Porque não teve EP de Boku no Hero?

Porque não teve EP de Boku no Hero?
©Boku no Hero Academia

No Twitter oficial de Boku no Hero Academia (My Hero Academia), foi anunciado que a transmissão do décimo nono episódio da quinta temporada (episódio 107 da contagem geral) será adiada por uma semana. A transmissão ocorreria em 7 de agosto, mas agora foi remarcada para 14 de agosto no Japão. (Como não será transmitido na televisão, também não será transmitido nas plataformas de distribuição). O anúncio não revelou os motivos.

A quinta temporada é transmitida no Japão desde 27 de março e está confirmada com um total de vinte e cinco episódios, enquanto as plataformas Crunchyroll e Funimation se encarregam de sua distribuição no Ocidente.

Sinopse:

A história acompanha Izuku Midoriya, um menino que nasceu sem superpoderes em um mundo em que 80% da população os possui, mas mesmo assim sonha em se tornar um super-herói. Após ajudar o maior herói do mundo, All Might, a capturar um vilão, Izuku recebe a chance de realizar o seu sonho e se matricular na melhor escola para heróis do mundo.

Mais sobre:

Boku no Hero Academia, também conhecido como My Hero Academia no Ocidente, é uma série de mangá escrita e ilustrada por Kouhei Horikoshi. Os capítulos do mangá são publicados na revista Weekly Shounen Jump desde julho de 2014. Aliás, até o momento, foram compilados em 25 volumes em formato tankoubon pela editora Shueisha.

Até agora, a saga tem dois filmes animados completamente originais. Boku no Hero Academia the Movie 1: Futari no Hero (My Hero Academia: Two Heroes) lançado em agosto de 2018. Boku no Hero Academia the Movie 2: Heroes: Rising (My Hero Academia the Movie 2: Heroes: Rising) lançado em dezembro de 2019. Todavia, a produção já havia garantido que o segundo seria o último.

Fonte: Aqui!

A 6ª temporada de My Hero Academia (Boku no Hero) ganhou um novo trailer e previsão de lançamento. A série deve ser lançada no outono de 2022, ou seja, no segundo semestre. Veja a prévia acima.

Lançado em 2016, o anime conta a história de Izuku Midoriya – também conhecido como Deku – um jovem que nasceu sem super poderes, mas sonha em ser um grande herói como All Might. Apesar disso, ele consegue entrar no famoso Colégio U.A. e inicia seu treinamento de herói.

Porque não teve EP de Boku no Hero?
Imagem da 6ª temporada de My Hero Academia

A 6ª temporada deve adaptar o arco da Guerra da Libertação Paranormal, mostrado nos volumes 26 a 31 do mangá. Na trama, os alunos ajudam no conflito contra o Exército de Libertação, formado por diversos vilões comandados por Tomura Shigaraki.

  • Sexta temporada do anime de My Hero Academia ganha primeiro pôster
  • My Hero Academia: Missão Mundial de Heróis ganha trailer dublado e data de estreia

As temporadas anteriores de My Hero Academia estão disponíveis na Crunchyroll e Funimation.

A 5ª temporada de My Hero Academia decepcionou muitos fãs, em especial por adaptar um dos arcos mais esperados da obra (My Villain Academia) em meio aos problemas de produção do anime. Hoje, irei falar um pouco sobre esses problemas.


Introdução ao problema da 5ª temporada de My Hero Academia

Porque não teve EP de Boku no Hero?

Após toda a repercussão sobre as questões polêmicas envolvendo o episódio 109, tínhamos que explicar o que está acontecendo em My Hero Academia. Tivemos cenas quase que inteiramente refeitas e episódios terminados em cima da hora, algo que realmente pegou os fãs da franquia de surpresa, mas por quê? Qual é a razão de My Hero Academia estar passando por problemas de produção? Vamos por tópicos.


Um anime de longa-produção

Sabe o que é um anime de longa-produção? Bem, basicamente são animes que tem produções que passam de 1 ou 2 cours tendo dezenas de episódios produzidos sequencialmente e sem pausas. Esse formato está cada vez menos sustentável nos dias de hoje, pois a única forma de conseguir fazer uma produção de tantos episódios algo financeiramente viável é ter tais produções focadas em audiência. One Piece e Detective Conan são velhos de guarda que até hoje seguem esse formato e, felizmente, continuam a dar grande audiência.

My Hero Academia tenta, então, fazer algo diferente mesmo também sendo um anime de audiência: 25 episódios contínuos; uma temporada todos os anos no mesmo horário de ouro, com exibição antes do consagrado Detective Conan na YTV. Com isso, a staff poderia ter menos peso em suas costas, mesmo sem parar de produzir episódios novos.

Só que ainda existem problemas nesse formato, pois o canal YTV tem uma má fama de produzir animes de forma muito barata. Portanto, com a degradação da indústria, produzir 25 episódios seguidos se tornou um desafio para os estúdios japoneses, geralmente optando pelo formato split-cour (12 episódios, intervalo de 3 ou 6 meses, mais 12 episódios). E além dessa complexa demanda de episódios e um investimento duvidoso, o anime ainda se depara com outro problema: não terceirizar.


Terceirização: uma faca de dois gumes

Terceirizar partes de uma produção de anime ou até mesmo episódios inteiros é algo muito comum. Entregar um episódio para outro estúdio pode ser bom para retirar o peso de sua equipe de produção principal, permitindo-os focar em episódios de maior prioridade ou até mesmo evitar que essa equipe fique sobrecarregada, assim acarretando em gargalos. Porém, gerenciar um episódio produzido em uma empresa diferente pode acabar sendo uma dor de cabeça. Se o estúdio para o qual o episódio for terceirizado não lidar bem com a produção, a equipe principal terá que refazer grande parte do trabalho, fazendo com que tudo se torne uma grande perda de tempo e de recursos.

Então, My Hero Academia está tendo problemas porque ele terceiriza muitos episódios? Não, é exatamente o oposto: My Hero Academia não terceiriza o suficiente! Como dito anteriormente, terceirização pode ser algo problemático, mas não terceirizar nenhum episódio quando sua equipe não tem condições de lidar com toda a produção sozinha também é um problema! A série parou completamente de terceirizar episódios para estúdios externos após a segunda temporada (o último foi o 33, animado no estúdio C2C). Desde então, o estúdio Bones vem terceirizando os episódios de Hero para outros estúdios dentro do próprio Bones, o que teoricamente é algo mais fácil de se gerenciar.

Porque não teve EP de Boku no Hero?
Estúdio C2C creditado pelo terceirização no episódio 33

O anime é produzido no sub-estúdio C da empresa, mas teve diversos episódios terceirizados para o sub-estúdio D nos últimos tempos e, embora uma produção quase 100% interna possa ser algo positivo, o Bones esteve com problemas de produção em outros projetos, em especial no grande fracasso que foi o cronograma de SK8. Praticamente todos os sub-estúdios do Bones precisaram prestar socorro para SK8, o que aparenta ter bagunçado todos os cronogramas do estúdio — já bem ocupado na época. Vanitas no Carte é um exemplo de anime do Bones que passou por diversos problemas de produção.

Mesmo que Tomoyuki Itamura tenha deixado o problemático estúdio Shaft, os problemas de produção ainda assombram o diretor. O episódio dessa semana de Vanitas no Carte teve um cronograma bem apertado: 12 diretores de animação, 2 diretores de episódio + pic.twitter.com/O3uED19XVa

— Sakuga Brasil「作画 🇧🇷」 (@sakugabrasil) August 20, 2021


PUBLICIDADE

Pouca terceirização em uma produção de staff pequena em um estúdio com problemas somado aos muitos episódios a serem feitos em sequência com um investimento não muito alto. Essa foi a receita que levou a 5ª temporada de My Hero Academia a entrar em apuros. O episódio 109 do anime marcou, assim, o ponto mais crítico da produção: finalizado próximo da data de lançamento, ele teve 4 diretores de episódio e uma cena refeita. Foi um caso sério, então temos um artigo sobre ele.

Para tentar remediar esses problemas, a Bones tomou algumas medidas. A primeira foi terceirizar parte da animação-chave dos episódios para o STUDIO MASSKET (a mesma tática feita em Vanitas). A outra ideia foi buscar animadores no Twitter, prática bastante regular nos últimos anos, principalmente em produções problemáticas, visto que muitos animadores estrangeiros aceitam participar de projetos com cronogramas curtos, e eles podem ser facilmente encontrados nessa rede social.

Isso resultou em episódios dessa 5ª temporada de My Hero Academia recheados de animadores estrangeiros fazendo as melhores cenas, como foi o caso do episódio 111 com animadores franceses em especial.

Cena pelo animador francês Dorian Coulon

Essa foi uma boa jogada, mas também gerou problemas, como o caso de Vincent Chansard no episódio 109, que teve sua cena completamente refeita. Como tudo foi feito às pressas, a comunicação entre Chansard e a staff não foi muito precisa e o animador fez algo muito mais complexo do que o necessário. Ele errou por não seguir o storyboard, assim como a equipe também errou por chamar um animador acostumado com outras formas de produção sem dar para ele instruções precisas. De qualquer forma, o cronograma estar extremamente corrido foi o maior culpado.

A produção de My Hero Hero tem dificuldades em lidar com abordagens mais ambiciosas, pois muitas vezes, um animador faz algo muito complexo e a sua cena tem que ser refeita. Vincent Chansard fez um excelente layout para o episódio dessa semana, que foi refeito na versão final: pic.twitter.com/in7wySiDZG

— Sakuga Brasil「作画 🇧🇷」 (@sakugabrasil) August 28, 2021


Conclusão

Em resumo: grande demanda, baixas condições, equipe pequena e falta de tempo resultaram no que esta 5° temporada de My Hero Academia se tornou. Essa não é a primeira vez que a franquia tem problemas, mas talvez tenha sido a ocasião mais crítica. Episódios terminados no último minuto possível, cenas refeitas e terceirização não planejada. No final, o maior vilão de My Hero Academia foi o seu cronograma de produção.


Que tal considerar apoiar a Sakuga Brasil para que o site continue de pé e cresça ainda mais? É bastante simples, basta ter o PicPay no seu celular e escanear o código abaixo ou clicar no link para ser redirecionado ao site https://picpay.me/sakugabrasil ou por PIX ()! Se quiser, apenas se quiser, nos ajude a crescer mais e mais! Aproveite a leitura ✨

Porque não teve EP de Boku no Hero?

Agradecimento aos apoiadores! ✨

A Sakuga Brasil gostaria de agradecer profundamente aos antigos apoiadores do PicPay (assinatura). É realmente muito importante o apoio de vocês, pois assim damos passos cada vez mais largos em busca de realizar nossos sonhos de expandir a comunidade sakuga brasileira e de fazer com que a Sakuga Brasil se torne cada vez melhor! Quem quiser contribuir com o nosso trabalho, basta acessar: https://picpay.me/sakugabrasil.

✨ Muito obrigado, Mateus Álvaro!
✨ Muito obrigado, Daniel Garcia (YouTuber de Anime)!
✨ Muito obrigado, Carlos Henrique!
✨ Muito obrigado, Luiz Eduardo da Gama (PIX)!
✨ Muito obrigado, André Ricardo Adami!
✨ Muito obrigado, Felipe Vilhena!
✨ Muito obrigado, Thiago de Oliveira Guelfi!
✨ Muito obrigado, Bruno Bandeira (PIX)!
✨ Muito obrigado, Christiana Fernandes!
✨ Muito obrigado, Alexandre Oliveira!
✨ Muito obrigado, Jacó Neto (PIX)!
✨ Muito obrigado, Henrique Saczkowski (PIX)!
✨ Muito obrigado, Luuk (PIX)!
✨ Muito obrigado, Deivid Peres (PIX)!
✨ Muito obrigado, Giovanni Biondi!
✨ Muito obrigado, Andrey Wendel!
✨ Muito obrigado, Kiyomi!
✨ Muito obrigado, William Cieczinsk (PIX)!
✨ Muito obrigado, Felipe Vilhena!
✨ Muito obrigado, Apolo Junior!
✨ Muito obrigado, Lucas Emmanuel (PIX)!
✨ Muito obrigado, Celina Limeira (PIX)!
✨ Muito obrigado, Patrick Santos (PIX)!
✨ Muito obrigado, Diogo de Ávila

A SakuBra também possui um server no Discord! Clique >aqui< para fazer parte 🥳

Leia mais:

Quando vai sair o próximo EP de Boku no Hero?

Novos episódios de My Hero Academia chegam em outubro de 2022.

Vai ter a 6 temporada de Boku no Hero?

Foi divulgado hoje (24) que a 6ª temporada de My Hero Academia (Boku no Hero Academia), marcada para estrear em 1º de outubro, será transmitida por 2 cours consecutivos, durante cerca de 6 meses (e tendo provavelmente algo em torno de 25 episódios).

Quando sai a 6 temporada de Boku no Hero academia?

A sexta temporada de My Hero Academia tem estreia marcada para 2022. O Omelete agora tem um canal no Telegram!

O que aconteceu com Boku no Hero academia?

Fãs compartilham teorias sobre o fim da saga no Reddit. A sexta temporada do anime de Boku No Hero Academia (My Hero Academia) chegará no próximo mês. Como Kohei Horikoshi afirmou que o mangá e anime estão próximos do fim, os fãs começaram a criar teorias sobre como será o desfecho da saga.