Plantas, algas e cianobactérias são exemplos de organismos classificados como fototrópicos

Com estes exercícios sobre cianobactérias, você avaliará seus conhecimentos sobre esse importante grupo de procariontes fotossintetizantes.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

(Mack-2005) As cianobactérias têm sido motivo de preocupação, pois têm provocado problemas sérios para o ser humano. No tratamento da água servida à população, os gastos são enormes, em grande parte devido à contaminação por cianobactérias. A respeito desses organismos, é correto afirmar que são

a) procariontes e quimiossintetizantes.

b) procariontes e fotossintetizantes.

c) eucariontes e fotossintetizantes.

d) eucariontes e quimiossintetizantes.

e) eucariontes e heterótrofos.

ver resposta


Questão 2

As cianobactérias, também chamadas de cianofíceas ou algas azuis, são organismos autotróficos que realizam fotossíntese. Esses organismos são amplamente encontrados em ambientes aquáticos e em locais que possuem grande enriquecimento artificial do ecossistema. Havendo derramamento de esgoto, por exemplo, elas se multiplicam de maneira exagerada. Essa multiplicação descontrolada de cianobactérias é denominada de:

a) eutrofização.

b) poluição.

c) floração.

d) frutificação.

e) regeneração.

ver resposta


Questão 3

As cianobactérias podem estabelecer associações simbióticas com fungos, formando os (as) __________________. Nessa associação, ambos os organismos envolvidos beneficiam-se, uma vez que a cianobactéria fornece _______________, e o fungo proporciona um ambiente adequado para o desenvolvimento da alga, protegendo-a do ressecamento.

Marque a alternativa que completa respectivamente os espaços acima.

a) micorrizas e compostos orgânicos.

b) líquens e sais minerais.

c) micorrizas e sais minerais.

d) líquens e compostos orgânicos.

e) micorrizas e glicose.

ver resposta


Questão 4

As cianobactérias, apesar de serem chamadas de algas azuis, não estão incluídas no Reino conhecido como Protoctista, no qual se encontram as algas. De acordo com a classificação dos cinco reinos proposta por Whittaker, as cianobactérias estão inseridas no:

a) Reino Monera.

b) Reino Protista.

c) Reino Fungi.

d) Reino Animalia

e) Reino Plantae.

ver resposta


Questão 5

(PUC-RJ-2007) As cianobactérias podem ser consideradas seres vivos autossuficientes porque são capazes de:

a) fixar tanto N2 quanto CO2 sob a forma de matéria orgânica.

b) absorver cálcio e nitrogênio diretamente das rochas.

c) fixar o H2 atmosférico sob a forma de matéria orgânica.

d) degradar qualquer tipo de matéria inorgânica ou orgânica.

e) disponibilizar o fósforo para outros seres vivos.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. As cianobactérias são organismos que não apresentam célula com núcleo definido (procariontes) e realizam fotossíntese (fotossintetizantes).

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Denomina-se de floração ou “blooms” o crescimento intenso de cianobactérias. Essas florações podem ser perigosas, principalmente se causadas por cianobactérias que produzem toxinas. As toxinas das cianobactérias podem levar vários organismos à morte.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. Nos líquens, a cianobactéria fornece matéria orgânica, por meio do processo de fotossíntese, e o fungo propicia um local adequado para o seu desenvolvimento.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. As cianobactérias estão incluídas no Reino Monera, assim como as bactérias. Na classificação mais atual, que utiliza o critério dos Domínios, as cianobactérias formam um grupo dentro do domínio Bacteria.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “a”. As cianobactérias realizam fotossíntese, atuando na ciclagem do carbono e do oxigênio, além de serem capazes de fixar o nitrogênio atmosférico.

voltar a questão


Plantas, algas e cianobactérias são exemplos de organismos classificados como fototrópicos

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Todos os organismos vivos necessitam de energia para realizar suas atividades e também de biomoléculas para a construção de seu corpo. Os seres humanos, por exemplo, conseguem os nutrientes necessários para a sua sobrevivência por meio da alimentação, mas nem todos os organismos agem da mesma forma. As plantas, por exemplo, não ingerem nenhum alimento.

Com base no tipo de alimentação dos seres vivos e na forma como obtêm carbono, podemos classificá-los em autotróficos e heterotróficos.

Seres autotróficos

Os seres autotróficos (do grego autós, “ de si mesmo”, e trophos, “alimentador”) são capazes de sintetizar seu próprio alimento a partir de material inorgânico. Os processos utilizados por esses seres vivos para realizar essa transformação são a fotossíntese e a quimiossíntese.

As plantas encaixam-se no grupo dos organismos autotróficos, uma vez que realizam fotossíntese. Nesse processo, a energia solar é capturada e convertida em energia química, e o carbono é fixado em compostos orgânicos. Além das plantas, são considerados organismos autotróficos fotossintetizantes algas e cianobactérias.

Além da fotossíntese, alguns organismos produzem seus alimentos pela oxidação de compostos inorgânicos, um processo chamado de quimiossíntese. Como exemplo de autotróficos quimiossintetizantes, podemos citar algumas espécies de bactérias.

Como produzem seu próprio alimento, os organismos autotróficos pertencem ao nível trófico dos produtores na cadeia alimentar. Esses organismos são a base de todas as cadeias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Plantas, algas e cianobactérias são exemplos de organismos classificados como fototrópicos

As plantas são organismos capazes de produzir seu próprio alimento

Seres heterotróficos

Os seres heterotróficos (do grego heteros, “outro”, e trophos, “alimentador”) são aqueles que não são capazes de produzir seu próprio alimento, necessitando de matéria orgânica já previamente produzida. Isso quer dizer que os seres heterotróficos alimentam-se de outros seres vivos para produzir energia e sintetizar suas biomoléculas. Esses organismos são incapazes de transformar material inorgânico em orgânico.

Na cadeia alimentar, os organismos heterotróficos podem ser consumidores ou decompositores. Os consumidores são aqueles que se alimentam de outros seres vivos. Animais herbívoros, carnívoros e onívoros fazem parte desse grupo.

Além de consumidores, podemos citar como organismos heterotróficos os decompositores. Fungos e bactérias são representantes desse grupo, que se destaca por degradar a matéria orgânica morta em partes menores e formas solúveis de nutrientes. Esse processo é importante porque garante que nutrientes retornem para o meio e possam ser reutilizados por outros organismos.

Resumindo:

Seres autotróficos:produzem seu próprio alimento.

Seres heterotróficos: não produzem seu próprio alimento.