Por que as grandes navegações e a cartografia se influenciaram mutuamente?

Grátis

1 pág.

Por que as grandes navegações e a cartografia se influenciaram mutuamente?

  • Por que as grandes navegações e a cartografia se influenciaram mutuamente?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

06/05/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/1 Acadêmico: Raquel Alessandra Costa Lopes (1504069) Disciplina: Cartografia (GEO12) Avaliação: Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638411) ( peso.:4,00) Prova: 15906683 Nota da Prova: 7,50 1. O Sistema de Posicionamento Global é popularmente conhecido por GPS, sigla inglesa para Global Positioning System, ou em português "geoposicionamento por satélite". Essa tecnologia foi desenvolvida, inicialmente, para fins bélicos, durante a Guerra do Golfo (1990-1991). Atualmente, o GPS é amplamente utilizado por diversos profissionais e pela população em geral. Diante do assunto, explique os princípios básicos do funcionamento de um GPS e dê um exemplo de como utilizá-lo em uma aula de geografia. Resposta Esperada: Para o funcionamento do GPS, é necessário que ele capture sinal de vários satélites, sendo que os aparelhos que operam no modelo 2D necessitam no mínimo de três sinais de satélites, e os que operam no modelo 3D necessitam de pelo menos quatro satélites. O GPS também contém um microprocessador que processa os dados emitidos pelos satélites. Em lugares abertos, os aparelhos de GPS funcionam com melhor desempenho. Um exemplo de utilização do GPS na educação básica é quando se realiza uma saída de campo com os alunos, podendo ser uma pequena volta no quarteirão do colégio com o objetivo de coletar as coordenadas geográficas e altitude do local. 2. Depois da Idade Média, os mapas se aperfeiçoaram e, com as descobertas feitas pelas Grandes Navegações, passaram a ter outros continentes integrados à representação. Acerca da história dos mapas, disserte sobre as influências que as Grandes Navegações deixaram à cartografia. Resposta Esperada: As Grandes Navegações influenciaram e contribuíram para que os mapas representassem cada vez mais detalhes e estivessem sempre atualizados. A partir das viagens de exploração de novas terras, os navegadores sentiam a necessidade de poder contar com mapas cada vez mais atualizados e perfeitos. Os relatos das viagens dos navegadores foram fundamentais para atualizá-los e melhorá-los nas expedições. No período de navegações, os mapas eram considerados verdadeiros tesouros dos seus países de origem, pois eram importantes para a realização de novas descobertas. Desde as Grandes Navegações, a cartografia sofreu várias modificações ideológicas, filosóficas e geográficas.

Por que as grandes navegações e a Cartografia se influenciaram mutuamente?

Resposta Esperada: As Grandes Navegações influenciaram e contribuíram para que os mapas representassem cada vez mais detalhes e estivessem sempre atualizados. A partir das viagens de exploração de novas terras, os navegadores sentiam a necessidade de poder contar com mapas cada vez mais atualizados e perfeitos.

Qual a relação entre as grandes navegações e a Cartografia?

No período colonial com as expedições das grandes navegações se fez necessário um maior conhecimento do espaço, e a Cartografia se torna extremamente importante para o sucesso das rotas comerciais e exploração das novas terras, esses interesses motivaram o desenvolvimento da Cartografia e da Geografia para ganhar o ...

Qual a importância das grandes navegações para geografia?

Por meio delas, o continente europeu completou sua passagem da Idade Média para a Idade Moderna e fortaleceu o comércio e o uso da moeda a partir do mercantilismo. Além disso, as Grandes Navegações tornaram Portugal a maior potência do mundo entre os séculos XV e XVI, consolidando um império ultramarino.

Qual a importância das navegações para a construção de mapas?

Tanto a navegação marítima como a aeronáutica servem-se de cálculos de posição estimada além de outros instrumentos, como radares e sonares (do inglês sound navigation and ranging, ou “navegação e localização pelo som”).