Porque a burguesia apoiava a centralização de poder nas mãos do rei?

Porque a burguesia apoiava a centralização de poder nas mãos do rei?

Porque a burguesia apoiou a centralização do poder do rei?

Quase sempre estiveram envolvidos nesse processo de centralização do poder os mesmos grupos sociais: os reis, a burguesia e os nobres feudais. ... Isso porque submetia os burgueses aos impostos cobrados pelos senhores e dificultava a atividade comercial pela ausência de moeda comum e de pesos e medidas padronizados.

Por que os reis se aliaram a burguesia?

Necessitando do pagamento de mais impostos para expandir a máquina administrativa dos reinos que se centralizavam politicamente, os reis se aliariam com a burguesia ao promover a economia mercantil; bastante importante, neste sentido, seria o incentivo feito à manutenção de rotas comerciais dentro e fora do continente ...

Quais foram os resultados da aproximação entre o rei e a burguesia comercial?

Ao longo de algum tempo, a aproximação entre o rei e a burguesia colocariam fim à fragmentação do poder. Entretanto, isso não significou a exclusão da nobreza feudal do poder. Explicação: ... OU SEJA: os burgueses apoiavam o rei com dinheiro e em troca o rei dava altos cargos militares a eles.

Por que a burguesia tinha interesse na centralização do poder nas mãos do Rei e financiou o Exército *?

A centralização do poder foi possível graças à conjugação dos interesses dos reis, que buscavam aumentar a sua autoridade, e dos interesses da burguesia, que desejava o estabelecimento de normas e padrões que facilitassem o comércio.As transações comerciais eram dificultadas pela grande variedade de pesos, medidas.

Quais eram os interesses da burguesia ao apoiar o fortalecimento dos reis?

Quem defendia essa teoria era Bossuet. 3. Quais os interesses da burguesia ao apoiar o rei? ... R: o rei deveria ter um governo centralizado e mais autoritário para manter a ordem e a paz, pois o ser humano era cruel e violento como um lobo e sem regras rígidas a sociedade poderia entrar em colapso.

Por que a burguesia apoiou o movimento iluminista?

O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como: - Mercantilismo. ... Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas.

Quais eram os principais interesses da nobreza?

Os nobres compunham a classe social detentora das forças militares e de uma parcela considerável das terras disponíveis no mundo feudal. Mediante essas prerrogativas, ocupavam junto ao clero importantes funções políticas que marcaram o período.

Qual era o interesse dos comerciantes na centralização do poder na mão nas mãos do rei?

Os comerciantes (burguesia) defendiam a centralização do poder nas mãos do Rei pois isto tornaria o comércio mais lucrativo, eficiente e seguro e, portanto, os tornaria mais ricos.

Qual era o interesse dos comerciantes na centralização do poder nas mãos do rei *?

Resposta:A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.

Como os burgueses aproximaram-se do rei?

  • Busacando proteção e favores, os burgueses aproximaram-se do rei, que estavam interessados no dinheiro da burguesia, por isso passaram a criar leis favoráveis a ela. Pelos favores recebidos, muitos burgueses faziam doação de dinheiro ao rei.

Como o rei aplicou impostos sobre a burguesia?

  • Para sustentar seu poder e ampliar seu mecanismo de controle sobre o Estado, o rei aplicou pesados impostos sobre o campesinato e a burguesia. Ao mesmo tempo, o Estado preocupou-se em ampliar suas riquezas implementando práticas que pudessem, principalmente, ampliar o volume de negócios geridos pela própria burguesia.

Qual é o segundo grupo da burguesia?

  • O primeiro grupo, a burguesia, é composto por aqueles que detém os meios de produção e bens de capital e, por essa razão, exploram a mão de obra de outros. O segundo, por sua vez, é o proletariado, que consiste naqueles que não possuem a propriedade dos meios de produção e, consequentemente, têm que vender sua força de trabalho.

Qual a aliança entre burguesia e absolutismo?

  • Mas a aliança entre burguesia e absolutismo atingiria seu limite. Embora fosse a classe social economicamente dominante e responsável pelo sustento do Estado (uma vez que nobreza e clero não pagavam tributos); a burguesia ainda não era a classe social privilegiada.

Por que a burguesia apoiou a centralização do poder do rei?

Isso porque submetia os burgueses aos impostos cobrados pelos senhores e dificultava a atividade comercial pela ausência de moeda comum e de pesos e medidas padronizados.

Qual era o interesse da burguesia ao apoiar a centralização política nas mãos dos reis?

Os burgueses foram peças necessárias para a formação das monarquias nacionais por que era vantajoso para eles. Nas monarquias os reis viam a necessidade de aumentar o comércio, que era a função dos burgueses. No feudalismo havia cobrança de diversos impostos, todos baseados na agricultura.

Por que a centralização política era importante para a burguesia?

Com a presença de um Estado centralizado, seria possível implementar uma série de padrões monetários e fiscais que permitiriam a ampliação das atividades comerciais. Além disso, a formação de exércitos também viabilizaria uma situação mais segura para que os deslocamentos comerciais fossem realizados.