Por quê não está tendo programas de esportes no esporteinterativo

Por quê não está tendo programas de esportes no esporteinterativo

Na última quinta-feira (5), os canais Esporte Interativo anunciaram a saída da TV fechada e aberta, para se concentrar somente no seu serviço de streaming, EI Plus. A demissão em massa, os direitos de transmissão – agora da TNT e do Space – e os motivos que levaram a Turner para tomar a decisão ganharam espaço nas redes sociais e chegaram até os trends do Twitter no dia.

A fim de entender as possíveis causas que levaram ao encerramento das atividades dos canais Esporte Interativo, a coluna Detetive TudoCelular separou alguns fatos recentes relacionados à emissora esportiva da Turner. Confira:

Compra pela AT&T

Em junho deste ano, a operadora norte-americana AT&T finalizou a compra da Time Warner – grupo no qual faz parte a Turner, proprietária dos canais Esporte Interativo. O negócio girou em torno de US$ 85 bilhões.

Pela legislação brasileira, a empresa poderia encontrar alguns entraves relacionados a uma possível formação de monopólio – uma vez que a operadora também possui a DirecTV, dona da Sky Brasil. Portanto, abrir mão do Esporte Interativo seria uma forma de reduzir sua oferta e ter o negócio aprovado no país.

Muitos gastos para pouco retorno

Não é novidade que atualmente o Esporte Interativo era um dos players mais competitivos na disputa por direitos de transmissão. A empresa já havia transmitido, com exclusividade, as últimas três temporadas da Liga dos Campeões da UEFA e renovou recentemente – em conjunto com o Facebook.

Além disso, a Turner adquiriu os direitos do Campeonato Brasileiro Série A a partir de 2019, em acordos com, pelo menos, 16 clubes: Palmeiras, Santos, Internacional, Atlético Paranaense, Coritiba, Bahia, Figueirense, Ponte Preta, Santa Cruz, Ceará, Sampaio Corrêa, Criciúma, Joinville, Paysandu, Paraná e Fortaleza.

Apesar de alcançarem bons índices durante as partidas da principal competição de clubes europeia, os canais Esporte Interativo não tinham uma média de audiência do tamanho dos concorrentes – SporTV, ESPN Brasil e FOX Sports. Isso, na prática, pode indicar para dificuldades de retorno financeiro, o que compromete as operações.

Vis�o de futuro

Nos últimos tempos, os serviços de streaming têm alcançado grande sucesso ao redor do mundo – um exemplo é a difusão da Netflix. No esporte, a tendência é a mesma: NET e Claro focaram no streaming para a Copa do Mundo; Globo iniciou a comercialização dos canais Combate e Premiere pela internet; FOX criou o plano FOX+; e ESPN fez acordo com UOL para disponibilizar seu conteúdo online.

O Esporte Interativo já havia adotado antes de seus concorrentes a estratégia de vender seus canais de forma independente da TV por assinatura, com a plataforma EI Plus. A saída da TV pode sinalizar por uma maior rentabilidade da emissora se estiver exclusivamente no ambiente digital.

B�nus

Após as repercussões iniciais já citadas desde a semana passada, alguns outros profissionais se manifestaram em suas contas nas redes sociais. Destacamos, então, dois textos de profissionais que permanecem na empresa após a saída da TV: o diretor Fábio “Kbrall” Medeiros e o comentarista Mauro Beting.

Para tentar entender e esclarecer como tudo aconteceu, esta coluna procurou profissionais que continuam ou deixaram a emissora. Contudo, ninguém quis comentar sobre o assunto no momento. O Detetive TudoCelular também entrou em contato com a assessoria da Turner Brasil, mas não obteve qualquer resposta.

Para você, qual foi o principal motivo da saída dos canais Esporte Interativo da televisão brasileira? Participe conosco!


O que aconteceu com o Esporte Interativo?

Em agosto deste ano, o Grupo de Mídia Americano Turner, dono do Esporte Interativo, anunciou oficialmente o fim do canal. Fora dos pacotes de TV por Assinatura, o EI continuará sua transmissão por meio das redes sociais e plataformas de streaming, como o site EI Plus.

Como ver TNT Sports na TV?

São duas formas: Faça o login no Estádio TNT Sports através do navegador do seu celular ou computador (clique aqui para logar), acesse o site br.estadio.com/tv e digite o código que aparece do lado esquerdo da tela. Caso digite o código correto, a TV completará o login automaticamente.

Tem canal de esporte?

Programação Watch ESPN. Fox Sports. Fox Sports Programação. Ei Plus - Esporte Interativo.