Por que o Reino Unido foi o primeiro país do mundo a se industrializar?

Na segunda metade do século XVIII, acontecia a Revolução Industrial na Inglaterra, processo que proporcionou as significativas mudanças na economia e na sociedade inglesa. Mas, pouco nos perguntamos, quais foram os motivos do pioneirismo inglês no processo de industrialização?

Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas. A seguir iremos nos ocupar de cada um desses motivos.

O primeiro motivo seria o acúmulo de capitais que a Inglaterra havia alcançado pelo monopólio comercial durante a Expansão Marítima europeia, desde o século XVII, a Inglaterra implantou uma política Mercantilista de acúmulo de metais preciosos (ouro e prata) oriundos de suas colônias e também das colônias portuguesa e espanhola. O Mercantilismo inglês colocou a economia em crescimento.

Os Cercamentos se constituíram como o segundo motivo do processo industrial ter iniciado na Inglaterra no século XVIII. Os grandes proprietários rurais através de decretos reais puderam incorporar as terras comunais, antes pertencentes à igreja católica e camponeses. Esses últimos foram expulsos das terras e se deslocaram para as cidades para trabalhar nas indústrias. As terras passaram a ser utilizadas pelos grandes proprietários para criação de ovelhas e produção de lã, matéria-prima essencial para produção de tecidos nas pioneiras manufaturas têxteis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O terceiro motivo foi a presença de fontes de energia natural na Inglaterra, como o carvão e o ferro. O território inglês era constituído por importantes reservas de minério de ferro e carvão mineral (Minas inglesas), que posteriormente se tornou o principal combustível das inovações técnicas, ou seja, das máquinas a vapor que substituíram as máquinas movidas à força motriz humana, pela força motriz mecanizada, ampliando bruscamente a produção de mercadorias.

A principal inovação técnica no século XVIII foi a máquina a vapor, a criação desta ferramenta para as fábricas foi o quarto motivo do pioneirismo inglês no processo industrial. A máquina a vapor revolucionou o processo de produção de mercadorias, a substituição da energia humana pela energia a vapor (carvão mineral e minério de ferro) levou ao aumento da produção de mercadorias e a crescente industrialização e urbanização da Inglaterra no século XVIII.

Todos os quatro motivos interligados foram primordiais para o processo de industrialização ter ocorrido na Inglaterra, proporcionando grandes mudanças sociais e econômicas no mundo com o desenvolvimento do sistema capitalista.


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

REINO UNIDO E FRANÇA: OS PRIMEIROS PAÍSES A SE INDUSTRIALIZARO Reino Unido foi o primeiro país a se industrializar porque foi nesse país que, pela primeira vez na história, se reuniram as condições fundamentais para a eclosão do processo de industrialização, tais como: maior acúmulo de capitais durante o capitalismo comercial; consolidação precoce da burguesia no poder; desenvolvimento, no país, dos principais avanços tecnológicos da época; disponibilidade de grandes jazidas de carvão mineral; abundância de mão-de-obra etc.

As principais regiões industriais aparecem no centro-sul do Reino Unido, especialmente no eixo Grande Londres-Grande Birmingham. As “regiões negras”, embora decadentes, ainda têm centros industriais importantes, como Manchester, Liverpool e Glasgow.O Reino Unido tem perdido terreno para outras potências, especialmente no pós-guerra, porque não conseguiu acompanhar o acelerado ritmo de inovações tecnológicas introduzidas no processo produtivo, que elevou o nível de produtividade e competitividade de países como o Japão, os Estados Unidos e a Alemanha. Como resultado seu crescimento econômico foi menor e hoje o Reino Unido é a quarta economia do mundo, bem atrás dos outros três mencionados acima, sobretudo dos Estados Unidos, sua ex-colônia.Assim, o Reino Unido sofreu uma decadência relativa, ou seja, embora continue sendo uma potência econômica, perdeu terreno para seus competidores.A França iniciou de forma consistente seu processo de industrialização no início do século XIX, quando já tinha se estabilizado politicamente, ou seja, quando a sua burguesia já tinha se consolidado no poder, após os acontecimentos da Revolução Francesa de 1789. Em fins do século XIX, enquanto o Reino Unido já entrava na Revolução Industrial, a França ainda estava fazendo sua revolução burguesa.Há importantes concentrações industriais francesas nas regiões ricas em carvão e minério de ferro, por isso pioneiras, na Lorena, no Nordeste; também no Norte e em Pasde-Calais, onde a exploração carbonífera já está praticamente esgotada. Há centros industriais importantes ao longo de rios navegáveis, como Lyon (rio Ródano), Paris (rio Sena) etc. Existem também centros industriais importantes localizados em torno de portos oceânicos: Marselha (Mediterrâneo), Le Havre (Atlântico) etc. Mas o principal centro industrial é a região de Paris, que engloba a capital e vários municípios periféricos, principalmente porque, além de ser a capital, concentra o maior mercado consumidor e a maior disponibilidade de mão-de-obra do país.O Reino Unido tornou-se um dos grandes produtores de petróleo do mundo a partir da década de 70. Com as duas crises do petróleo e a brutal elevação do preço do barril,passou a ser necessária a exploração em águas profundas, já que as reservas do mineral encontram-se na plataforma continental do Mar do Norte. O Reino Unido, em menos de uma década, passou de importador a exportador de petróleo.Já a França não tem reservas relevantes, sendo, por isso, grande importador. Para compensar a escassez dessa fonte de energia, a França investiu maciçamente em seu programa nuclear, já que o país é rico em urânio. Em 2003, 75% da energia elétrica gerada no país provinha de usinas nucleares movidas a urânio enriquecido.

Por que o Reino Unido foi o primeiro país a se industrializar?

Porque o país soube lidar com o contexto da época. Na metade do século 18, o mercado mundial sofria uma enorme expansão do consumo. A Inglaterra era a grande exportadora de tecidos - até então feitos artesanalmente.

Por que o Reino Unido foi o primeiro país do mundo a se industrializar por que nos últimos anos vem perdendo terreno como potência industrial?

O Reino unido foi o primeiro país a se industrializar porque foi nesse país que, pela primeira vez na história, se reuniram as condições fundamentais para a eclosão do processo de industrialização, tais como: maior acúmulo de capitais durante o capitalismo comercial; consolidação precoce da burguesia no poder; ...

Foi o primeiro país do mundo a se industrializar?

Pioneirismo inglês. A Inglaterra foi o primeiro país a registrar a atividade industrial. A Revolução Inglesa promoveu a burguesia ao poder.

Qual foi o primeiro país a se industrializar e qual foi o primeiro a criar uma sociedade de consumo?

A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo aos ingleses pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765.