Porque a solução de NaOH não pode ser armazenada em um frasco de vidro?

O hidróxido de sódio (NaOH) não é uma substância primária (substância de concentração conhecida), pois não apresenta as propriedades destas substâncias que são pouco higroscópicas e não reagem com o dióxido de carbono atmosférico. Devido a estes factos, é inútil uma pesagem rigorosa de NaOH sólido, pois não se conhece a sua composição exata, nem a quantidade de água (humidade) que este contém.
Assim, tal como para o ácido clorídrico, preparam-se soluções de concentração aproximada que depois se titulam (para determinar a concentração rigorosa).
Para a realização da experiência de preparação e titulação de hidróxido de sódio (NaOH) é necessário o seguinte material: balança analítica, bico de Bunsen, copos de titulação, copo de precipitação, bureta de 25 ml, conta-gotas, frasco de polietileno de 1 litro, funil de vidro, papel de filtro e proveta.
Os reagentes utilizados são os seguintes: hidróxido de sódio sólido, solução de HCl de concentração rigorosa e alaranjado de metilo.
Começa-se por preparar uma solução de NaOH a partir do sólido. Pesa-se uma quantidade determinada de NaOH sólido e deita-se água desionizada num copo de precipitação onde se adiciona o NaOH sólido previamente pesado. Agita-se até à dissolução completa e deixa-se repousar durante algum tempo. Filtra-se a solução assim obtida e guarda-se a solução límpida num frasco de polietileno, uma vez que o NaOH ataca o vidro.
Em seguida, lava-se muito bem um frasco de polietileno de 1 litro e junta-se-lhe água desionizada e uma quantidade determinada da solução de NaOH previamente preparada. Agita-se muito bem o frasco até à homogeneização completa.
Deste modo fica preparada a solução de NaOH.
Para se determinar, exatamente, a concentração da solução de NaOH, podem utilizar-se substâncias primárias de carácter ácido. No entanto, é mais prático comparar a solução de NaOH com uma solução de concentração rigorosa de HCl.
Começa-se por adicionar a cada copo de titulação uma quantidade determinada de HCl de concentração rigorosa e água desionizada e no fim algumas gotas de indicador que, neste caso, é o alaranjado de metilo. Prepara-se uma bureta com a solução de NaOH a titular. Junta-se à solução contida no copo de titulação NaOH gota a gota, até mudar a cor para amarelo e anota-se o volume de NaOH gasto.
Repete-se o procedimento para o outro copo.
Determinado o volume de NaOH gasto na titulação, calcula-se a concentração deste.

O hidróxido de sódio é a base inorgânica hidróxido de sódio, cuja fórmula molecular é dada por NaOH. É um sólido branco à temperatura ambiente, pois seu ponto de fusão é 318 ºC, porém visto que absorve a umidade do ar (é higroscópico), transforma-se após certo tempo em um líquido incolor.

Comercialmente é conhecido como soda cáustica, que é muito usada para limpezas pesadas. Ela recebe esse nome porque é corrosiva, sendo muito perigosa para os tecidos animais. Quando uma pessoa utiliza este produto para qualquer finalidade, é imprescindível o uso de luvas, pois o seu contato com a pele causa severas queimaduras.

 O hidróxido de sódio é uma base bastante solúvel em água, sofrendo dissociação iônica e liberando os íons Na+ e OH-.

Esse produto não é encontrado na natureza, sendo produzido em laboratório por meio de um processo chamado eletrólise aquosa do cloreto de sódio (NaCl), isto é, eletrólise da salmoura. Nesse processo é passada uma corrente elétrica pela salmoura, que possui os seguintes íons dissolvidos:

NaCl → Na+ + Cl-
H2O → H+ + OH-

Entre esses íons os que têm maior facilidade de descarga são o H+ e o Cl-. Assim, o cátion Na+ e o ânion OH- permanecerão na solução formando uma solução de hidróxido de sódio. Além disso, o H+ e o Cl- irão reagir e o gás cloro (Cl2) e o gás hidrogênio (H2) serão produzidos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porque a solução de NaOH não pode ser armazenada em um frasco de vidro?

Essa solução de hidróxido de sódio deve ser guardada em um recipiente de plástico, porque o NaOH reage pouco a pouco com o vidro.

Ele possui a capacidade de reagir também com óleos e gorduras, em uma reação de saponificação (ou hidrólise alcalina) que leva à formação do sabão. De forma genérica, essa reação envolve o aquecimento do hidróxido de sódio com óleos ou gorduras, produzindo sabão e glicerina:

Óleo ou gordura + base (NaOH) → sabão + glicerina

Exemplo de uma reação de saponificação:

Porque a solução de NaOH não pode ser armazenada em um frasco de vidro?

Outras aplicações do hidróxido de sódio são:

  •  Purificação de derivados de petróleo e de óleos vegetais;

  • Fabricação de produtos de uso doméstico (como desentupidores de pias e ralos e na remoção de sujeiras pesadas);

  • Preparação de produtos orgânicos, tais como papel, celofane, seda artificial, celulose e corantes.

Por que as soluções de NaOH não podem ser armazenadas em frascos de vidro?

O SiO2 está presente na composição do vidro, por isso NaOH deve ser armazenado em frascos plásticos.

Porque o NaOH reage com o vidro?

Ele é bastante solúvel em água, e essa dissolução é muito exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor. Visto que reage lentamente com o vidro, a soda cáustica deve ser guardada em frascos feitos de plástico.

Como armazenar solução de NaOH?

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Guardar em embalagem bem fechada. Estoque em lugar seco, frio e ventilado, longe de fontes de calor. SEMPRE ADICIONAR O PRODUTO EM ÁGUA, NUNCA FAÇA O CONTRÁRIO. As embalagens vazias deste produto devem ser descartadas de maneira adequada.

Por que os frascos de soluções de NaOH devem permanecer o menor tempo possível abertos?

Por que os frascos de soluções de NaOH devem permanecer o menor tempo possível abertos? Pois o hidróxido de sódio possui uma característica que o diferencia de outras espécies químicas: a higroscopia. O que significa que tem alta tendência a captar água do ambiente, no caso, o ar.