Porque a temperatura afeta a velocidade de uma reação química?

Alguns fatores podem aumentar ou diminur a velocidade de uma reação química. São eles:

- temperatura
- superfície de contato
- pressão
- concentração
- presença de luz
- catalisador
- inibidores

Temperatura

A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas.

Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e, em consequência, aumenta o número de colisões efetivas. Portanto, a velocidade da reação também aumenta.

Por este motivo, aumentamos a chama do fogão para cozinhar e utilizamos a geladeira para evitar a deterioração dos alimentos.

Superfície de contato

A área de contato entre os reagentes também interfere na velocidade das reações químicas. Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e, portanto, aumenta a velocidade da reação.

Isso explica, por exemplo, porque devemos tomar um comprimido de aspirina inteiro ao invés de em pó. O comprimido em pó reage mais rapidamente, causando lesões no nosso estômago. Se ele for ingerido inteiro, levará mais tempo para reagir, evitando lesões.

   

Uma substância em pó reage mais rápido do que uma substância inteira porque possui maior superfície de contato. Veja outros exemplos:

- a carne é digerida mais facilmente quando mastigada do que inteira;
- gravetos queimam mais rápido do que um pedaço de madeira de mesma massa;
- palha de aço queima mais rápido do que um pedaço de ferro de mesma massa.

Pressão

Pressão é a razão entre força e área, ou seja, fazer força sobre uma determinada área. Com o aumento da pressão em um recipiente, diminui o volume e, desta forma, aumenta a concentração dos reagentes. As moléculas se chocam mais, aumentando o número de colísões e, portanto, aumenta a velocidade da reação.

Fonte: brasilescola

Concentração

Concentração está relacionada à quantidade de soluto e de solvente de uma substância. Se aumenta a concentração de reagentes, aumenta o número de moléculas dos reagentes, aumentando o número de colísões e aumentando também a velocidade da reação. Está associada à Lei Cinética (Lei de Guldber-Waage).

Quando se aumenta a concentração de oxigênio numa queima, a combustão acontece mais rápido.

Presença de luz

Algumas reações químicas ocorrem com maior velocidade quando estão na presença de luz. A luz influencia na velocidade das reações porque é uma energia em forma de onda eletromagnética que ajuda a quebrar a barreira da energia de ativação.

A água oxigenada, por exemplo, se decompõe mais facilmente quando está exposta à luz, por isso devemos deixá-la guardada em local escuro.

A fotossíntese realizada pelas plantas é um tipo de reação que é influenciada pela presença da luz. Outra reação onde é muito utilizada a luz é a decomposição do AgBr, que dá origem aos filmes fotográficos.

  

Como referenciar: "Fatores que alteram a velocidade das reações químicas" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2023. Consultado em 01/01/2023 às 12:30. Disponível na Internet em //www.soquimica.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p5.php

Nesta matéria vamos estudar sobre a cinética química. Este importante ramo da química é o responsável pelo estudo da velocidade em que uma reação química ocorre. Essas velocidades podem ser obtidas de diferentes maneiras baseadas na quantidade e nos tipos de reagentes e produtos da reação.

No entanto, o nosso foco hoje não será determinar a velocidade de uma reação química, mas sim definir e explicar quais os fatores que influenciam na velocidade desta reação. A utilização destes fatores é muito importante pois através deles podemos modificar a velocidade de uma reação, para que esta ocorra no tempo em que desejamos. Sendo assim, vamos apresentar a seguir dois dos fatores que podem influenciar na velocidade de uma reação química, explicando o seu efeito sobre a reação.

A temperatura, como já estudamos, mede o grau de agitação das moléculas de um corpo. Deste modo, a medida que aumentamos a temperatura de uma reação química, a sua velocidade tende a aumentar. O mesmo ocorre para quando diminuímos a temperatura, o que promove uma redução da velocidade da reação ocorrida. Isso acontece pois com o aumento da temperatura a agitação das moléculas é maior, o que leva os reagentes a possuírem um maior contato durante a reação química. Veja no fluxograma a seguir o que mencionamos nesta explicação:

Se pararmos para pensar um pouco, perceberemos que isso é normal em nosso dia a dia. Quando colocamos um alimento na geladeira, por exemplo, a redução da temperatura faz com que este alimento seja conservado por mais tempo. Do mesmo modo, a medida que esquentamos este mesmo alimento, a sua durabilidade é severamente reduzida. Sendo assim, percebemos até mesmo em situações de nosso cotidiano como a velocidade pode influenciar em uma reação química.

Devemos destacar ainda que esta é uma regra que vale para quase todos os casos. Entretanto, existem aqueles em que a temperatura não afeta a reação química, porém são apenas algumas exceções. O que ocorre de maneira geral é a sensibilidade maior ou menor a temperatura, ou seja, algumas reações sofrerão maior influência da temperatura enquanto outras sentirão menos os efeitos desta variação.

Concentração dos reagentes

Outro fator que influencia diretamente a velocidade de uma reação química é a concentração de um ou de quantos reagentes existirem em uma reação química. Deste modo, o aumento da concentração dos reagentes leva ao aumento da velocidade da reação, uma vez que ao aumentarmos a concentração de um reagente, aumentamos a quantidade de colisões efetivas entre as moléculas da reação, o que levará a uma maior velocidade de reação. De modo análogo, ao reduzirmos a concentração de um reagente em uma solução, ocorrerá um menor número de colisões e consequentemente a velocidade da reação será reduzida.

Um exemplo comum para observarmos a concentração dos reagentes são os produtos de limpeza. Para a limpeza pesada, onde precisamos retirar uma grande quantidade de material, optamos por utilizarmos produtos “fortes”. Esses são justamente produtos mais concentrados, possuindo uma maior quantidade de reagentes que irão acelerar a reação e facilitar o processo de limpeza!

Assim, apresentamos a influência de dois fatores muito importantes para a velocidade de uma reação química. Em breve, vamos apresentar outras variáveis, também importantes para a determinação da velocidade de uma reação química. Portanto, aguarde!

O que afeta a velocidade de uma reação química?

A velocidade das reações químicas é alterada principalmente por variações na superfície de contato, na concentração dos reagentes, na temperatura e pelo uso de catalisadores. A velocidade das reações químicas é uma área estudada pela Cinética Química.

Quais são os 5 fatores que afetam a velocidade de uma reação química?

Os seguintes fatores podem alterar a velocidade de uma reação química: concentração de reagentes, temperatura, superfície de contato e presença de um catalisador. A velocidade de uma reação é representada pelo consumo dos reagentes e a formação dos produtos.

O que acontece quando há um aumento de temperatura de uma substância?

Observe que, com o aumento da temperatura, ocorre um aumento da energia cinética média das moléculas, havendo uma distribuição dessa energia. Isso faz com que haja mais moléculas com energia suficiente para reagir, o que acarreta no aumento da velocidade da reação.

Como a temperatura afeta o equilíbrio de uma reação?

Se a temperatura aumentar, haverá o deslocamento do equilíbrio no sentido da reação endotérmica, mas se ela diminuir, o deslocamento será no sentido da reação exotérmica.

Toplist

Última postagem

Tag