Quais as características que diferenciam as bactérias das cianobactérias?

As cianobactérias são organismos procariontes, microscópicos e fotossintetizantes. Muitas espécies produzem toxinas que podem causar sérios problemas à saúde humana.

Quais as características que diferenciam as bactérias das cianobactérias?
Sob determinadas condições, as cianobactérias podem formar grandes massas, denominadas florações

Cianobactérias são microrganismos procariontes e fotossintetizantes. Por sua característica procarionte, assemelham-se a bactérias. Mas por serem produtoras fotossintetizantes, como as algas eucariontes, são conhecidas pelos botânicos como cianofíceas. Atualmente existem mais de 7500 espécies identificadas e que estão distribuídas nos mais diversos ambientes, sendo eles terrestres, de água doce, marinhos, até mesmo nos mais extremos, como fontes termais e neve.

São conhecidas também como “algas azuis”, pois seus pigmentos fotossintetizantes fazem com que apresentem uma coloração verde azulada quando observadas em microscópio. As cianobactérias apresentam diversos pigmentos fotossintetizantes:

  • clorofila a: esverdeada;

  • ficocianina: azul;

  • ficoeritrina: vermelho – presente em algumas espécies.

Importância ecológica

  • São produtoras e fazem parte da base das cadeias tróficas aquáticas, sendo, assim, extremamente importantes para o funcionamento dos ecossistemas;

  • Participam do ciclo do carbono;

  • Participam do ciclo do nitrogênio. Elas possuem células especializadas, os heterocistos, que fixam o nitrogênio, convertendo-o em amônio para ser utilizado nas reações biológicas.

Evolução

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As cianobactérias, quando se ligam a sedimentos ricos em cálcio sob determinadas condições climáticas, formam os estromatólitos, que são depósitos calcários em camadas. Esses estromatólitos formam grandes registros que auxiliam nos estudos evolutivos, pois permitem entender como era o clima há bilhares de anos, onde as cianobactérias tiveram um papel importante no aumento do oxigênio na atmosfera.

Curiosidades

- Muitas espécies vivem em simbiose com outros organismos, como é o caso das espécies que vivem em associação com alguns fungos, formando os líquens;

- As cianobactérias também podem causar problemas ao meio ambiente e à saúde humana. Em ambientes onde há grande aporte de nutrientes e altas temperaturas, pode ocorrer um aumento na quantidade de cianobactérias, formando grandes massas visíveis, denominadas florações (blooms). Além do fato dessas florações causarem a eutrofização dos corpos d'água, algumas espécies produzem toxinas que podem causar problemas sérios à saúde humana e até mesmo causar a morte de muitos organismos.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Por Helivania Sardinha dos Santos

O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).

Os procariontes são classificados em dois grupos, baseados na análise do RNA e em outras características: Archaea (arqueobactérias) e Bactéria, ou Eubactéria. Estes primeiras, com um número pequeno de representantes, geralmente vivem em ambientes extremos, como gêigeres, águas extremamente salinas, tratos digestórios e pântanos.

Dependendo da literatura consultada, os grupos Archaea e Eubacteria podem ser considerados como sendo Reinos; ou Domínios.

As cianobactérias, pertencentes ao grupo das Eubacterias, formam colônias através de células que se apresentam isoladas ou agrupadas; e possuem uma membrana plasmática que envolve o citoplasma gelatinoso.

A sede da síntese de proteínas é formada pelos ribossomos, encontrados no citoplasma.

O material genético é formado por cromossomos dispersos no citoplasma. São encontradas lamelas membranosas contendo pigmentos fotossintetizantes, na porção periférica do citoplasma: xantofila (amarelo), caroteno (avermelhado), clorofila (verde), ficocianina (azul).

As cianobactérias são encontradas em água doce, água salgada, troncos de árvores, rochas, fontes termais e reproduzem-se assexuadamente por bipartição ou cissiparidade.

As bactérias são encontradas na água, no ar, no solo, nos objetos, na superfície e no interior de outros seres vivos.

As bactérias podem ser heterótrofas ou autótrofas. As heterótrofas podem realizar os vários tipos de fermentação e vários tipos de respiração, como a aeróbia e a anaeróbia.

Dentre as autótrofas existe grande diversidade de mecanismos, como a quimiossíntese e a fotossíntese.

As bactérias reproduzem-se assexuadamente por bipartição. Processo este, que origina em milhares de outras bactérias, dependendo das condições ambientais adequadas. Apresentam formas diversas como: cocos (esféricas), bacilos (alongadas), espirilos (em forma de espiral), e vibriões (forma de vírgula).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que difere cianobactérias de bactérias?

Cianobactérias, também chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas, são micro-organismos procariontes capazes de realizar fotossíntese, mas não apresentam fotossistemas organizados em cloroplastos. Por essa razão, elas são, muitas vezes, comparadas com bactérias e algas.

O que pode diferenciar uma cianobactérias das demais bactérias que vivem atualmente no planeta?

Cianobactérias se diferenciam de outros organismos por sobreviverem em ambientes com variados tipos de luminosidade, sendo capazes de armazenar nutrientes, além de captarem nitrogênio da atmosfera.

Quais as diferenças entre as arqueias bactérias e as cianobactérias?

-Diferença entre arqueas e bactérias está na composição química da parede celular : -nas bactérias há a presença de peptideoglicano, -nas arqueas ausência de peptideoglicano e presença de outras constituições químicas. -fazem parte deste grupo os organismos extremófilos, que são aqueles que vivem em condições extremas.

Quais são as características gerais das bactérias das Arquéias e das cianobactérias?

O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm).