Por que as empresas transnacionais passaram a investir em países em desenvolvimento e emergentes?

Índice

  • Por que as transnacionais se expandiram pelo mundo principalmente após a Segunda Guerra Mundial?
  • Que fatores estimulam a expansão das empresas multinacionais pelo mundo?
  • Quais os fatores que contribuíram para a expansão e consolidação das transnacionais principalmente após a Segunda Guerra Mundial?
  • Por que as transnacionais preferem se instalar em países emergentes e subdesenvolvidos?
  • As empresas transnacionais - Geografia - Ensino Médio

  • Artigos
  • Tendências
  • +Populares

Perguntado por: Alexandra Torres Branco  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)

Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.

Por que as transnacionais se expandiram pelo mundo principalmente após a Segunda Guerra Mundial?

Visando expandir seu mercado consumidor e obter maior lucratividade, algumas empresas de países desenvolvidos passaram a atuar em diferentes nações. Esse processo se intensificou após a Segunda Guerra Mundial (1945), sendo denominadas empresas multinacionais.

Que fatores estimulam a expansão das empresas multinacionais pelo mundo?

O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.

Quais os fatores que contribuíram para a expansão e consolidação das transnacionais principalmente após a Segunda Guerra Mundial?

A expansão e a consolidação das transnacionais ocorreram principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando essas empresas, que geralmente atuavam nos países com maior desenvolvimento, passaram a investir em países em com maior desenvolovimento emergente.

Por que as transnacionais preferem se instalar em países emergentes e subdesenvolvidos?

Ao instalar filiais nesses países, as transnacionais se beneficiam com mão de obra barata, incentivos fiscais, abundância de matérias primas, doação de terrenos, etc. Por outro lado, os países subdesenvolvidos aumentam a geração de emprego e se industrializam.

As empresas transnacionais - Geografia - Ensino Médio

40 questões relacionadas encontradas

Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.

Abundância de mão de obra com baixos custos, em comparação aos salários pagos em países desenvolvidos. Riqueza em matéria-prima (água, minérios, energia, agricultura, dentre outros). Mercado consumidor com potencialidade, ou seja, populações que poderiam consumir os produtos das empresas.

O mercado interno estadunidense cresceu, houve investimentos em mineração, empresários como Henry Ford apareceram com inovações e assim, começou a extração do petróleo e a criação de transportes. Os índios foram removidos para reservas e assim, houve aumento nas áreas para plantio.

A expansão das transnacionais ampliou a produção em escala global e o comércio mundial de mercadorias e de serviços. Por vezes, o faturamento dessas empresas globais é maior do que o Produto Interno Bruto (PIB) de muitos países, o que lhes confere grande poder de influência sobre os governos nacionais.

Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. ... O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz.

Do ponto de vista histórico, o principal marco desse processo de expansão das empresas multinacionais pelo mundo foi a abertura comercial da China, um país autodenominado socialista e que tinha sua economia fechada ao mercado estrangeiro. ...

As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...

A consequência é existir, ainda, a dependência de tecnologias de processo e máquinas estrangeiras. Não é que não tenha a criação de tecnologias nos países subdesenvolvidos, mas ela ainda é muito carente, se comparada à dos países desenvolvidos.

No caso específico da América Latina, as transnacionais se instalaram atraídas pelas condições favoráveis oferecidas, que eram bastante atrativas para as empresas. Dentre as condições é possível destacar: Abundância de mão-de-obra que favorece a defasagem salarial.

Destacam-se, nesse ínterim, os investimentos mais facilitados e que podem difundir-se por todo o globo; a maior disponibilidade de meios para gerir empresas e governos; a possibilidade de maiores e mais amplos tipos de financiamentos de dívidas fiscais; a integração do sistema bancário mundial, entre outros aspectos.

As nações mais desenvolvidas (Estados Unidos, Canadá, Japão e a União Europeia) abrigam a maioria das sedes das transnacionais, que instalam suas filiais em vários países, sobretudo nos subdesenvolvidos e nos emergentes.

As transnacionais geram mais empregos diretos e formais nas sedes e em países em desenvolvimento do que em países pobres. Dupas (2001) explica as diferenças dessas mudanças nas cadeias produtivas nos países pobres e ricos e discorre sobre como esse processo se deu.

A expansão dos capitais produtivos e especulativos pelo mundo se dá por meio da globalização, do avanço tecnológico e da consequente integração da economia mundial, o que permite investir em produções e empresas em qualquer lugar do planeta sem sair de casa.

A ascensão da economia norte-americana deve-se principalmente pela intensa acumulação de capital ocorrida na segunda metade do século XIX. No início do século XX, o país já possuía grandes empresas que detinham os monopólios do petróleo, aço, automóveis e ferrovias.

A globalização da produção e do comércio levou a uma desintegração vertical das empresas multinacionais (doravante, EMNs) e a uma fragmentação geral dos processos de produção entre firmas e países (Gereffi et al.

O processo produtivo das multinacionais se realiza no contexto da interação das cadeias produtivas, viabilizada e impulsionada pela Terceira Revolução Tecnológica.

As transnacionais atuam em várias partes do globo. Por essa razão, são corporações empresariais que têm pontos positivos e negativos em suas ações. De forma positiva, tais empresas geram muitos empregos nos locais de atuação, além de oferecerem grandes oportunidades de crescimento para os colaboradores.

Os principais benefícios das multinacionais

  1. 1 – Especialização da produção. Normalmente, as empresas globais dividem a produção em diferentes países. ...
  2. 2 – Terceirização. Relacionado à especialização está o conceito de terceirização. ...
  3. 3 – Economia. ...
  4. 4 – Mão de obra qualificada. ...
  5. 5 – Base de consumidores mais ampla.

As multinacionais, geralmente, têm mais dinheiro, em termos de possibilidade de capitalização, do que empresas locais. Elas têm maior possibilidade de financiar suas operações por um longo tempo, mesmo sem conseguir lucrar.

Essas empresas migraram para esses locais em busca de mão de obra mais barata e qualificada, melhor acesso ao mercado consumidor e outras vantagens oferecidas em termos de fatores locacionais.

Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945. O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.

A instalação de uma filial em países em desenvolvimento ocorre, na maioria das vezes, através de beneficios do governo (doação de terreno e isenção de impostos). Nos locais onde ocorre a construção de uma filial há geração de empregos e desenvolvimento industrial. No entanto, os lucros obtidos por essas empresas são destinados à contrução de novas filiais em outros locais, e uma parte vai para a matriz localizada no país de origem.


Empresas Multinacionais

Pode ocorrer a divisão regional do trabalho, onde as empresas multinacionais produzem cada parte de um produto em localidades diferentes, com o objetivo de reduzir custos na produção. Esse fato ocorre conforme a disponibilidade de matéria-prima de cada região. O processo de globalização contribuiu bastante para a atuação das empresas multinacionais, pois proporcionou condições de telecomuniucação e transporte, elementos essenciais para a atuação dessas empresas em escala mundial. O termo multinacional está saindo de uso, pois passa a ideia de que uma empresa é composta por várias nações. Sendo substituído pela denominação de empresa transnacional, que refere à atuação de uma empresa em outros países.

Exemplos de empresas multinacionais (transnacionais): Motorola, Nokia, Siemens, Vivo, Sony, Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Peugeot, Petrobras, entre outras.

__________________

*Créditos da imagem: Niloo / shutterstock

**Créditos da imagem: Andrey Armyagov / shutterstock

***Créditos da imagem: Vytautas Kielaitis  /  shutterstock

****Créditos da imagem: 360b / shutterstock

*****Créditos da imagem: 360b / shutterstock

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

Por que as empresas transnacionais passaram a investir em países em desenvolvimento e emergentes?

O Walmart é uma rede mundial de supermercados.*

A Pepsi é uma marca registrada da Pepsico, uma empresa multinacional.**

O grupo Samsung é uma corporação multinacional.***

A Adidas é uma empresa de equipamentos desportivos, sendo considerada uma das maiores, se não for a maior, de seu seguimento.****

A Petrobras é uma multinacional, mas é o governo do Brasil seu principal acionista.*****

Por que as empresas transnacionais passaram a investir em países em desenvolvimento emergente?

Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.

Por que as empresas transnacionais sempre buscam se instalar em países emergentes ou subdesenvolvidos?

Busca por novas fontes de matérias-primas. Procura por mão de obra barata e qualificada. Obtenção de vantagens locacionais oferecidas pelos países onde elas pretendem se instalar.

Por que muitas empresas transnacionais passaram a instalar suas empresas nos países subdesenvolvidos principalmente depois da Segunda Guerra Mundial?

c) Entre os fatores que atraíram as transnacionais para os países subdesenvolvidos destacam-se, entre outros, o baixo preço da matéria-prima e da mão de obra, o baixo custo da energia e o mercado consumidor potencial.

Qual a importância das empresas transnacionais na economia mundial?

As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...