Por que o Palmeiras diz que tem mundial?

Por que o Palmeiras diz que tem mundial?

Time do Palmeiras campeão da Taça Rio em 1951 (Palmeiras)

Apesar de ser o maior campeão nacional do Brasil e contar com uma das maiores torcidas do país, o Palmeiras sofre com a provocação dos rivais sobre a falta de um título mundial. Campeão da libertadores apenas uma vez, em 1999, o alviverde disputou o mundial de clubes contra o Manchester United. No entanto, por conta de uma falha do goleiro Marcos, que “saiu caçando borboletas” no cruzamento de Ryan Giggs, o Palmeiras foi derrotado por 1 a 0.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Esportes no Google News

No entanto, de acordo com a diretoria palestrina, esse foi o segundo mundial disputado pelo Palmeiras. O primeiro foi a Copa Rio, disputada no Rio de Janeiro em 1951.

O que foi a Copa Rio?

Na ressaca do vice mundial para o Uruguai em 1950, a CBD (atual CBF) organizou, com auxílio e aval da Fifa, o primeiro torneio de clubes com abrangência mundial da história do futebol. A competição contou com a participação de clubes tradicionais do futebol mundial, como Juventus, Sporting, Nacional, Nice, Estrela Vermelha e, é claro, os brasileiros Vasco e Palmeiras.

O campeonato foi dividido em dois grupos com quatro clubes cada, com o grupo A sendo disputado no Rio de Janeiro e o B em São Paulo. Vasco e Áustria Viena, Juventus e Palmeiras foram os classificados para as semifinais. Em dois duelos extremamente equilibrados, o Palmeiras conseguiu a classificação contra o fortíssimo time do Vasco, na época conhecido como Expresso da Vitória.

A grande final

Classificado para a decisão, o Palmeiras teve de encarar a tradicional Juventus, que havia vencido o alviverde por 4 a 0 na fase de grupos. Apesar do maior favoritismo italiano, o Palmeiras conseguiu uma suada vitória por 1 a 0 no jogo de ida, e precisava de apenas um empate na volta para garantir o título. E foi exatamente esse o resultado da segunda partida. Com mais de 100 mil torcedores em um Maracanã abarrotado, o verdão conseguiu o título graças a um gol de Liminha aos 32 do segundo tempo, que garantiu o empate.

Sentimento de revanche após 1950

O título, na época, foi extremamente importante para o ego do torcedor brasileiro, ainda amargurado pelo vice de 1950. Uma grande festa tomou conta do Rio de Janeiro após o apito final, e os jornais do país comemoraram o título como um campeonato mundial.

Idas e vindas da FIFA

Apesar das grandes comemorações na época, a Fifa só veio a falar sobre a validade do título mais de 50 anos depois da realização do torneio. Em 2007, Urs Linsi, então secretário geral da Fifa, reconheceu, via fax enviado a diretoria do Palmeiras, o torneio como o primeiro título mundial de clubes. No entanto, em dezembro do mesmo ano, a FIFA voltou atrás e, em nota, disse que só são considerados campeões mundiais os times que disputaram o torneio a partir de 2000, quando a competição passou a ser organizada e ter a chancela oficial da federação (a segunda edição foi em 2005, e desde então o torneio é realizado todo ano em dezembro).

Em 2014 ocorreu mais uma reviravolta. Joseph Blatter, presidente da Fifa na ocasião, disse em entrevista ao Globo Esporte que o Palmeiras era, de fato, o primeiro campeão mundial. Posição essa, que foi reafirmada pela federação em consulta feita pelo ministério do esporte, em novembro do mesmo ano. Em 2019, mais uma vez a Fifa voltou atrás, agora com a palavra do atual presidente Gianni Infantino. O italiano, em entrevista afirmou que: "Já decidimos dar o título de campeão mundial a todos que ganharam a Copa entre Europa e América do Sul desde 1960. E 1951 é um pouquinho mais para trás”.

Afinal, Copa Rio é mundial ou não?

Com todas as mudanças de opinião da Fifa, fica difícil ter uma posição definitiva. Apesar de existir documentos assinados pela federação afirmando que a Copa Rio é o primeiro título mundial, o mesmo não é dito em seu site oficial, que cita o torneio apenas como o “primeiro realizado a nível mundial entre europeus e sul-americanos”.

A única coisa que é possível afirmar é que se trata de uma conquista importante, extremamente comemorada pelos palmeirenses (e brasileiros) e retratada como título mundial nos jornais da época. A discussão sobre se é ou não mundial pouco importa, e deve ficar restrita aos torcedores – tanto palmeirenses como rivais.

Siga o Yahoo Esportes no Instagram, Facebook e Twitter

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Porque Palmeiras fala que tem Mundial?

Para o torcedor alviverde, trata-se da busca pelo bicampeonato por conta da conquista do Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951. Acontece que a alcunha de "Mundial" para a competição é contestada por rivais e esclarecida de forma atabalhoada pela Fifa.

É verdade que o Palmeiras tem um Mundial?

Palmeiras: 7 clubes importantes que não têm Mundial.

Porque o Mundial do Palmeiras não é reconhecido?

A Fifa nunca disse que o teor do documento foi anulado, mas como vira e mexe algum jornalista pergunta para a Fifa se o Palmeiras é campeão mundial, e a resposta é que os campeões mundiais DA FIFA são aqueles a partir de 2000, a confusão é instalada — e as quase sempre sadias gozações entre os torcedores também.

O que diz a Fifa sobre o Mundial do Palmeiras?

Nesta segunda-feira, em uma entrevista com o meia Rony, a entidade classificou o time como "campeão mundial". A frase consta no site oficial da Fifa e abre a oitava pergunta da entrevista com Rony, publicada em inglês. "Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada.