Por que o mar Mediterrâneo é considerado estratégico e multicultural

Por que o mar Mediterrâneo é considerado estratégico e multicultural
Como qualquer lugar do planeta, o mar Mediterrâneo pode ser estudado a partir de várias perspectivas. Entre elas, destaca-se a geográfica, a geopolítica e a histórica.

Dados concretos geográficos de interesse

A superfície do Mediterrâneo supera os 2,5 milhões de quilômetros quadrados, uma superfície similar ao território da Argentina. Quanto às suas dimensões, de leste a oeste é de 4000 km, de norte a sul é de 800 km e mais 46.000 km de litoral.

Sua profundidade média é de 1,370 m e seu nível de salinidade é de 3,8%. Os rios Nilo, Ebro, Ródano e Pó são os mais importantes que desembocam em suas águas.

Embora se fale sobre o Mar Mediterrâneo como uma superfície de marina, na verdade existem vários mares em seu interior, como o Mar Jônico, o Mar de Mármara, o Mar de Alborão e o Mar Egeu, entre outros.

Em sua parte ocidental, os países costeiros do Mediterrâneo incluem a França, a Espanha e a Itália, já na costa oriental estão a Croácia, a Eslovênia e a Grécia, assim como no lado asiático estão a Turquia, o Líbano, a Síria, entre outros.

Interesse geopolítico do Mediterrâneo

As margens deste mar estão três continentes: a África, a Europa e a Ásia. Este fato destaca seu valor estratégico para o mercado internacional.

Atualmente, alguns territórios banhados pelo Mediterrâneo têm uma importância geopolítica de primeira ordem. Neste sentido, deve-se ressaltar que na costa africana do Mediterrâneo há milhares de subsaarianos que procuram chegar todos os anos ao continente europeu, por outro lado, milhares de refugiados da guerra na Síria se encontram em campos de refugiados nas costas da Turquia e da Grécia.

Não se pode esquecer que o Estreito de Gibraltar no extremo ocidental é a saída natural ao Atlântico, por isso se trata de um território fundamental para a navegação internacional.

Do ponto de vista turístico, a costa mediterrânea atraem milhões de turistas do mundo inteiro.

O Mediterrâneo é considerado o berço de várias civilizações

O período neolítico surgiu nesta região, assim como o mundo ocidental e posteriormente várias civilizações: os sumérios, assírios, hititas, fenícios, gregos e romanos. Todos eles formam a origem do mundo ocidental conhecido até hoje.

A partir de uma perspectiva religiosa, no Mediterrâneo existem três religiões monoteístas: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Imagem: Fotolia. paul prescott

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2017). Conceito de Mar Mediterrâneo. Em https://conceitos.com/mar-mediterraneo/. São Paulo, Brasil.

Relacionados

  1. Superfície
  2. Eurásia
  3. Guerras Púnicas
  4. México
  5. Cultura dos Fenícios
  6. Latitude
  7. Oceano
  8. Ecorregião
  9. Plataforma Continental
  10. Depressão Geográfica

O Mar Mediterrâneo (do latim, Mediterraneus, que significa “entre as terras”) é um mar interior que está localizado no Oceano Atlântico Oriental entre a Europa (ao sul), Ásia (a oeste) e África (ao norte). Suas águas são mais quentes uma vez que recebe o calor do deserto africano.

Ocupa uma área total de aproximadamente 2.5 milhões de Km2, sendo considerado o maior mar interior do mundo em extensão e volume de água.

Cerca de 70 rios deságuam no Mar Mediterrâneo dos quais se destacam: Nilo, Pó, Ebro, Ródano, dentre outros.

Por que o mar Mediterrâneo é considerado estratégico e multicultural
Mapa do Mar Mediterrâneo

Possui vasta biodiversidade abrigando cerca de 5% das espécies do planeta, dentre vegetais e animais.

Faz ligações com o Mar Negro (pelo estreito de Bósforo e de Dardelos) e o Mar Vermelho (pelo Canal de Suez) agrupando diversas ilhas sendo as maiores a de Sardenha e Sicília, ambas na Itália.

Além delas outras ilhas fazem parte do mediterrâneo, a saber: Chipre, Córsega, Creta, Maiorca, Minorca, Ibiza, Lesbos, Rodes, Miconos, Malta, dentre outras.

O Mar Mediterrâneo é banhado pelas quatro penínsulas:

  • Península Ibérica
  • Península Itálica
  • Península da Anatólia
  • Península Balcânica

Apresenta profundidade média de 1.400 m e máxima de 5.200 m, por exemplo, na Fossa de Matapan (Grécia).

Alguns mares que compõem o Mediterrâneo são:

  • Mar Egeu: da Grécia, a oeste, até a Turquia, a leste
  • Mar Adriático: banha o norte e o leste da Itália e o oeste da península balcânica
  • Mar Jônico: entre a Itália e a Grécia
  • Mar Tirreno: nordeste da península itálica

Países Banhados pelo Mar Mediterrâneo

Os países que são banhados pelo Mar Mediterrâneo na Europa são: Espanha, França, Mônaco, Itália, Malta, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Herzegóvina, Montenegro, Albânia, Grécia e Turquia.

No continente asiático é a Síria, Líbano, Israel e Palestina; e, por fim, na África, os países banhados pelo Mediterrâneo são: Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.

Saiba também sobre o tema nos artigos:

  • Clima Mediterrâneo
  • Vegetação Mediterrânea

Principais Características

As principais características do mar mediterrâneo são:

  • Salinidade Elevada (aproximadamente 4%)
  • Clima Temperado
  • Evaporação Intensa
  • Invernos ameno e úmidos
  • Verões quentes e secos
  • Costa recortada

História

A história do mar mediterrâneo remonta tempos muito antigos, de forma que diversas civilizações da Antiguidade se desenvolveram próximas ao Mediterrâneo, tal qual fenícios, macedônios, cartagineses, egípcios, gregos e romanos.

O Mediterrâneo foi muito importante para a navegação, relações comerciais e contato entre os povos (trocas comerciais, culturais, etc) uma vez ele possui uma posição estratégica.

Os romanos o chamavam de “Mare Nostrum” (Nosso mar) e árabes o chamavam de “Al-Bahr al-al-Abyad Mutawassiṭ” (Mar Branco do Meio). Foi também muito importante para a rota marítima comercial dos séculos XV e XVI, pelos genoveses e venezianos com o transporte de especiarias.

Atualmente, o mar Mediterrâneo vem sofrendo com as mudanças climáticas, resultado sobretudo da intervenção humana no local, por exemplo: a expansão do turismo e da pesca predatória. Aproximadamente 40 espécies estão ameaçadas de extinção.

Saiba mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo e o Mar Morto

Porque o Mar Mediterrâneo e considerado estratégico e multicultural?

Resposta. Resposta: Explicação: 1 - O mar mediterrâneo é considerado estratégico e multicultural, pois é maior mar interior do planeta, visto que ele banha 24 países diferentes.

Qual era a importância do Mar Mediterrâneo para a sociedade?

O Mediterrâneo foi muito importante para a navegação, relações comerciais e contato entre os povos (trocas comerciais, culturais, etc) uma vez ele possui uma posição estratégica. Os romanos o chamavam de “Mare Nostrum” (Nosso mar) e árabes o chamavam de “Al-Bahr al-al-Abyad Mutawassiṭ” (Mar Branco do Meio).

Quais são as principais características do Mar Mediterrâneo?

O mar Mediterrâneo é formado a partir das águas do Oceano Atlântico, está situado ao norte da África, ao sul da Europa e a oeste da Ásia. Integra a categoria de mar interior, nesse seguimento é o maior do planeta, ocupando uma área de 2,5 milhões de km2, além disso, possui o maior volume de água.

Qual e a importância do Mar Mediterrâneo para o Império Romano?

Mas, apesar de Roma não ser uma cidade litorânea o fato de haver conquistado toda a Península Itálica fez com que o mar Mediterrâneo adquirisse uma enorme importância para os romanos, pois este se tornou o eixo de integração de todas as regiões integrantes do Império Romano.