Por quê jejuar para deus

Como jejuar? Estou fazendo meu jejum da maneira certa? Estas são perguntas frequentes no meio cristão, sendo este um tema que deixa sempre muitos em dúvida. Pensando nisso hoje falaremos sobre jejum aqui no blog. Juntos buscaremos entender o que a Bíblia tem a nos dizer sobre esse tema. Mas uma coisa já quero lhe dizer, jejum é o preparo para a batalha!

O que é jejum?

Antes de tudo precisamos entender o que é o Jejum. No conceito geral o jejum é a abstinência total ou parcial de alimentos por um período definido e por um propósito específico. O Jejum foi aplicado praticamente em todas as épocas, nações, culturas e religiões, com diferentes objetivos sendo estes espirituais ou até mesmo medicinais, visto que sua prática traz inúmeros benefícios físicos com a desintoxicação que produz no corpo. O nosso foco aqui será falar do jejum bíblico.

O jejum bíblico também traz a abstinência de coisas desejáveis. Daniel, por exemplo, abriu mão de alimentos saborosos e não usou fragrância perfumada por três semanas (Daniel 10:2-3).

Qual o propósito do Jejum bíblico?

O jejum não muda Deus, ele muda você! O jejum não deixará Deus mais bonzinho ou misericordioso com você, na verdade, ele está diretamente relacionado a nós, isto é, a nossa necessidade de romper as barreiras e limitações da nossa carne. O jejum mortifica a nossa carne e deixa nosso espírito atento, sendo assim seu propósito primário é a mortificação da carne.

Muitos talvez ainda tenham a visão de que o jejum é como uma “mágica” e por si só resolverá o que quer, mas na verdade não é desta forma que funciona. Quando jejuamos não devemos crer no jejum, mas sim em Deus, pois é Ele quem faz. Quando jejuamos a resposta da oração “flui melhor” porque estamos liberando nosso espírito na batalha contra a carne. Portanto, ao jejuar removemos entulho da carne, liberando espaço para a nossa fé se expressar.

Apesar de a mortificação da carne ser o propósito central do jejum, vemos na bíblia diferentes motivos para ele como: consagração (Nm 6.3,4); arrependimento de pecados (1 Samuel 7.6, Ne 9.11); luto (2 Samuel 1.12 e 3.35); aflições (2 Samuel 12.16-23); busca por Proteção (Esdras 8.21-23); em situações de enfermidade (Salmos 35.13); intercessão (Daniel 9.3, 10.2,3), entre outros.

Formas de jejum

1) Jejum normal: abster-se apenas de alimentos sólidos. Neste caso a pessoa que jejua ingere apenas água. Alguns acreditam que Jesus, ao jejuar 40 dias e 40 noites no deserto, absteve-se apenas de alimento sólido (Mateus 4.2).

2) Jejum total: abster-se de alimentos líquidos e sólidos. Na Bíblia vemos que Saulo de Tarso, após se encontrar com Jesus na estrada de Damasco absteve-se de alimento sólido e líquido por três dias e três noites (Atos 9.9). Moisés, quando subiu ao Monte Sinai para receber pela segunda vez as tábuas da lei, absteve-se de alimento sólido e líquido durante 40 dias e 40 noites (Êxodos 34.27). Um verdadeiro milagre!

3) Jejum parcial: abster-se apenas de alguns alimentos. Daniel e seus três amigos, se recusaram a comer das finas iguarias de Nabucodonosor (rei da Babilônia) e para isso ingeriram apenas legumes e água (Daniel 1.8;12-15).

Quanto tempo deve durar um jejum?

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.

Eclesiastes 5:4-5

A Bíblia não determina um tempo certo para o jejum, desta forma, cada um é livre para escolher quanto tempo irá durar e quando fazer. Vemos vários exemplos de jejuns de durações diferentes nas Escrituras. Aqui estão alguns exemplos:

  • 1 dia – O jejum do Dia da Expiação
  • 3 dias – O jejum de Ester (Ester 4.16) e o de Paulo (Atos 9.9);
  • 7 dias – Jejum por luto pela morte de Saul (I Samuel 31.13);
  • 14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio (Atos 27.33);
  • 21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém (Daniel 10.3);
  • 40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto (Lucas 4.1,2);

Podemos falar que estamos jejuando?

“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”.

Mateus 6:16-18

Em Mateus 6.16-18, Jesus condena o exibicionismo dos fariseus perante aos homens para atestar sua espiritualidade. Ele não proibiu de se comentar sobre o jejum, senão a própria Bíblia estaria violando isto ao contar o jejum que Jesus fez. Devemos dar exemplo e falar sobre a importância do jejum, mas nunca falar do jejum para nos vangloriar.

Conclusão

Quero encerrar este texto te desafiando a jejuar! Você descobrirá quão profundo pode ser seu relacionamento com Deus, afinal é negando os desejos da nossa carne que somos fortalecidos na fé! Que o Senhor seja com você e te guie nesta prática!

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Qual é o propósito do jejum?

O jejum é uma fonte de força espiritual. Por meio do jejum nós podemos nos sentir mais perto do Pai Celestial e fortalecer nosso testemunho. O jejum também inclui fazer uma oferta generosa de jejum para ajudar os necessitados.

O que acontece quando estamos jejuando?

O jejum fortalece as pessoas espiritualmente e aumenta a eficácia de suas orações (ver Isaías 58:6–11). Atualmente, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias jejuam e doam à Igreja o dinheiro que teriam gasto em alimentos, a fim de ajudar os pobres e necessitados.