Pode se comer ovo na Sexta-feira Santa

A Páscoa é uma das comemorações mais importantes do calendário cristão. É neste período que os católicos relembram a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo. A celebração acontece durante a Semana Santa, período em que os fieis colocam em práticas muitas tradições, como a abstinência de carne na Sexta-Feira da Paixão

Leia Mais

A orientação, no entanto, acaba confundindo algumas pessoas. Segundo o padre Helano Samy da Silva Holanda, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Fortaleza, isso acontece diante de duas recomendações distintas da Igreja Católica: a abstinência de carne e o jejum. 

Segundo ele, a recomendação da Igreja é que o Jejum seja feito na quarta-feira de cinzas e na Sexta-Feira Santa. "O jejum consiste na omissão de uma ou duas refeições e se a pessoa tiver fome pode comer apenas o pão e se tiver sede pode tomar água, e depois pode quebrar o jejum na terceira refeição", explica. 

Já a abstinência, conforme esclarece, vem de uma tradição do período da Quaresma, em que a Igreja convida os fieis especialmente às sextas-feiras para que não comam carne vermelha, em referência a Paixão do Senhor, quando Cristo morreu na Cruz. 

O que significa não comer carne na Sexta-Feira Santa?

Ainda conforme o padre Helano Samy, a abstinência de carne vermelha é uma cultura antiga da Igreja decorrente do judaísmo, que se refere aos animais de sangue quente, sejam eles mamíferos ou aves, para que não seja derramado sangue nesse dia.

Frango é permitido?

Dessa forma, o frango também não é permitido. Somente peixes e vegetais não entram nessa categoria e o consumo é permitido. 

"Para nós que somos católicos existem dois significados: o de não derramar sangue para imprimir sofrimento em um animal e o de permitir que os rebanhos se recuperem. No período do judaísmo havia um costume chamado ano sabático, quando se devia deixar a terra descansar, e não poderia nem matar animais do rebanho e nem colher frutos na terra. O catolicismo herda essa tradição e também temos essa cultura de que os rebanhos se renovem", explica. 

Newsletter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.

Assuntos Relacionados

Chegou a quaresma e é tempo de conversão, de vida nova, de renúncias concretas aos prazeres da carne em vista da vida eterna que nos espera. Não há salvação sem sacrifício. O autêntico jejum da quaresma no qual somos chamados, deve ser pautado pelo verdadeiro amor.

O comshalom.org separou algumas orientações para você viver melhor este tempo. Lembre-se de jejuar em espírito de oração, dando um sentido ao sacrifício vivido. Desejamos a todos uma fecunda quaresma e Sexta-Feira Santa, por isso elaboramos algumas normas básicas para o seu jejum.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

São chamadas ao jejum as pessoas que possuem entre dezoito e cinquenta e nove anos completos. Os demais podem fazer, mas sem obrigação. Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia. Essa orientação vale para a quarta-feira de cinzas, para as demais sextas-feiras da Quaresma e a Sexta-feira da Paixão.

Água e remédios são permitidos em qualquer tipo de jejum, dentro e fora do tempo da quaresma.

Nota: para não se fugir à orientação da Igreja, este jejum pode ser tornado mais rigoroso, mas não atenuado. Pode-se, caso sirva para vivê-lo melhor,  fazer outros tipos de jejum conhecidos, tais quais:

  1. Pão e água:  também conhecido como jejum bíblico, fazê-lo à base de pão e água durante o dia.
  2. À base de líquidos:  tais quais chás, sucos, laticínios, menos caldos.
  3. Abster-se de alguma das refeições: escolhe-se uma das refeições para não ser feita e comer moderadamente nas duas outras, não se abstendo de água.
  4. –  Jejum completo: neste só é permitido água durante o dia.

E para ser o jejum que é prescrito, necessariamente referir-se-á à alimentação. As demais mortificações, ou penitências, podem ser bem vindas, porém não são jejum.

A abstinência

  • Deixar de comer carnes de animais de sangue quente – bovina (gado), ovina (carneiro), aviária (frango, galeto, galinha…), bubalina etc – , bem como seus caldos de carnes.
  • Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Nos dias prescritos, o jejum feito, ou que se esteja fazendo, não desobriga a abstinência durante todo o dia.
  • Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado quatorze anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida. Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.

Abstinência parcial: carne permitida só na refeição principal/completa.

Quando fazer Jejum?

1.Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: são os dois dias do ano em que a Igreja define jejum e abstinência obrigatórios.

2. Sextas-feiras da Quaresma (que estão entre os dias assinalados pelo calendário antigo como Sextas-feiras das Têmporas): jejum recomendado e abstinência obrigatória.

3. Demais dias da Quaresma, EXCETO os domingos: jejum e abstinência parcial recomendados.

4. Demais sextas-feiras do ano, EXCETO se forem Solenidades: abstinência obrigatória, mas não é obrigatório o jejum.

Para ficar mais claro ainda: Se alguma solenidade cair na sexta-feira, mesmo dentro da Quaresma, não se tem jejum e nem abstinência.

Planner de Quaresma 2022

 Quer viver melhor a Quaresma? Baixe já o Planner minha Quaresma e trilhe esse caminho de conversão com segurança!  [CLIQUE AQUI].

Meditações para a Semana Santa

A cada ano, a Comunidade tem lançado um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz sempre reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. Além disso, é tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.

[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2022]

Leia também

Página especial do comshalom para a quaresma 2022

40 propósitos para a Quaresma

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2022

Receita do pão de jejum da Comunidade Católica Shalom

*Com informações do Código de Direito Canônico, cân 1249 a cân 1253.

Pode comer ovo no dia Sexta

Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas abstivessem-se nas quartas e nas sextas e, além da carne, as pessoas não consumiam laticínios e ovos também. A prática, no entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta.

Pode comer ovo de galinha na semana santa?

Peixes e ovos são opções para quem não come carne vermelha durante a semana santa.

Pode comer ovo na Quaresma sim ou não?

Nessa época, os católicos são orientados a deixarem de comer carne vermelha ou, pelo menos, ingerir o alimento em menor quantidade. Para suprir a falta de proteína na dieta, o ovo acaba sendo uma das principais opções, principalmente por ser barato e fácil de encontrar.

Pode comer derivados na Sexta

Igreja Católica proíbe todos os tipos de carne na Sexta-feira Santa e não indica consumo de peixes.