Porque a noite não acontecem ao mesmo tempo em todos os lugares do planeta Terra?

Neste exato a Terra está girando. Ela gira em Rotação em torno de si mesma todo dia, e também está dando 'uma volta' ao redor do sol ao longo do ano. Veja no resumo!

O planeta Terra faz um movimento contínuo de Rotação, no qual ela gira em torno do seu próprio eixo. Os outros planetas e satélites naturais também giram assim. Esse movimento de Rotação é realizado no sentido oeste-leste. Vem daí as percepções que temos de ‘dia’ e ‘noite’. Veja como isto acontece.

A Terra realiza esse movimento de Rotação num período de 24 horas, que é o período correspondente ao que chamamos de ‘um dia’, chamado também de dia solar. Esse movimento é importantíssimo, pois ele determina a sucessão dos dias e das noites. 

Porque a noite não acontecem ao mesmo tempo em todos os lugares do planeta Terra?
O outro movimento constante da Terra é o de Translação, com uma orbita elíptica da terra ao redor do Sol, e que dura ‘um ano’. Veja no final do post aula gratuita sobre a translação.
Porque a noite não acontecem ao mesmo tempo em todos os lugares do planeta Terra?
O movimento de Rotação é praticamente imperceptível para nós humanos aqui na Terra. Mas, se ficarmos atentos, percebemos devido à movimentação do sol. Este astro parece movimentar-se no céu, mas na verdade é a Terra que gira!

Veja na figura a ‘rotação’. 

Porque a noite não acontecem ao mesmo tempo em todos os lugares do planeta Terra?
A principal consequência desse movimento são os dias e as noites.

Isso é fundamental, pois regula a temperatura determinando a existência da vida de seres humanos, animais e vegetais. No caso das pessoas esse movimento regula o ritmo das atividades humanas.

Afinal as pessoas vivem o seu dia-a-dia e realizam seus compromissos em relação aos horários, e esses são determinados pela iluminação, ou seja, as horas do dia em que o planeta está recebendo mais incidência de raios solares.

À noite também a vida continua. Mas, com a rotação, agora é a vez de outros indivíduos,  do outro lado do planeta, realizarem também suas atividades. No senso comum os brasileiros dizem que é dia por aqui enquanto seria noite no Japão.

Aula Gratuita sobre a Rotação da Terra:

Vamos assistir a um vídeo aula sobre o movimento de rotação? Não perca esse resumo com o professor Rafael Carrieri!

Muito boa esta aula-show. Embarque nessa viagem com o nosso planeta, que o resumo continua.

Os Dias e as Noites: a Rotação da Terra

Caso este movimento de Rotação não acontecesse, a dinâmica dos Dias e das Noites não seria possível, pois somente um lado da Terra receberia constante iluminação do Sol.

A face da terra voltada para o sol seria sempre quente, com altas temperaturas. Do mesmo modo a face escura seria sempre fria, com baixas temperaturas. Então esse movimento é indispensável para a existência de todas as formas de vida.

Veja nesta imagem uma parte da Terra iluminada pelo Sol e outra já na escuridão, com os focos de luminosidade provocados pelas cidades maiores.

Porque a noite não acontecem ao mesmo tempo em todos os lugares do planeta Terra?
Observe a imagem com calma, para aprender e não esquecer.

Figura 3– Você já imaginou a Terra totalmente fria e escura de um lado e quente e ensolarada do outro?

Porque a noite não acontecem ao mesmo tempo em todos os lugares do planeta Terra?

Veja o Movimento de Translação, da Terra ao redor do Sol

Os movimentos da Terra ao redor do Sol e em torno do próprio eixo regem a nossa vida. Você já parou para pensar nisso? Veja aula gratuita sobre o movimento de translação (ao redor do Sol). Clique na imagem: 

Porque a noite não acontecem ao mesmo tempo em todos os lugares do planeta Terra?
Cai no Enem e vestibulares. Acompanhe esta história com Ptolomeu, Copérnico, Giordano Bruno, Johanes Kepler, e Galileu Galilei.

Agora é com você. Vamos resolver este desafio?

(UDESC) Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:

I. consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste;
II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;
III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa II é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Resposta correta, letra “E”.

Porque a noite não acontecem ao mesmo tempo em todos os lugares do planeta Terra?

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

Porque a noite não acontece ao mesmo tempo em todos os lugares do planeta?

O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

Por que não é dia e noite no planeta todo de uma só vez?

A única maneira de não haver noite é pela sincronização dos movimentos da Terra. Ou seja, se a rotação fosse igual à translação. assim o mesmo lado do planeta daria toda a volta ao redor do Sol sem deixar de ser iluminado.

Por que as estações do ano não acontecem ao mesmo tempo em todos os lugares da Terra?

Por conta da inclinação da Terra, as estações do ano não ocorrem ao mesmo tempo. Por exemplo, enquanto no hemisfério sul é verão, no hemisfério norte é inverno. Depois de 6 meses, essas estações se invertem.

Como funciona o dia e noite no planeta Terra?

Nós aprendemos que rotação é um movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo e que esse movimento demora 24 horas. Esse movimento também vai originar o dia e a noite, pois a face que não está iluminada é a noite e a face que é iluminada é o dia.