Plus

    Diferença chave: em setembro de 2014, a Apple Inc. anunciou os dois telefones mais recentes em sua linha: o iPhone 6 e o ​​iPhone 6 Plus. Não são apenas estes os telefones mais recentes, estes são também os maiores iPhones até à data. Não há como negar que a Apple é líder de mercado no setor de telefonia. Controla uma

  • Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa

    Diferença entre o Sony Xperia J e o Nexus 4

    Diferença chave: o Xperia J foi anunciado em outubro de 2012 como uma variante mais barata do Xperia T, resultando em um design semelhante ao T. O Xperia J possui um touchscreen TFT resistente a arranhões de 4 polegadas que oferece uma densidade de pixels de 245. O Nexus 4 é o quarto smartphone Android da marca Nexus da Google. F

  • Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa

    Diferença entre Genoma e DNA

    Diferença chave: o genoma é o material genético de um organismo. O genoma é codificado no DNA ou no RNA para muitos tipos de vírus. DNA significa ácido desoxirribonucleico. É um ácido nucleico composto de moléculas que codificam as instruções genéticas. A ciência é dura e confusa. Isto, obviamente, não é ajudado pelo fato de que a ciência está em constante evolução e surgindo com novas idéias e teorias. A biologia humana é

  • Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa

    Diferença entre Colina e Montanha

    Diferença chave: também não existe uma definição universal entre os dois. Muitos países diferenciam-se usando a altura, com qualquer forma de terra que exceda 2.000 pés é considerada uma montanha e abaixo de 2.000 pés é considerada como colina. A superfície da Terra está coberta de muitos terrenos diferentes, alguns mais altos que os outros e com características diferentes. Quais são e

  • Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa

    Diferença entre Freckles e Dark Spots

    Diferença chave: Freckles e Dark Spots parecem bastante semelhantes, tanto que pode ser difícil distingui-los apenas olhando para eles. As principais diferenças entre eles são o fato de que as sardas geralmente tendem a ser mais leves e ocorrem em cachos, enquanto as manchas escuras podem ser claras ou escuras, geralmente têm bordas mais arredondadas e podem ocorrer individualmente ou em cachos. Sar

  • Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa

    Diferença entre a página do Facebook e o grupo do Facebook

    Diferença chave: Facebook Páginas foram feitas principalmente para empresas corporativas, produtos e marcas. Os grupos são uma plataforma onde as pessoas podem se unir e criar uma pequena comunidade na qual podem compartilhar ideias, criar uma plataforma, colaborar, discutir tópicos específicos, etc. A m

  • Papel manteiga e papel vegetal é a mesma coisa

    Diferença entre o laminado e a madeira compensada

    Diferença chave: madeira compensada e madeira laminada são dois tipos de alternativas comuns disponíveis para a madeira tradicional. A principal diferença entre os dois é o fato de que o compensado é feito de folhas de madeira chamadas folheado, enquanto os laminados podem ser fabricados a partir de fibras de alta densidade, resina de melamina ou partículas de madeira. No ca

Escolha Do Editor

Diferença entre cimento e concreto

Diferença chave: O cimento é um aglutinante, uma substância que é usada para unir materiais. Um ligante é uma substância que define e endurece de forma independente. O concreto é uma combinação de cimento e agregado, um material de construção forte que dura por anos, apesar dos efeitos ambientais. O cimento

Qual a diferença do papel manteiga e do papel vegetal?

Papel vegetal O papel vegetal é semitransparente, muito semelhante ao papel manteiga, porém mais espesso. Pode ser encontrado em blocos, folhas avulsas (em vários formatos) ou em rolo. Possui grande resistência ao tempo, permitindo, ainda, raspagens e correções.

Pode usar papel manteiga no lugar de papel vegetal?

Gente, o papel manteiga, conhecido também como papel vegetal, é feito de celulose e água. Ele é ideal pra substituir a manteiga na hora de untar a forma e assadeiras e preparar pratos doces e salgados! Tem uma textura antiaderente e é bem resistente ao calor, por isso, dá pra usar no forno à vontade.

O que pode ser usado no lugar do papel manteiga?

Melhor que o papel manteiga, o papel toalha permite desenformar muito facilmente e sem sujeira, já que desgruda com facilidade e é um produto econômico que todos temos em casa. Confira aqui no TudoReceitas como colocar papel toalha para assar bolo e experimente!

Para que serve o papel vegetal?

Papel vegetal é um tipo de papel translúcido usado para desenhos técnicos ou artísticos, ou para cópia de desenhos, podendo ser colocado sobre alguma superfície desenhada, como um projeto de engenharia, e então copiado utilizando ferramenta de escrita apropriada como tinta nanquim.